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Primeiro SUV da BMW, o X5 completa neste ano duas décadas de estrada. A marca bávara, conhecida por fazer sedãs de luxo, surpreendeu o mundo lançando o X5, em 1999, abrindo passagem para uma grande família que chegou no ano passado ao imponente X7. Atualmente, três modelos são fabricados no Brasil – o X1, o X3 e o X4 –, na cidade catarinense de Araquari. Para comemorar a quase maioridade de seu primeiro utilitário esportivo, a BMW traz para o Brasil a quarta geração do X5, saída do forno em 2018, produzida em Spartanburg, no Estado norte-americano da Carolina do Sul, e apresentada no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano passado. O X5 está em pré-venda em quatro versões – todas com motor turbodiesel – com preços a partir de R$ 449.950. Quem comprar o veículo no período de pré-vendas receberá o BMW Service Inclusive (BSI), um plano que cobre os serviços de manutenção feitos nas concessionárias autorizadas da marca pelo período de três anos ou 40 mil quilômetros.

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Em termos de motorização, o novo X5 tem duas opções. A primeira (versões xDrive 30d, xDrive 30d M Sport e xDrive 30d M Sport xOffroad) é um bloco de seis cilindros em linha 3.0 com 265 cavalos de potência a 4 mil rotações por minuto e 62 kgfm de torque de 2 mil a 2.500 rpm. Conforme a BMW, nessa configuração, o SUV acelera de zero a 100 km/h em 6,5 segundos e pode chegar a 230 km/h. A versão esportiva M50d tem o mesmo motor 3.0 de seis cilindros em linha mas com quatro turbinas, que entrega 400 cavalos de potência a 4.400 rpm e torque de 76 kgfm de 2.200 a 3.000 rpm. Com isso, acelera de zero a 100 km/h em 5,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h. Todas as versões têm câmbio automático Steptronic de 8 marchas, com “paddle shifts” atrás do volante para trocas sequenciais, e tração integral xDrive.

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Por fora, o pioneiro do segmento chamado pela BMW de Sports Activity Vehicle (SAV) recebeu novas entradas de ar na dianteira, uma grade frontal cromada maior – já adotada no X7 e no Série 7 –, luzes de neblina horizontais e faróis mais afilados full-led alinhados à nova identidade visual da marca bávara. Na traseira, as linhas de cintura e do teto são mais dinâmicas e as lanternas, horizontalizadas e tridimensionais, estão entre os destaques do desenho exterior do X5. A nova geração é maior que a sua antecessora. O comprimento cresceu em 3,6 centímetros, totalizando 4,92 metros, a largura ganhou 6,6 centímetros (2,004 metros), a altura recebeu 1,9 centímetro (1,74 metro) e o entre-eixos foi aumentado em 4,2 centímetros (2,97 metros). O porta-malas tem capacidade para 650 litros, podendo chegar a 1.870 litros com os bancos rebatidos. Para a BMW, o interior da cabine exala modernidade e elegância graças ao uso de materiais sofisticados, ao design harmonioso e a um novo conceito de ergonomia, com a disposição dos comandos mais simples e direta. A nova geração do mais antigo dos “X” da BMW está ainda mais conectada e digital, com duas grandes telas de 12,3 polegadas, cada uma, que integram o BMW Live Cockpit.

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O novo X5 incorpora sistemas de tecnologia semiautônomas como o Driving Assistant Professional, que permite a direção inteligente em congestionamentos, no trânsito lento ou em viagens longas. O sistema incorpora funções como alerta de mudança de faixa e de tráfego cruzado, assistente de troca de faixa com dispositivo ativo de proteção lateral e alerta de veículo à frente. O Parking Assistant Plus mede o espaço ao redor do carro para estacioná-lo automaticamente por meio de câmeras e sensores. As manobras podem ser vistas em tempo real por meio das funções do Surround View, Top View, Panorama View e 3D View. Pela tela “touchscreen”, a área 360 graus em volta do veículo pode ser explorada e girada com os dedos com uma visão total do carro em tela 3D.

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O X5 desembarca no país nas versões xDrive30d com preço de R$ 449.950, trazendo de série controles de estabilidade e tração, airbags duplos frontais, laterais e de cortina dianteiros e traseiros, função start/stop, rodas de 21 polegadas, recuperação de energia nas frenagens, cortinas para vidros laterais traseiros, bancos dianteiros aquecidos, ventilados e com ajustes elétricos, ar-condicionado automático digital com controle de quatro zonas, sistema de entretenimento traseiro com duas telas de 10,2 polegadas e de som Surround Harman Kardon, BMW Display Key, Connected Drive – com serviços de concierge e chamada de emergência para uma central telefônica da marca alemã, espelhamento com o Apple CarPlay, faróis full-led e de neblina em led, assistente de luz alta, Head-Up Display, teto solar panorâmico, BMW Gesture Control, Driving Assistant Professional e Parking Assistant Plus. A configuração topo de linha esportiva M50d custa R$ 539.950 e acrescenta faróis com tecnologia BMW Laserlight, sistema de som Surround Bowers & Wilkins, BMW Night Vision com reconhecimento de pedestres, pacote M Performance, suspensão adaptativa, sistema de exaustão, freios, diferencial, volante e pacote aerodinâmico M Sport e manopla de câmbio em Glass Crafted Clarity.

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