A Toyota passou a oferecer no Brasil uma nova versão do compacto premium Yaris, a X-Way, colocada um estágio acima do modelo de entrada. Com preço de R$ 78.990, a nova opção se junta a outras 10 configurações que compõem a família do carro produzido na cidade paulista de Sorocaba, com motores feitos na vizinha Porto Feliz. Lançado em junho do ano passado e destaque da marca japonesa no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo em outubro, o Yaris chegou com a ousada proposta de representar um novo momento para o mercado automotivo nacional e para a própria Toyota. Em sete meses, o modelo teve 32.233 unidades vendidas em suas versões hatch e sedã somadas. A nova configuração evoca o chamado “estilo aventureiro”, uma tendência que não para de crescer no mercado automotivo brasileiro na última década. Traz rodas de liga leve com acabamento na cor preta, rack no teto, apliques de para-choques e para-lamas, frisos nas laterais e logotipo X-Way na parte traseira. O nome da versão também aparece estampado nos tapetes dianteiros.
O Yaris X-Way é equipado com o mesmo motor 1.5 de 16V com 110 cavalos de potência a 5.600 rotações por minuto abastecido com etanol e torque de 14,9 kgfm a 4 mil rpm das outras versões, associado ao câmbio CVT que simula 7 velocidades com possibilidades de trocas sequenciais feitas em borboletas colocadas atrás do volante. Conforme o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o Yaris faz 8,7 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina na cidade e 9,9 km/l (etanol) e 13,8 km/l (gasolina) na estrada. A média combinada com etanol é de 9,2 km/l, enquanto que com o combustível fóssil é de 13,1 km/l. O compacto da Toyota tem 4,14 metros de comprimento, 1,73 metro de largura, 1,49 metro de altura e 2,55 metros de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para apenas 310 litros.
A família Yaris está ganhando seu espaço no mercado brasileiro pelo nível de equipamentos de série em relação aos seus concorrentes. A versão X-Way herdou os itens de conveniência, tecnologia, segurança e qualidade de acabamento do modelo como vidros e travas elétricas com função Auto Up-Down e antiesmagamento para todas as janelas, controle de estabilidade e tração, assistente de subida em rampa, faróis de neblina dianteiros e traseiros, faróis principais com regulagem elétrica e de altura, acendimento automático e função Follow Me Home – mantém as luzes ligadas por cerca de 30 segundos depois que o motorista sai do carro.
O interior da versão X-Way mostra o mesmo padrão de sofisticação do restante da linha. Os bancos são revestidos em couro, o volante é multifuncional, o painel tem computador de bordo com tela de 4,2 polegadas com TFT colorida de alta resolução, sistema multimídia Toyota Plat+Harman e câmera de ré integrada. O Yaris X-Way tem ainda ar-condicionado digital, retrovisores externos com rebatimento elétrico e ajuste em botão fixado no descansa-braço, Smart Entry, sistema de partida sem chave tipo Start Button, freios com ABS, sistema de assistência à frenagem (BAS) e distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) e direção eletroassistida progressiva. O Yaris X-Way tem as opções de cores Branco Polar e Vermelho Super sólidas, Cinza Cosmopolita, Prata Nova, Preto Infinito e Azul Titã metálicas e branco perolizado. Para quem gosta de personalizar seu veículo, todas as versões do Yaris contam com uma lista de acessórios com 40 itens, que também entram nos três anos de garantia do modelo.