Adequação funcional
A BYD adaptou seu caminhão elétrico eT18 com um cesto aéreo isolado para operações de manutenção em redes de energia elétrica. O modelo, desenvolvido em parceria com a empresa Embark, representa uma solução zero emissão para serviços críticos em linhas elétricas e posiciona a montadora em um novo nicho de mercado: o das concessionárias de energia. O destaque é o implemento VST 47, um cesto aéreo com alcance de até 15,8 metros e isolamento de 46KV. Essa estrutura permite que técnicos atuem diretamente em redes energizadas com total segurança e sem a necessidade de desligamento do sistema. Trata-se de uma solução de alta complexidade, que combina exigência técnica com compromisso ambiental. Equipado com bateria de fosfato ferro-lítio (LFP), torque de 45,8 kgfm e PBT de 21 toneladas, o BYD eT18 já se destaca no segmento logístico e agora amplia sua atuação em frentes operacionais altamente técnicas. “O setor elétrico demanda tecnologias confiáveis, seguras e cada vez mais sustentáveis. Esse é um avanço importante para mostrar que a eletromobilidade pode enfrentar os desafios mais exigentes da infraestrutura nacional”, afirma Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus e caminhões da BYD Brasil.
Trabalho na infraestrutura

A Volkswagen Caminhões e Ônibus cumpriu um cronograma de entregas de veículos destinados ao “Programa Calha Norte” (PCN) do Governo Federal que desenvolve frentes ligadas à edificação, eletrificação, pavimentação, urbanização e ao saneamento básico. Somadas às entregas feitas em 2024 e 2025, são mais de cem unidades contratadas pelo programa de desenvolvimento. Com veículos operando em vários municípios do território nacional, a montadora atua junto ao programa e fornece modelos para operações em obras públicas, pavimentação e melhoria da infraestrutura das cidades. Para somar forças à frota de Porto Velho, 12 unidades do Constellation 31.320 6×4 implementadas com basculante desembarcam na capital de Rondônia. Os veículos são equipados com pacote fora-de-estrada, composto pelo volante multifuncional, banco com cinto integrado, rádio com Bluetooth, ar-condicionado e trio elétrico de série. Contam ainda com transmissão automatizada V-Tronic de 12 marchas, que proporciona trocas rápidas de acordo com a velocidade, garantindo mais estabilidade e tração, ao lado da função “rock-free”, que auxilia na saída de atolamentos e buracos.
Elétrico articulado

Salvador se torna a segunda cidade do Brasil a experimentar um veículo elétrico articulado de 18 metros. Importado da China, o modelo A18 da TEVX Higer representa um passo significativo para a sustentabilidade e a modernização do transporte público na capital baiana. Com capacidade para transportar mais de 130 passageiros, o Azure A18BR tem 18,7 metros de comprimento e piso baixo total, oferecendo autonomia de mais de 270 quilômetros com uma única carga. Ele combina tecnologia de ponta a um design pensado para atender às demandas das grandes cidades, promovendo um ambiente livre de emissões e poluição sonora, para sistemas de transporte urbano que buscam flexibilidade, sustentabilidade e alta capacidade.
Furgão reestilizado

A Citroën iniciou as vendas da nova Jumpy 2025. A van mais vendida da marca francesa passou recentemente por uma atualização, e está disponível em duas versões: Cargo (R$ 223.990) e Vitré (R$ 229.990), com garantia de três anos. A Citroën Jumpy vem equipada com o novo motor 2.2 turbodiesel, com 150 cavalos de potência e 37,7 kgfm de torque. Tem autonomia para rodar 12,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada, sendo 4,2% e 15,1% mais econômica, respectivamente, que o modelo anterior. A nova motorização permite ainda melhor performance da Jumpy, que agora faz de zero a 100 km/h em 13,1 segundos (1,2 segundo mais rápido que o modelo anterior), retomadas de 60 a 100 km/h em 7,5 segundos e de 80 a 100 km/h em 10,9 segundos, ganho de dois segundos em média em comparação à geração anterior. A Jumpy manteve a capacidade de carga de quase 1,5 tonelada, com comprimento de 2,86 metros e largura do baú de 1,39 metro e volume útil de 6,1 metros cúbicos, além da praticidade de poder ser conduzida por pessoas habilitadas com a CNH de categoria B.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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