A Audi do Brasil anuncia o lançamento da superesportiva RS 6 Avant GT no país. A edição limitada a 660 unidades da “perua” mais rápida do planeta – sendo dez para um seleto clube de brasileiros – tem visual inédito, com spoilers, difusores e para-choques exclusivos e uso de fibra de carbono em elementos espalhados por toda a carroceria. Novas rodas de 22 polegadas, bancos em forma de concha e detalhes como a numeração da série especial (de zero a 660) no console central tornam o veículo um “objeto” de cobiça. Os primeiros esboços da RS 6 Avant GT remontam ao conceito RS 6 GTO, de 2020, desenvolvido pelas mãos de doze jovens sob a supervisão de mecânicos e pintores automotivos da marca das quatro argolas, que trabalharam em conjunto por seis meses com o apoio da Audi Design. Eles tiraram a maior parte de sua inspiração do carro de competição Audi 90 Quattro IMSA GTO, de 1989. A Audi não divulgou preço das dez unidades previstas para o Brasil. A versão Performance da RS 6 é comercializada atualmente por R$ 1.251.990.

Para justificar a alcunha de station wagon mais rápida do mundo, a série especial da RS 6 Avant GT teria de ser equipada com uma usina. E é! Ela é empurrada pelo motor 4.0 V8 TFSI biturbo reprogramado para entregar mais desempenho. No total, desenvolve 630 cavalos de potência e 84,6 kgfm de torque, com a força aplicada às rodas pela tração integral permanente “Quattro” por meio da caixa de câmbio Tiptronic de 8 marchas com tempo de trocas otimizado. Com isso, os números da RS 6 Avant GT são todos de competição, com aceleração de zero a 100 km/h em 3,3 segundos, até os 200 km/h em 11,5 segundos e velocidade máxima de 305 km/h. Para distingui-la de outros modelos da linha RS, a Avant GT tem diferencial esportivo “Quattro” especialmente ajustado para a série. Os novos parâmetros focam em maior agilidade e viés traseiro no modo de direção “Dinâmico”. O motorista se beneficia ainda de um manuseio esportivo, neutro e preciso com o auxílio da suspensão de competição RS Plus com Dynamic Ride Control.

A RS 6 Avant GT se destaca das outras versões da família, como a RS 6 Avant e a RS 6 Avant Performance, pela aparência impressionante, que se torna evidente já na dianteira, com a ampla grade frontal singleframe e as entradas de ar em acabamento preto brilhante. A peça única faz a superesportiva parecer mais baixa e mais larga. Lâminas verticais e colmeia com desenho exclusivo no para-choque, assim como o capô fabricado em fibra de carbono com acabamento próprio completam a dianteira. Na lateral, saídas posicionadas atrás das rodas com seis raios reduzem a pressão do ar no arco da roda e melhoram o resfriamento do freio. Os para-lamas também são feitos inteiramente de fibra de carbono, acrescentando saias laterais e capas de espelhos em carbono brilhante.

Na traseira, há apliques na tampa do porta-malas, nomenclatura, logotipo e difusores em preto brilhante com refletor centralizado verticalmente. Acima do vidro, destaque para a asa dupla inspirada no automobilismo – herança do protótipo desenvolvido pelos aprendizes. Pela primeira vez na história da RS 6 Avant, os trilhos do teto foram removidos para criar uma silhueta mais plana e esportiva. Os freios de cerâmica com pinças vermelhas são itens de série. A carroceria da série especial tem combinação inédita de cores, com a tonalidade Arkona White acompanhada de inserções nas tradicionais cores da Audi Sport (preto, cinza e vermelho) e rodas especiais em branco brilhante criadas especialmente para a variante. A Audi não informou sobre o sistema de interatividade e conectividade da RS 6 muito especial.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: