Experiência com gás
A Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil, com atuação em 70% do território brasileiro (regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e parte de Tocantins e Goiás), incorporou o primeiro caminhão movido 100% a gás natural à operação da empresa. O modelo Scania G460 está cobrindo a rota entre Maceió (AL) e Aracaju (SE), reforçando estratégia da empresa de reduzir o impacto ambiental em suas operações. O motor de 13,0 litros com 460 cavalos e torque de 214 kgfm, movido a GNV ou biogás, é combinado à transmissão G25, a mesma do Scania Super. Em comparação com veículos a diesel, o caminhão proporciona redução de 35% nas emissões de gases poluentes. A ideia é avaliar o desempenho do caminhão na operação logística, com perspectiva de ampliar a cobertura para novas rotas no futuro. Além de contribuir para a construção de uma frota mais sustentável, o veículo reduz significativamente as emissões de CO₂.
Coletivos sustentáveis

A cidade de Águas Lindas de Goiás iniciou os testes com um ônibus 100% elétrico da BYD como parte de um chamamento público promovido pela prefeitura. Durante 30 dias, o modelo D9W será testado em uma das rotas de maior demanda da cidade, especialmente no eixo principal que corta o município. Com 12,98 metros de comprimento, carroceria da fabricante Caio e chassi desenvolvido pela própria BYD, o D9W é voltado a aplicações urbanas intensivas. O veículo é equipado com baterias de fosfato de ferro-lítio, que garantem autonomia de até 250 quilômetros e tempo de recarga de duas a três horas. A capacidade total é de 80 passageiros sentados, com destaque para a plataforma “low entry” (“entrada baixa”), que elimina degraus e facilita o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. A BYD mantém uma unidade de montagem de chassis de ônibus em Campinas (SP), enquanto em Manaus (AM) opera uma fábrica de baterias de fosfato de ferro-lítio, voltada ao abastecimento do mercado brasileiro. A empresa já entregou mais de 300 ônibus elétricos em várias cidades do país.
Nos fretamentos capixabas

A VIX Logística, com sede no Espírito Santo e atuação no segmento de fretamento empresarial, acaba de adquirir 71 ônibus da Marcopolo. Os modelos escolhidos foram um Viaggio G8 1050, 27 Ideale 800 e 43 Senior fretamento, que serão utilizados no atendimento de clientes dos setores de agroindústria e celulose. O Viaggio G8 1050 desenvolvido para a VIX tem 13,20 metros de comprimento, capacidade para transportar 44 passageiros e conta com poltronas semileito, sanitário, tomadas USB, sensor de utilização do cinto de segurança, preparação para câmeras 360 graus e sistema de ar-condicionado. O Ideale 800 têm 12,70 metros de comprimento e capacidade para 39 passageiros. E o micro-ônibus Senior tem 9,20 metros de comprimento, com capacidade para 28 passageiros.
Renovação de frota urbana

A Viação Rosa, atuante em cidades dos Estados de São Paulo e Bahia e que já era cliente da Iveco, escolheu a marca italiana para o fornecimento de novas unidades do chassi Bus 17-280. Assim, a Viação Rosa chegou a 37 ônibus da Iveco. Produzido no Complexo de Sete Lagoas (MG), o chassi BUS 17-280 é equipado com o motor N67 de seis cilindros da FPT Industrial, com 280 cavalos, 96,8 kgfm de torque e câmbio de 6 marchas. O modelo permite carrocerias para até 59 passageiros e 11,5 metros de comprimento. O chassi, de 17 toneladas de PBT, foi concebido com base no “downspeeding”, permitindo que o motor opere com baixas rotações e torque elevado, para gerar maior eficiência, redução do consumo de combustível e aumento da vida útil do propulsor. Disponível nas configurações fretamento e rodoviário, o Bus 17-280 pode vir equipado com suspensão pneumática full-air. Como opcional, o sistema “kneeling” permite o rebaixamento do veículo para mais conforto no acesso dos passageiros.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: