O favorito na Argentina
O caminhão mais vendido em 2018 na Argentina é um Volkswagen. Segundo números oficiais, o Constellation 17.280 foi o caminhão mais licenciado no mercado argentino, pelo segundo ano seguido. Foram 1.070 unidades emplacadas, conforme o sistema online de estatísticas do mercado automotivo desenvolvido pela Associación de Concesionarios de Automotores de la Republica Argentina (Acara). O veículo é muito utilizado para aplicações urbanas de curta ou média distância nos mais diferentes segmentos. O caminhão conta com tecnologia EGR, que se diferencia por não requerer Arla 32, o que é visto por muitos transportadores como uma vantagem econômica e operacional. O Constellation 17.280 está disponível tanto como chassi rígido quanto cavalo-mecânico, em versões com cabine estendida ou leito teto baixo. Em questão de segurança, está equipado de série com sistemas de freios ABS e EBD (funciona em conjunto com o sistema ABS e tem a função de distribuir a força de frenagem entre as rodas do veículo), além de oferecer como opcional o ATC (evita que as rodas patinem).
Além dos Andes
A Mercedes-Benz vendeu 500 ônibus para o BRT Transantiago. Os operadores do sistema de transporte chileno renovaram frotas com 400 unidades do modelo O 500 U e cem do articulado O 500 UA. Todos os modelos são Low Entry, com acesso baixo, para maior conforto e acessibilidade aos passageiros, e foram desenvolvidos especialmente para atender às demandas dos gestores chilenos. A Buses Vule adquiriu cerca de 150 ônibus, com carroceria Caio. As demais unidades, encarroçadas pela Marcopolo, foram compradas pela Metbus, STP Santiago e Redbus Urbano. Os novos ônibus operarão em um dos maiores sistemas BRT da América Latina e do mundo, que atende diariamente a cerca de 1,5 milhão de usuários do transporte coletivo da Região Metropolitana de Santiago. Os chassis O 500 vendidos para o Chile foram totalmente desenvolvidos e produzidos no Brasil, apenas recebendo o motor padrão Euro 6 fabricado na Alemanha. Desde 2007, ano de inauguração do Transantiago, a Mercedes-Benz comercializou cerca de 3.500 ônibus urbanos, principalmente dos modelos O 500 U e O 500 UA articulado. Atualmente, a marca tem mais de 50% de participação apenas nesse sistema de transporte público. Maior exportadora de caminhões e ônibus do país, a Mercedes-Benz exporta para cerca de 50 países da América Latina, África, Oriente Médio, Ásia e Oceania.
Em nome da lei
Quarenta unidades do furgão Iveco Daily City 30S13 foram adquiridas pelo governo do Espírito Santo para incrementar a frota da Polícia Militar. As novas bases móveis policiais têm capacidade para oito ocupantes mais o motorista. O lote foi comprado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Militar. Fabricado no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG), o Daily City 30S13 tem altura reduzida que proporciona maior conforto para o acesso do motorista na cabine. Outro destaque é a facilidade para carga e descarga, o que permite melhor acesso em docas e garagens com limitação de altura. O motor tem potência de 130 cavalos, e conta com a tecnologia EGR, que dispensa o uso de Arla.
Frete da pesada
Um caminhão Mercedes-Benz Actros 4163 SLT foi escolhido pela transportadora alemã Paule para uma tarefa dura: carregar um Airbus A 320 pela Alemanha. O caminhão transportou a aeronave desde Lübeck, passando por Hamburgo, Magdeburg, Nuremberg e Stuttgart, antes de ir para a parte Norte da Floresta Negra até o seu destino final: as instalações da KSK – Special Forces Command de Calw. A operação do Airbus, que será utilizado para treinamentos, durou 11 dias, e devido a sua dimensão, chamou a atenção por onde passava: 60 metros de comprimento, 5 metros de largura e peso 90 toneladas.