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Atualizações no favorito

Na linha 2026, o SUV médio XC60 recebe atualizações destacando novidades na experiência do usuário, no design e no conforto, juntamente com um sistema de infoentretenimento mais rápido. Em 2017, com a atual geração, repaginada em 2021, o XC60 manteve a posição de carro mais vendido da Volvo e um dos híbridos plug-in mais emplacados na Europa e no Brasil. A chegada do XC60 atualizado às concessionárias brasileiras está prevista para o segundo semestre deste ano. De acordo com a marca sueca, a nova geração de multimídia da Volvo, projetada para ser mais segura e agradável de interagir com a tela central principal, reúne também vários serviços integrados do Google. Na configuração híbrida plug-in padrão, o XC60 une um motor 2.0 turbo a um elétrico, acoplado ao eixo traseiro, com um total de 462 cavalos de potência e autonomia de 55 quilômetros no modo 100% elétrico segundo o Inmetro. O XC60 atualizado acrescenta as novas cores Forest Lake, Aurora Silver e Mulberry Red.

Na carona dos chineses

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A Leapmotor, startup chinesa especializada no desenvolvimento de veículos elétricos com sede em Hangzhou e nova parceira da Stellantis, definiu que o C10 será um dos modelos que a marca comercializará na América do Sul, começando por Brasil e Chile. O SUV elétrico faz parte de uma gama planejada especificamente para as necessidades e dos clientes da região. Os primeiros protótipos do C10 já estão sendo submetidos a testes pela equipe de engenharia do Stellantis Tech Center South America. O grupo ocidental tem 51% das ações da Leapmotor. De porte médio, o C10 já é vendido em outros mercados, como a própria China, a Europa e a Oceania, com 4,74 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,68 metro de altura e 2,83 metros de entre-eixos. Lá, o SUV tem 231 cavalos de potência e 32,6 kgfm de torque, e baterias de 52,9 e 69,9 kWh, para autonomias de 410 e 530 quilômetros pelo ciclo chinês CLTP.

Novidade sob o capô

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A Ford deu partida à produção do 2.0 Panther turbodiesel, de quatro cilindros, 170 cavalos e 41,2 kgfm, da picape média Ranger na nova fábrica de motores em Pacheco, na Argentina, marcando um avanço na integração dos processos de manufatura a partir de um aporte de US$ 660 milhões (mais de R$ 3,7 bilhões) no programa de lançamento da nova geração da Ranger na América do Sul. Desse total, US$ 80 milhões (R$ 458,7 milhões) foram investidos na renovação da fábrica de motores na Argentina, que produz ainda o Lion 3.0 V6, com 250 cavalos e 61,1 kgfm, desde junho do ano passado. A nova fábrica de motores de Pacheco foi desenvolvida com participação das equipes de engenharia da Argentina e do Brasil e segue o conceito de manufatura 4.0 já adotado nas outras unidades do complexo industrial, com alto nível de tecnologia, automação, conectividade e sustentabilidade.

Elétrico repaginado

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Posicionado entre o Cooper e o Countryman, o novo 100% elétrico Mini Aceman acaba de desembarcar no Brasil nas versões E, com preço de R$ 254.990, e SE, a R$ 304.990. O novo Aceman E conta com potência de 135kW (184 cavalos) e torque de 29,5 kgfm, com aceleração de zero a 100 km/h em 7,6 segundos e máxima de 170 km/h, enquanto o Aceman SE tem 160 kW (218 cavalos) e torque de 33,6 kgfm, permitindo que o veículo acelere até os 100 km/h em 7,1 segundos e alcance 180 km/h. Com capacidade energética de 42,5 kWh, a bateria do Aceman E tem autonomia de 253 quilômetros no ciclo de teste do Inmetro. A bateria de alta voltagem do Aceman SE tem 54,2 kWh e possibilita uma autonomia de até 270 quilômetros pelo Inmetro.

Criatura da noite

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Primeiro modelo da Ram desenvolvido fora dos Estados Unidos, mais precisamente no Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE), a picape intermediária Rampage recebe o pacote Night Edition também na versão Laramie com motor 2.2 turbodiesel de 200 cavalos de potência e 45,9 kgfm de torque. O pacote Night Edition destaca-se por detalhes externos no tom preto brilhante ou na cor da carroceria, substituindo elementos originalmente cromados, incluindo ainda maçanetas na cor do veículo, além de grade dianteira, molduras das janelas, rodas de liga leve de 18 polegadas, molduras superiores dos faróis e espelhos pintados em preto brilhante. Internamente, a variante Night Edition tem bancos em couro preto, que se repete nos painéis das portas e de instrumentos, no lugar do acabamento Mountain Brown característico da Laramie cromada. O pacote Night Edition para a Laramie turbodiesel chega às concessionárias com preço público sugerido de R$ 5 mil.

Olho na borracha

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Os pneus estão entre os principais itens de segurança de qualquer veículo. “Investir em pneus de qualidade é priorizar segurança, eficiência e desempenho. Motoristas atentos à manutenção e à escolha adequada de pneus desfrutam de uma experiência de condução mais confortável, segura e econômica”, aconselha Fernando Soares, diretor de E-commerce da PneuStore.
– Tipo de pneu mais usado – A maior parte dos veículos sai de fábrica equipada com pneus de uso misto, que podem ser utilizados tanto no asfalto (mais indicados) quanto no off-road mais leve.
– Avisos – O mais importante é quanto ao desgaste. O TWI (indicador de desgaste da banda de rodagem) se apresenta como um pequeno relevo na banda de rodagem. Quanto maior ele for, mais importante é a necessidade de trocar o pneu. Eles devem ser substituídos sempre que apresentarem bolhas, cortes, furos que não permitem conserto e quando atingem 1,6 milímetro de altura no índice TWI.
– Substituição – Na troca de apenas dois pneus, sempre colocar os mais novos no eixo traseiro, independentemente do tipo de tração do veículo. Isso se dá pela falta de controle do motorista em relação às rodas de trás.
– Rodízio – Deve ser feito periodicamente, em média, a cada seis meses ou 10 mil quilômetro rodados.
– Ar neles – Manter a pressão adequada nos pneus é outro fator crítico. Pneus mal calibrados aumentam o consumo de combustível, aceleram o desgaste irregular e diminuem o controle do motorista.
– Balanceamento e geometria – Os dois processos que só podem ser feitos em uma oficina especializada contribuem para a longevidade do conjunto pneu-suspensão e para a dirigibilidade do veículo.

Parecido, mas diferente

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Modelo mais vendo da família X da BMW, o X3 desembarca no Brasil renovado e com preço de lançamento de R$ 624.950. Uma nova linguagem de design para o exterior ajuda a dar à quarta geração do X3 uma aparência diferente em relação ao outros modelos da família. A grade em formato tradicional de “duplo rim” do X3 tem novo design e iluminação de contorno “BMW Iconic Glow”. Debaixo do capô, o novo X3 M50 xDrive é equipado com o motor a gasolina de seis cilindros em linha mais potente já instalado em um modelo M Performance. A unidade M TwinPower Turbo de 3,0 litros se conecta à tecnologia híbrida leve de 48V, com potência máxima de 398 cavalos e torque de 58 kgfm, colocados no asfalto por meio da transmissão Steptronic Sport de 8 marchas, com tração integral inteligente BMW xDrive. O novo X3 M50 já está à venda no Brasil em sete opções de cores para a carroceria (Branco Alpino, Preto Safira, Azul Artic Race, Cinza Brooklin, Cinza Sofisto, Cinza Duna e Vermelho Fire) e três de revestimento interno (couro Veganza preto, marrom ou bege).

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação 

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