Divulgação

Já com a marca de 2020, a Ford apresenta no Salão de Detroit – aberto ao público no Cobo Center até dia 27 de janeiro – a nova geração do Explorer, o utilitário esportivo mais vendido dos Estados Unidos. Anunciado pela fabricante norte-americana como mais forte, ágil, econômico e confortável em relação às versões anteriores, o novo SUV de luxo passa a contar com os motores 2.3 EcoBoost (turbo) de 304 cavalos e 42,7 kgfm de torque e 3.0 V6 EcoBoost de 370 cavalos e 52 kgfm de torque, associados à transmissão automática de 10 velocidades, herdada do Mustang, e à tração traseira, com a integral ficando como opcional. O Explorer 2020 chegará às concessionárias da América do Norte na metade deste ano, com preços a partir de US$ 32.765 (aproximadamente R$ 121 mil). Em um segundo momento, a sexta geração do SUV terá outras duas configurações, uma híbrida com motor a combustão 3.3 V6 Ti-VCT de 305 cavalos e uma esportiva, a ST, baseada no propulsor 3.0 V6 biturbo com 405 cavalos e torque de 55 kgfm. Produzida na fábrica de Chicago, a linha Explorer é formada pelas versões de acabamento XLT, Limited e a “top” Platinum.

Divulgação

Ligado sempre à fama de ser um veículo “pesadão”, desde sua estreia no mercado norte-americano, em 1991, o Explorer agora está com 90 quilos a menos (1.970 quilos) devido especialmente a uma nova plataforma, do Lincoln Aviator, feita em aço de alta resistência e alumínio nas zonas de deformação, como nos para-choques e no capô. A frente tem faróis duplos de leds e grade hexagonal cromada concorrente em imponência com o para-choque, que abriga as luzes de neblina em leds e as aberturas para refrigeração do motor. Atrás, as lanternas são menores e não invadem a tampa do porta-malas. O para-choque tem saídas do escapamento e fixador de engate de reboques, uma outra vocação histórica do Explorer. A versão com motor 2.3 é capaz de puxar um reboque com até 2.400 quilos, enquanto a 3.0 suporta puxar um trailer ou um barco de até 2.520 quilos.

Divulgação

A Ford promete também um Explorer com interior mais confortável, interativo e com acabamentos e detalhes em madeira e couro marrom. A sexta geração tem o comando das posições do câmbio automático como um seletor redondo no lugar da tradicional alavanca e duas centrais multimídia grandes, uma com 10,1 polegadas colocada na vertical e a principal com 12,1 polegadas. As telas das multimídias têm vidro capacitivo iguais aos dos smartphones e tablets e proporcionam uma interação mais rápida e intuitiva com o sistema Sync 3 e recursos como espelhamento com Android Auto e Apple Car Play e navegação pelo Waze. O carro conta ainda com ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos e climatização e sistema de som Bang&Olufsen Play com 14 alto-falantes. O Explorer pode ser equipado com duas telas adicionais para o banco traseiro e com o pacote Co-Pilot360, que acrescenta assistência para manobras, frenagem automática de emergência, assistente de faixa na estrada, câmera de ré e controle de cruzeiro adaptativo. “Não se trata de encher o veículo com tecnologia apenas pela tecnologia. Nossa intenção foi melhorar a experiência, tornar a condução menos estressante e ajudar o motorista a se sentir mais confiante ao volante”, detalhou Chris Billman, diretor de engenharia da Ford Co-Pilot360.

Divulgação

Na esteira da nova geração, a Ford reforçou as tecnologias de assistência ao motorista. Entre as novidades da Explorer 2020 estão o novo Active Park Assist 2.0, disponível apenas na versão Platinum – estaciona o carro praticamente sozinho em vagas em paralelo ou perpendicular controlando o volante, câmbio, acelerador e freio –, a assistência reversa – utiliza sensores ultrassônicos e de radar para detectar um objeto no caminho do Explorer e frear automaticamente para evitar uma colisão iminente –, o Intelligent Adaptive Cruise Control – desacelera automaticamente quando o tráfego à frente diminui e ajuda a manter o veículo em sua pista –, detecção de pedestres, câmera de ré ​​com limpador de lente integrado e luz alta automática.

Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA