O queridinho do varejo
De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o SUV compacto Hyundai Creta foi o carro mais vendido do Brasil no varejo em 2024. Os negócios no varejo são aqueles feitos via concessionárias, enquanto as vendas diretas envolvem somente a fabricante e o cliente final (normalmente, frotista). O Creta teve no ano passado 56.081 unidades emplacadas no varejo, com 13.035 vendas diretas. Em segundo nas concessionárias ficou o hatch compacto Chevrolet Onix – um dos carros com maior equilíbrio entre as duas modalidades de vendas –, com 51.251 unidades no varejo e 46.252 via montadora, seguido pela picape compacta Strada, o veículo de passeio e/ou trabalho mais vendido do Brasil no total, com 144.684 unidades, sendo 50.453 nas concessionárias, pelos SUVs compactos Chevrolet Tracker (48.220 e 21.211) e Honda HR-V (44.448 e 5.927), pelos hatches compactos Volkswagen Polo (44.414 e 95.763) e Hyundai HB20 (43.045 e 54.165), pelo SUV compacto Volkswagen T-Cross (39.767 e 44.223), pelo SUV médio Toyota Corolla Cross (36.083 e 10.813) e pelo SUV-cupê Fiat Fastback (35.538 e 12.708).
A chinesa que domina
Segundo a Fenabrave, o mercado de eletrificados vendeu 177.362 unidades no Brasil em 2024, com crescimento de 88,7% em comparação ao ano anterior, sendo 61.585 de 100% elétricos, alta de 218,5%, e 115.777 de híbridos, que combinam um motor a combustão interna a um ou mais elétrico, mais 55,1% em relação a 2023. A chinesa BYD, décima colocada entre todas as montadoras no Brasil, dominou os dois segmentos, com 43.872 totalmente elétricos vendidos em 2024 e 71,2% de participação de mercado, à frente da também chinesa GWM (6.326 e 10,2%), da sueca Volvo (4.339 e 7,05%), da chinesa JAC (1.991 e 32,2%) e da francesa Renault (1.418 e 2,3%). Nos híbridos, a BYD teve 32.933 unidades emplacadas e “market share” de 28,4%, seguida da GWM (22.892 e 19,7%), da japonesa Toyota (20.354 e 17,5%), da sino-brasileira Caoa Chery (7.258 e 6,2%) e da alemã Mercedes-Benz (6.199 e 5,3%).
Cavalo de corrida
Com o retorno do Salão de Detroit ao início do ano – de 10 a 20 de janeiro –, a Ford promoveu outra tradição no Cobo Center, mais precisamente na Joe Louis Arena, ao lado do local da mostra. Chamado pela marca norte-americana de “Motor City”, o evento deste ano apresentou duas versões especiais do Mustang, a Spirit of America e a RTR. Com 826 cavalos, 91 kgfm e máxima de 325 km/h, o GTD Spirit of America é o Mustang homologado para as ruas mais potente e rápido já projetado, enquanto o RTR é o primeiro da família a adotar o motor EcoBoost (turbo) como opção mais acessível para os fãs de competição. O nome “Spirit of America” é uma referência ao veículo de Craig Breedlove, técnico de engenharia aeroespacial, que foi o primeiro a quebrar as barreiras de 800 e 965 km/h em terra na década de 60, adaptando o motor de um jato de combate utilizado da Guerra da Coreia (travada de junho de 1950 a julho de 1953). A carroceria branca com duas faixas esportivas em vermelho e azul – em homenagem aos Estados Unidos, participante do combate, evidentemente – é inspirada no Mustang original de 1964, com fibra de carbono aparente nos difusores e spoilers. As pinças de freios em vermelho são de série e as capas dos retrovisores podem vir em vermelho ou em fibra de carbono. Os dois modelos especiais do Mustang seguem o design atual do “pony car” de 60 anos de idade.
Cockpit digital
A BMW apresentou na CES 2025, na cidade norte-americana de Las Vegas, o BMW iDrive – tendo como ponto central o BMW Panoramic Vision. O software para sustentar o novo programa operacional do dia a dia é o BMW Operating System X, que atua como o “hub” de inteligência por trás do novo conceito de display. O novo sistema operacional equipará todos os próximos modelos da marca alemã a partir do final deste ano. O BMW iDrive une quatro elementos centrais em um conceito único de display e operação: o BMW Panoramic Vision – um conceito de “head-up display” projetando no para-brisa informações essenciais de desempenho refletidas da coluna “A” do carro –, o BMW 3D Head-Up Display (opcional) – acrescenta dados de navegação e condução autônoma acima do BMW Panoramic Vision –, o novo display central com tecnologia de “backlight”, com operação mais fácil e conveniente pois o dispositivo fica próximo ao volante em uma posição ergonomicamente favorável, e o novo volante multifuncional com abordagem “shy-tech” da BMW, no qual os botões relevantes ficam iluminados para destacar as funções disponíveis.
Porta aberta para o futuro
A chinesa GWM participou pela primeira vez da Consumer Electronics Show (CES), maior feira mundial para tecnologia de consumo, realizada em Las Vegas no início de janeiro. A GWM apresentou o novo Wey 07 com Inteligência Artificial Noa. O Wey 07 é um SUV híbrido plug-in (PHEV) que combina um motor a combustão 1.5 turbo com dois elétricos, com potência e torque totais de 516 cavalos e 95,1 kfgm, respectivamente, aceleração até os 100 km/h em 4,9 segundos, autonomia puramente elétrica de 200 quilômetros e total acima dos mil quilômetros. Cotado para vir ao Brasil, o Wey 07 seria o maior carro da GWM por aqui, com 5,16 metros de comprimento, 1,98 metro de largura e 3,05 metros de entre-eixos (a empresa não divulgou a altura do veículo). De acordo com a marca chinesa, o Wey 07 incorpora as tecnologias inteligentes mais recentes e avançadas a seu alcance, suportadas por hardware de ponta e um supercomputador, criando o sistema de direção inteligente Coffee Pilot Ultra. Apoiado pela tecnologia Noa Full-Scenario (navegação com piloto automático), o carro é capaz de navegar por ruas movimentadas, vias estreitas e estradas rurais sem depender de mapas de alta definição.
Novidades discretas
A linha 2025 dos Citroën C3 e Aircross, produzidos em Porto Real (RJ), trazem poucas novidades, entre elas, equipamentos de série como câmera de ré, farol de neblina e ar-condicionado automático digital a partir da versão Feel Pack do Aircross e acabamento do painel de bordo na cor cinza para as variantes mais caras, para até sete pessoas. Lançado no final de 2023, o Aircross vendeu 8.284 unidades no ano passado, não chegando nem perto das expectativas iniciais da Citroën. Já o C3 You, com motor T200 de até 130 cavalos de potência – o turbo automático mais rápido e acessível do Brasil – conta na linha 2025 com a cor preta Perla Nera como novidade, além da câmera de ré passando a ser item de série a partir da opção Feel. O hatch compacto da marca francesa vendeu de janeiro a dezembro do ano passado 21.080 exemplares, ocupando o trigésimo primeiro lugar entre os carros de passeio no Brasil, muito longe de seus melhores dias, em 2010, quando emplacou 39.930 unidades e a décima sétima posição no segmento.
Máquinas no comando
A Honda apresentou os protótipos Zero Saloon e Zero SUV e seu sistema operacional Asimo Os para veículos na CES 2025, realizada no começo de janeiro em Las Vegas. Para a próxima geração de modelos Zero Series, prevista para ser lançada no final desta década, a Honda adotará uma arquitetura centralizada que combina múltiplas UCEs (unidades de controle eletrônico), responsáveis pelo comando dos sistemas do veículo em uma única central. A UCE principal gerenciará vários sistemas do carro, como o ADAS, o “powertrain” e os recursos de conforto. Os modelos da Zero Series também serão equipados com o Asimo Os, originalmente, um “robô humanoide” capaz de fazer caminhadas autonomamente, desenvolvido como parte da pesquisa tecnológica da Honda com o objetivo de ajudar as pessoas umas com as outras na sociedade. A marca oriental iniciou a pesquisa e o desenvolvimento da robótica em 1986, introduzindo o Asimo Os em 2000.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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