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Biometano em expansão

            A Marquise Ambiental, uma das maiores empresas de serviços e soluções ambientais na gestão de resíduos sólidos do Brasil e que opera uma frota de mais de mil equipamentos, recebeu na fábrica da Scania três caminhões movidos a biometano e/ou gás natural comprimido. A Marquise Ambiental está implantando projeto-piloto com caminhões coletores movidos a biometano e/ou gás natural em Fortaleza (CE), na frota da EcoFor, e em Osasco (SP), na frota da EcoOsasco. A Marquise Ambiental já tem contratada com a Scania a compra de mais 18 unidades, que serão entregues ao longo de 2025. O modelo de caminhão escolhido para o início dessas operações é o modelo semipesado P 280 XT da Scania, com motor Euro 6 de 9,0 litros, que pode receber tanto gás natural comprimido quanto biometano em qualquer proporção, e entrega uma capacidade de armazenagem, em seus oito cilindros, de até 230 metros cúbicos de gás, conferindo autonomia satisfatória para operações urbanas de coleta de resíduos. A cabine é a “P” com pacote fora-de-estrada XT. O modelo já está equipado com a caixa de câmbio Opticruise G25CM, a mesma utilizada no pesado Scania Super, e que garante trocas de marchas mais rápidas. O biometano, de fonte de energia renovável e que também pode ser gerado a partir de vinhaça, palha e torta de filtro – resíduos do processamento da cana-de-açúcar – pode reduzir em até 90% as emissões de gases.

Suspensão em ação

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        O chassi Bus 17-280 com suspensão pneumática da Iveco, com o conforto e a tecnologia da nova suspensão Full Air, será testado em linhas do Grupo Rodap, um dos maiores operadores da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Equipado com um robusto conjunto de bolsões de ar, batentes auxiliares e válvulas niveladoras de altura, o chassi Bus 17-280 com suspensão pneumática foi dimensionado para a realidade brasileira, em que muitas das vezes o ônibus trafega em vias de pavimentação irregular ou em trechos de terra. O modelo é disponibilizado nas configurações urbano e rodoviário. “Desde a Lat.Bus 2024, quando o Bus 17-280 com suspensão pneumática foi apresentado pela primeira vez, os clientes estão entusiasmados com a solução robusta que nosso produto representa”, afirma Danilo Maccachero, gerente Nacional de Vendas da Iveco Bus.

Cento novo

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        A BR Mobilidade Baixada Santista, do Grupo Comporte, adquiriu mais cem novos ônibus Caio, modelo Apache Vip V, para renovar sua frota nas linhas metropolitanas intermunicipais (EMTU) da Baixada Santista, no litoral paulista. Os veículos foram encarroçados sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721/59, com 12,70 metros de comprimento e motorização com tecnologia Euro 6. Os modelos têm duas portas à direita da carroceria, uma central e outra dianteira para embarque. O salão interno tem capacidade total para 42 passageiros sentados e 41 em pé. O ambiente conta com ar-condicionado, poltronas injetadas estofadas, encostos de cabeça e apoios de braço. Os veículos são equipados com itens de tecnologia embarcada, como alarme de ré com atenuador noturno, itinerário eletrônico frontal, catraca eletromecânica e iluminação em leds no corredor e acima dos degraus na caixa de porta, além de pontos para instalação de validadores, microcâmeras e sistema Wi-Fi.

Entrou na linha

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        A Fiat iniciou a produção do novo E-Ducato na fábrica de Atessa, na Itália. O furgão elétrico foi atualizado com baterias de segunda geração, com capacidade de 110 kWh, que rendem uma autonomia de até 424 quilômetros no ciclo WLTP. Na versão anterior, lançada em 2021, a autonomia é de 380 quilômetros. O novo motor elétrico que desenvolve 271 cavalos e 41,8 kgfm de torque –acima da opção anterior (123 cavalos e 28,5 kgfm). O novo E-Ducato conta com dois dispositivos de recarga: um que suporta até 11 kW em corrente alternada e outro com capacidade de até 150 kW em corrente contínua. Segundo a fabricante, o último permite ao modelo recuperar cerca de 80% da energia das baterias em aproximadamente 55 minutos. A capacidade de carga foi mantida: até 1.500 quilos no compartimento de 17 metros cúbicos. O Ducato vendido no Brasil é importado da Itália. O modelo renovado deve desembarcar no mercado nacional em 2025, inclusive na variante elétrica.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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