O caminhão FMX 6×6 para 250 toneladas é um reforço, literalmente, “de peso” no portfólio de modelos vocacionais da Volvo no Brasil. O veículo é utilizado em composições hexatrem, as maiores em operação no país, dentro de um projeto da engenharia da marca para garantir mais produtividade para aplicações fora-de-estrada de transporte de madeira reflorestada exclusivamente em estradas fechadas, dentro de fazendas. “Nossa família fora-de-estrada está mais forte e completa, capaz de transportar todos os tipos de materiais e cargas, por qualquer estrada, sempre da forma mais segura”, explica Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões. Em 2024, a marca sueca segue como líder em caminhões acima de 16 toneladas no transporte de cana-de-açúcar, florestal e mineração.
O FMX 6×6 foi a opção da Suzano, maior produtor mundial de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papel da América Latina, que comprou 14 unidades do modelo para “puxar” seu hexatrem de 250 toneladas, grandes composições com seis reboques. As novas composições (cavalo-mecânico mais implementos) têm 60 metros de comprimento, um metro a mais que as anteriores. O incremento na capacidade de carga foi possível graças a uma nova configuração, com reforços nos eixos e nas longarinas duplas. O veículo recebeu também um novo eixo com tração dianteira.
Com seus motores de 12,8 litros com seis cilindros em linha, que entregam 540 cavalos de potência e 265 kgfm de torque, os caminhões FMX da Volvo puxam cargas para abastecer a nova fábrica da Suzano no município de Ribas do Rio Pardo, em Mato Grosso do Sul. Em utilização pela empresa desde 2019, quando foram implantados na unidade de Três Lagoas, os hexatrens trafegam somente dentro das fazendas de eucalipto da empresa, diferentemente dos caminhões bitrens ou tritrens, contribuindo para reduzir o tráfego nas rodovias. Na unidade Ribas do Rio Pardo, a companhia chegará a cerca de 50% de sua logística florestal com hexatrens, o que resulta em menor consumo de combustível no transporte de madeira e, consequentemente, menor emissão de CO₂/m³. Ao todo, a Suzano tem agora 47 unidades do FMX hexatrem, distribuídas em operações em várias localidades.
Inovações permitiram aumento de 25% na capacidade máxima na comparação com a versão anterior, de 200 toneladas. Esse incremento foi possível graças a uma nova configuração, com chassi mais reforçado e novo eixo de tração dianteira. Outra novidade foi a colocação de um engate na parte frontal da cabine, para eventual auxílio de tração, que pode ocorrer em aplicações mais severas, com topografia acidentada e condições exigentes. Houve ainda a colocação de um engate na parte frontal da cabine, para eventual auxílio de tração, que pode acontecer em uma aplicação severa como o transporte florestal. “Os aprimoramentos permitiram ao conjunto suportar maior carga vertical e maior capacidade de tração, assim como evitar paradas indesejadas por conta de patinação”, detalha Jeseniel Valério, gerente de Engenharia de Vendas da Volvo do Brasil
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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