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Testados e aprovados

            A Volvo foi a única marca a conquistar cinco estrelas no programa europeu de testes de segurança rodoviária Euro NCAP, que avaliou pela primeira vez a segurança de caminhões pesados. Os modelos testados foram o FH e o FM, que receberam a classificação máxima na comparação com veículos de outras marcas. Foram avaliados no teste o monitoramento dos ocupantes, a visão (direta e indireta) e as assistências ao veículo, a prevenção de colisões frontais (carro, pedestre e ciclista), as manobras em baixa velocidade e colisões de saída de faixa e as informações de resgate pós-acidente. A classificação de cinco estrelas do Euro NCAP significa que a Volvo demonstrou bom desempenho em critérios como suporte ao motorista e prevenção de colisões. Outro destaque foi o atendimento dos modelos Volvo aos critérios “City Safe”, que avaliam a segurança no trânsito urbano, graças à boa visibilidade e ao desempenho dos sistemas de segurança ativa dos veículos da marca sueca. “A segurança é um valor fundamental para a Volvo. É um pilar em nosso legado, que nos guia desde a fundação da empresa há quase um século. A cada novo lançamento, estamos tornando nossos caminhões progressivamente mais seguros”, orgulha-se Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Para rodar com biometano

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        A Volkswagen Caminhões e Ônibus está desenvolvendo um Constellation 26.280 movido a biometano. Segundo a fabricante, o caminhão conta com a maior capacidade de armazenamento em seu segmento de aplicação, motorização mais potente e potencial para redução de 90% das emissões de CO2. Os primeiros testes em operação real do veículo serão (sem este ‘realizados’) feitos por clientes a partir de 2025. O veículo é equipado com tanques de aço-carbono que somam 240 metros cúbicos (960 litros) de capacidade de armazenamento, a maior do seu segmento, permitindo a cobertura de longas distâncias sem a necessidade de reabastecimento frequente, com uma autonomia de até 300 quilômetros. A economia com combustível gerada pela produção própria de biometano possibilita um custo operacional mais baixo. O Contellation 26.280 traz transmissão totalmente automática e motor ciclo Otto de 280 cavalos de potência e 112 kgfm de torque, similares à versão a diesel. O motor a biometano traz também redução nos níveis de ruído.

Renovação nas Alterosas

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        A Mercedes-Benz fez a venda de 480 chassis de ônibus, entre modelos das linhas OF e O-500, que serão distribuídos para 30 empresas dos sete consórcios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Isso representa 80% do total de 600 novos ônibus adquiridos para renovação da frota na capital mineira. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), essas 600 unidades representam uma renovação de 25% da frota atual de 2,4 mil ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte. As empresas concessionárias completarão o processo de renovação com a aquisição de mais 250 ônibus em 2025. “Estamos muito satisfeitos e orgulhosos de novamente ver nossa marca presente na renovação de frota de uma região metropolitana tão importante e referência pelo expressivo volume de passageiros. Mercado, aliás, no qual temos grande participação em vendas e ‘market share’”, comemora Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Nos pontos de Guarulhos

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        A Caio, encarroçadora paulista líder na produção de ônibus urbanos, entregou dez unidades do Apache Vip V para a TipBus Transportes, que atuarão na região de Guarulhos (SP). Os veículos foram fabricados conforme as exigências da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU – SP) e seguem o padrão de pintura característico das operadoras da Região Metropolitana da cidade de São Paulo. Encarroçados sobre chassi Volkswagen 17-260, com 12,7 metros de comprimento e tecnologia Euro 6, os modelos adquiridos têm três portas à direita da carroceria, permitindo embarque dianteiro e capacidade para 37 passageiros sentados e 39 em pé. O salão interno traz poltronas totalmente estofadas e ar-condicionado.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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