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A sexta e mais atual geração da linha de picapes Mitsubishi Triton, que foi lançada mundialmente na Tailândia em julho de 2023, acaba de ser apresentada ao mercado brasileiro. Produzida na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO) em seis versões, a picape estará disponível para pré-venda a partir de dezembro nas 128 concessionárias da marca japonesa no Brasil, com as primeiras unidades devendo chegar às lojas a partir de janeiro de 2025. Na nova geração da picape média, a Mitsubishi abandonou o prenome L200 e, a partir de agora, o modelo passa a ser chamado apenas de Triton. A linha de picapes é, atualmente, responsável por 48% das vendas da gama da Mitsubishi Motors disponível no Brasil. Nos dez primeiros meses de 2024, a L200 Triton vendeu 9.096 unidades – distante das três primeiras colocadas do segmento, a Toyota Hilux (41.631 emplacamentos), a Ford Ranger (24.943) e a Chevrolet S10 (21.773). Em outubro, a Triton emplacou 784 unidades e caiu para a sexta posição no ranking, ao ser ultrapassada também pela Volkswagen Amarok (1.141) e pela novata Fiat Titano (795). A chegada da sexta geração da Triton ao mercado nacional pode ajudar a recuperar a competitividade dentro do concorrido segmento de picapes médias 4×4 a diesel – em 2022, a Triton era a terceira mais vendida do país.

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            Toda a linha da sexta geração da Triton é equipada com o novo motor a diesel 4N16 Super High Power de dupla turbina e 2,4 litros, que rende 205 cavalos de potência e 47,9 kgfm de torque. O propulsor tem duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), transmissão por corrente QPM, sistema de alimentação de alta pressão e injeção direta de combustível. Exceto pela versão manual GL MT, trabalha aliado ao sistema de transmissão automático de 6 velocidades com calibração adaptativa Invecs-II. O sistema de SCR (ureia), integrado ao pós-tratamento, tem tanque de 17 litros. Exclusivas para venda direta, a variante GL MT (com câmbio manual) custa R$ 249.990, enquanto a automática GL AT sai por R$ 259.990. Dentre as configurações oferecidas nas concessionárias, a inicial é a GLS (R$ 265.990), seguida pela HPE (R$ 284.990) e pela HPE-S (R$ 314.990). A top de linha é a Katana, cujo nome remete à espada usada pelos samurais e que tem acabamento escuro em vários itens, com preço de R$ 329.990. Por R$ 15 mil a menos, a HPE-S oferece os mesmos equipamentos da Katana, mas com uma aparência mais clássica e acabamentos em cinza e cromado. Todas as opções da Triton contam com cinco anos ou 100 mil quilômetros de garantia de fábrica.

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            Com base no conceito “Mega Chassis”, a plataforma da nova Triton é, conforme a Mitsubishi Motors, mais leve e resistente, com 60% a mais de rigidez flexional e 40% de rigidez torcional em relação à geração anterior. A nova estrutura da picape é maior em comparação à Triton anterior, com 13 centímetros a mais na distância de entre-eixos, dois centímetros a mais de comprimento e cinco centímetros a mais de largura. A suspensão dianteira utiliza o sistema de duplos braços sobrepostos (“Double Wishbone”), enquanto a suspensão traseira usa um conjunto de feixe de molas. O curso de suspensão também ficou dois centímetros mais longo. A nova Triton oferece sete opções de modo de direção – “Normal”, “Eco”, “Gravel” (cascalho), “Snow” (neve), “Mud” (lama), “Sand” (areia) e “Rock” (pedra) –, que ajustam a tração e a performance de acordo com o piso. (O sistema Super Select 4WD-II (SS4-II) oferece ao motorista quatro modos de operação – “2H”, “4H”, “4HLc” e “4LLc”.

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            A carroceria que estreia na sexta geração da Triton tem como base o conceito de design “Modo Beast”. A grade frontal dividida em três partes é maior e mais larga, assim como o para-choque dianteiro, que traz o conceito “Dynamic Shield” com acabamento em preto brilhante, em cromado ou na cor da carroceria, dependendo da versão. O conjunto óptico tem DRLs em leds bem afilados com assinatura em “L”. Logo abaixo, encontram-se as luzes de seta, o farol alto e auxiliares de neblina. A Katana tem acabamentos em preto metálico, como no “skidplate”, nas maçanetas, nos retrovisores, nas molduras dos faróis de neblina, na moldura da tampa da caçamba, no para-choque traseiro e no rack. As rodas de aro 18 tem acabamento em preto. Nas demais variantes, os mesmos acabamentos são em cromado ou na cor da carroceria. A lateral da picape pode ser equipada – dependendo da configuração – com estribos. Na parte traseira, as saliências laterais do para-choques podem servir como plataforma de acesso à caçamba quando a tampa estiver aberta. A caçamba tem revestimento antiderrapante e anti-riscos X-Liner em todas as versões. As lanternas com assinatura de leds tem forma de “T”. A Katana é equipada ainda com santantônio estilizado em preto metálico com detalhe em Dark Titanium.             O interior da nova Triton foi projetado sob o conceito de “eixo horizontal”, ou seja, uma linha vai do centro do volante até o final do painel central, com os comandos alinhados. Os comandos mesclam o uso de telas sensíveis ao toque com botões e mostradores físicos. Os mostradores de velocidade, temperatura, nível de combustível e tacômetro são físicos, enquanto todas as demais informações são mostradas em um painel de 7 polegadas. O volante multifuncional de três raios é menor em relação à geração anterior e oferece ajustes de altura e de profundidade. O novo sistema de entretenimento tem tela sensível ao toque de 9 polegadas e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.  As variantes HPE, HPE-S e Katana oferecem carregamento de celular sem fio, saídas auxiliares USB-A e USB-C, tanto para a fileira da frente quanto para a de trás, e tomadas de 12V nos consoles centrais na frente e atrás. O sistema de ar-condicionado tem saídas também no teto.

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Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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