Proteção articulada
Com casco fabricado em ABS, chega às lojas o novo flip-up da Peels, o TR1, no grafismo Control. O produto foi desenvolvido para motociclistas que apreciam a segurança proporcionada por um capacete fechado, mas que gostam de desfrutar também da versatilidade dos modelos abertos. Segundo a fabricante, o capacete articulado oferece isolamento superior graças à guarnição ocular que utiliza vedação emborrachada com dupla canaleta, narigueira com botão de encaixe para remoção mais fácil e queixeira com botão de acionamento frontal, além de sistema sobe e desce com pino de fixação em aço e trava de abertura. A forração interna é removível, lavável e utiliza tecido “soft touch”, que oferece boa circulação de ar e absorção de suor, sendo ainda antialérgica. Itens adicionais de conforto estão presentes no modelo, como acabamento almofadado na região da nuca, bavete removível e preparação para instalação de intercomunicador. O conforto é ampliado pelo Sunvisor (óculos internos) e a viseira de dois milímetros com borda estrutural e dois estágios de abertura, que conta ainda com sistema de troca fácil. O novo flip-up (articulado) da Peels está disponível nas cores Azul Marinho fosco e grafite, Vermelho Brilho e preto, Branco Brilho e preto, Grafite Brilho e preto. Os tamanhos são 56, 58, 60 e 62, com preço público sugerido de R$ 749,90.
Micro mobilidade
De acordo com o Contran, são considerados autopropelidos os veículos com acelerador e pedal assistido que tenham velocidade máxima de fabricação inferior a 32 km/h, largura abaixo de 70 centímetros e distância de entre-eixos acima de 130 centímetros. A Bee anuncia o lançamento de um novo autopropelido elétrico, a Type 2, uma releitura das antigas “vespinhas” europeias com um olhar moderno. A nova Bee traz farol Angel Eye, carenagem feita 100% com material reciclado e anti-risco, painel digital Geek Estilo “Tetris” e amortecedor central, inclinado e exposto. Outra característica da Type 2 é a leveza – o modelo pesa aproximadamente 70 quilos. O motor elétrico é da Keeway, a bateria de lítio removível é de 24Ah e atinge uma autonomia de 60 quilômetros, com tempo de recarga de seis a oito horas. As rodas são aro 10 e os pneus sem câmara são na medida 3.50-10. A velocidade é limitada em 32 km/h. “A Bee Type 2 traz peculiaridades como a possibilidade de o piloto guiar com os pés no assoalho, permitindo condução sem sujar os sapatos, design das scooters italianas e variação de cores possibilitando combinação com o ‘look’ preferido”, revela Bernardo Omar, CEO da Bee, que tem lojas no Rio de Janeiro e em São Paulo e estuda a expansão em breve para Santa Catarina e Minas Gerais.
Olho na suspensão
As motocicletas de alta performance passaram por muitas evoluções permitindo a entrada de dispositivos aerodinâmicos que visam melhorar o desempenho e o arrefecimento dos sistemas. Nas competições, o aumento da força para baixo (“downforce”) aplicada sobre a moto, mesmo sem a adição de massa extra, gera uma pressão adicional sobre componentes essenciais, como as bengalas e os amortecedores traseiros. Para garantir que o aumento das cargas aerodinâmicas durante a pilotagem seja controlado e absorvido adequadamente pelo conjunto de suspensão, a Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, destaca cuidados importantes com o sistema. Um deles é avaliar o peso total da moto, do piloto, dos equipamentos e dos fluidos e levar em conta o estilo de pilotagem e as características específicas da pista. O outro é evitar fluidos hidráulicos inadequados que possam comprometer o desempenho da suspensão e selecionar fluidos para manter a eficiência e a segurança da dinâmica da moto. E também para garantir que os aditivos do lubrificante estejam em conformidade com as especificações recomendadas e verificar o estado dos retentores e tubos para evitar vazamentos.
Nova scooter aventureira
A Dafra lançará no Brasil a ADXTG 150, uma nova scooter da SYM. De acordo com comunicado da Dafra, o modelo da marca taiwanesa com visual aventureiro chega ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2025. A nova scooter é equipada com motor de 150 cc com arrefecimento líquido que produz 14,5 cavalos de potência, acoplado a um câmbio tipo CVT. Com linhas angulosas e um tanque de 15 litros, a ADXTG 150 conta com painel digital com tela colorida, chave presencial (sistema keyless), freios a disco nas duas rodas, sistema ABS de dois canais e controle de tração. As rodas são de 13 polegadas na dianteira e na traseira. A marca confirma ainda o lançamento da NHX 190, também de origem SYM, com motor de 190 cc e início de produção este mês.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: