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A Yamaha apresentou as linhas 2025 da esportiva de entrada R15 ABS e da trail Crosser ABS. As duas motocicletas trazem novas cores, grafismos redesenhados e atualizações nos acabamentos. Ambos os modelos chegam às lojas em novembro, com três anos de garantia e revisão com preço fixo. O preço da R15 ABS parte de R$ 21.790 e o da Crosser ABS, de R$ 21.290.

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O visual esportivo da R15 ABS tem suas formas agressivas ressaltadas pela nova cor Titanium Grey (cinza fosco), uma novidade da linha 2025. A Titanium Grey vem combinada com detalhes na inédita cor prismática Greenish Blue Pearl (muda de tonalidade conforme a incidência da luz). As cores metálicas Racing Blue (azul) e Midnight Black (preto) continuam disponíveis para o modelo, também com novos grafismos. O conjunto de carenagens da motocicleta teve sua estrutura em camadas desenvolvida em túnel de vento para otimizar o fluxo de ar e aprimorar o desempenho aerodinâmico. A R15 ABS tem luz de posição e farol e lanterna de leds. O painel multifunção é 100% digital com iluminação de leds e fundo branco. No display, são exibidos o conta-giros, o medidor de combustível e os indicadores de marcha e VVA (Variable Valve Actuation). O “shif light”, localizado na parte superior do painel, indica o momento ideal para troca de marchas e pode ser ajustado pelo piloto para acender na rotação de sua preferência.

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            A esportiva de entrada da marca japonesa preserva o motor de 155 cc a gasolina, arrefecido a líquido e com sistema de atuação de válvula variável que gera a potência de 18,8 cavalos a 10 mil rpm e 1,5 kgfm de torque a 8.500 rpm. O sistema de válvula variável VVA, segundo a Yamaha, é capaz de oferecer um bom torque em baixas rotações, potência em médias e altas, e ainda assim garantir economia de combustível. O sistema define o momento em que as válvulas abrem e fecham, o quanto abrem, e o tempo de permanência abertas. O câmbio da R15 ABS é de 6 marchas com embreagem deslizante assistida que, de acordo com a marca japonesa, garante um acionamento suave e engates precisos. Com quadro Deltabox e balança traseira da suspensão em alumínio, o modelo traz pneus 100/80-17 na dianteira e 140/70-17 na traseira, com rodas de liga leve de 17 polegadas e freios com ABS nas duas rodas. Na frente, o garfo telescópico tem 41 milímetros de diâmetro e curso de 130 milímetros. Atrás, a balança da suspensão totalmente de alumínio é do tipo monocross, garantindo baixo peso e menos torções, com curso de 97 milímetros.

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            A trail Crosser ABS também ganhou novas cores e grafismos. As versões S e Z continuam equipadas com o motor 150 cc BlueFlex, que entrega 11,7 cavalos de potência a 7.250 rpm, quando abastecida com etanol (11,4 cavalos com gasolina), e 1,3 kgfm de torque a 6 mil rpm. As suspensões, com garfo telescópico de 180 milímetros de curso na dianteira e balança traseira tipo Monocross com link de 160 milímetros de curso. O assento amplo tem dois níveis e o guidão conta com ajuste de altura. O modelo tem conjunto óptico com projetor de leds e luz de posição, lampejador de farol, lanterna de leds, painel multifuncional 100% digital Blackout, com relógio, indicador de marchas, conta-giros e função Eco, que indica o momento de pilotagem mais econômico, e tomada 12V. O modelo tem freio a disco nas duas rodas, com sistema ABS na dianteira.

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            A diferença entre a Crosser S e a Crosser Z está no para-lama dianteiro e na cor do motor e da balança. Na Crosser S o para-lama é mais baixo, junto à roda, e o motor é pintado de preto fosco. Na Crosser Z, o para-lama é mais alto, próximo ao farol, enquanto o motor e a balança são em prata. A Crosser Z ABS 2025 estará disponível na nova cor Army Green (verde) e em Competition Blue (azul) e Fire Red (vermelho), todas sólidas. Já a Crosser S ABS 2025 poderá ser comprada nas cores sólidas Black Eclipse (preto) e Fire Red (vermelho).

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Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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