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A eletrificação tá “on

Os modelos eletrificados no Brasil tiveram 16.033 unidades vendidas em outubro deste ano, com aumento de 20,2% em relação ao mês anterior. Desse total, 6.110 foram de veículos 100% elétricos, com crescimento de 29,8% ante setembro de 2024. Entre os modelos, o chinês BYD Dolphin Mini vendeu quase a metade, com 2.808 unidades emplacadas em outubro, seguido por seu “irmão” um pouco mais velho Dolphin EV (912 unidades), pelo GWM Ora 03 (498), pelos BYD Yuan (317) e Seal (285), pelo Volvo EX30 (176), pelo Renault Kwid E-Tech (83), pelo Volvo C40 (61) e pelo JAC EJS1 e o Volvo XC40, ambos empatados com 55 unidades vendidas. (colaborou o consultor Marcelo Cavalcante de Lima)

De um jeito ou de outro

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O veículos híbridos – que combinam um motor a combustão interna a um ou mais elétrico – emplacaram 9.672 unidades em outubro deste ano no Brasil, representando alta de 13,4% em comparação ao mês anterior. Na relação dos dez mais vendidos em outubro, aparece o chinês BYD Song Plus, que teve 2.340 emplacamentos, seguido pelo GWM Haval H6 (2.286), pelo Toyota Corolla Cross (988), pelo BYD King (585), pelo Volvo XC60 (443), pelos Toyota Corolla sedã (340) e RAV4 (178), pelos Caoa Chery Tiggo 8 (160) e Tiggo 5X (150) e pelo Honda Civic, com as mesmas 150 unidades comercializadas do Tiggo 5X.

Mês positivo na produção

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De acordo com Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), outubro deste ano teve a produção de 249,2 mil unidades entre carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus, com crescimento de 8,3% ante setembro e de 24,7% sobre outubro de 2023. No acumulado dos dez primeiros meses de 2024, foram produzidas 2,12 milhões de unidades, com alta de 8,9% em comparação ao mesmo período do ano passado (1,95 milhão). Nas exportações, o Brasil embarcou 43,5 mil veículos em outubro, representando um aumento de 4,6% sobre o mês anterior. “Embora outubro tenha sido o segundo melhor mês do ano em produção, ainda estamos abaixo dos emplacamentos em função do elevado volume de importações. No acumulado, as vendas cresceram 15%, enquanto a produção subiu 8,9%”, analisou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea. Outra boa nova em outubro foi a elevação de 7 mil empregos diretos, com potencial de geração de outras 70 mil vagas na cadeia automotiva. “Esse é o indicador que mais nos deixa feliz, pois temos grande responsabilidade sobre os cerca de 1,2 milhão de trabalhadores do setor automotivo”, comemorou Leite.

Novas versões de entrada

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Denominada pela Volkswagen do Brasil como a versão de entrada de seus modelos, a Sense tem dois novos integrantes, no Virtus – inédita no sedã compacto – e no T-Cross – com o SUV compacto líder do segmento no país incorporando as atualizações das demais configurações. Assim, o Virtus Sense tem preço de R$ 103.990, enquanto o novo T-Cross Sense vem a R$ 119.990. O Virtus Sense é equipado com motor 1.0 turbo com 116 cavalos de potência associado ao câmbio manual de 5 marchas, com as opções de cores Preto Ninja e Branco Cristal (sólidas) e Cinza Platinum, Prata Sirius e Azul Biscaia (metálicas), faróis e lanternas em leds, painel de instrumentos digital de 8 polegadas, sistema de infoentretenimento Media Plus II e volante multifuncional.Já o novoT‑Cross Sense tem o motor 200 TSI de 128 cavalos de potência aliado à transmissão automática de 6 velocidades, com as opções de cores Preto Ninja e Branco Puro (sólidas) e a metálica Prata Pyrit, faróis e lanternas de leds, a nova central multimídia VW Play de 10,1 polegadas semiflutuante e painel de instrumentos digital de 8 polegadas configurável.

O primeiro na tomada

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A Suzuki apresentou na Europa seu primeiro modelo 100% elétrico, o eVitara. As versões 4×2 oferecem sistema eAxle de 106 kW (145 cavalos) de potência e bateria de 49 kWh e 128 kW (175 cavalos) com bateria de 61 kWh, ambas com 18,9 kgfm de torque. A 4×4 integra dois sistemas eAxle, um em cada eixo, com 128 kW (175 cavalos) na frente e 48 kW (65 cavalos) atrás, com potência combinada de 135 kW (184 cavalos) e torque máximo de 30,4 kgfm. A Suzuki não informou quais são as autonomias das variantes do novo elétrico nem os tempos de recarga. Conforme a marca japonesa, o sistema eAxle integra motor e inversor, junto com baterias de ferro-fosfato de lítio concebidas para oferecer segurança e confiabilidade, com aceleração ágil no arranque e resposta enérgica vigorosa a qualquer velocidade. O eVitara tem 4,27 metros de comprimento, 1,80 metro de largura, 1,63 metro de altura e 2,70 metros de entre-eixos. O nome “Vitara” surgiu em 1989, com o carro a combustão interna sendo desenvolvido pela Suzuki em parceria com a General Motors.

O menor notável

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A nova geração do Audi A3 Sportback foi apresentada na Europa com design mais esportivo e novo interior mais digitalizado, com preços a partir de 29.990 euros (cerca de R$ 185 mil). O novo A3 Sportback tem três opções de motorização. A gasolina, pode ter potência de 116 a 333 cavalos, com a versão Advanced com câmbio automático de 6 marchas e a S3 com transmissão S tronic de 7 velocidades. A diesel, tem potência de 150 cavalos, com câmbio S tronic de 7 marchas. Já com tecnologia híbrida plug-in, o carro tem a opção 40 TFSI com potência combinada de 204 cavalos e a 45 TFSI com um total de 245 cavalos. Todas as variantes têm oferta de equipamentos de série premium, pintura metalizada, ar-condicionado automático e bancos dianteiros em formato esportivo, incluindo ajuste elétrico de quatro estágios e apoio lombar para o motorista. O novo A3 Sportback tem controle de cruzeiro adaptativo, conjuntos ópticos de leds, rodas de liga leve de 17 polegadas com design exclusivo e sistema de estacionamento automático com câmera traseira.

Abastecendo a memória

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Como parte do acordo de licenciamento firmado em maio deste ano entre a Chevron Brands International LLC e a Ipiranga, o Brasil terá novamente postos de combustíveis da Texaco. Fundada em 1901 na cidade de Beaumount, no Texas – com nome de The Texas Company –, a Texaco chegou ao Brasil em 1915, por meio de um decreto assinado pelo presidente Wensceslau Brás. A empresa texana deixou de operar no Brasil em 2008. A cidade catarinense de Palhoça será a primeira a receber um novo posto com a bandeira da Texaco. A Ipiranga também será responsável pela comercialização de combustíveis da Texaco com tecnologia Techron, pela operação das lojas de conveniência Star Mart e pelo gerenciamento do serviço de troca de óleo Star Lube. Com o retorno dos postos Texaco, a Ipiranga pretende reatar os laços afetivos dos consumidores brasileiros com a marca norte-americana. De acordo com a Ipiranga, a expectativa é de que a Texaco amplie sua presença para outros Estados brasileiros nos próximos meses.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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