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Karin Rådström, CEO Daimler Truck, und Martin Lundstedt, President und CEO der Volvo Group Karin Rådström, CEO of Daimler Truck, and Martin Lundstedt, President and CEO of the Volvo Group

Rivais e sócios

            Conforme foi anunciado em maio, a Daimler Truck (Mercedes-Benz) e o Grupo Volvo assinaram um acordo para estabelecer uma nova joint venture 50/50 para desenvolver uma plataforma definida por software para veículos pesados. Com sede em Gotemburgo, na Suécia, o objetivo da nova empresa é desenvolver um novo sistema operacional, que incluirá software e hardware. A proposta é que o novo sistema operacional seja utilizado por fabricantes de veículos, que poderão usar como base para desenvolver seus próprios recursos diferenciadores de veículos digitais com aplicações “over the air” (sem fio). A Daimler Truck e o Grupo Volvo continuarão a ser concorrentes em todas as outras áreas de negócios. “A assinatura demonstra nosso compromisso conjunto de liderar a transformação digital da indústria. O software e o hardware da nova joint venture serão cruciais para alcançar níveis sem precedentes de segurança, conforto e eficiência para nossos clientes”, afirmou Karin Rådström, CEO da Daimler Truck.  “Juntos, estamos eliminando a complexidade para permitir que os clientes obtenham níveis mais elevados de conectividade, segurança e eficiência e busquem continuamente um melhor desempenho. É uma resposta revolucionária aos desafios do mundo moderno”, complementou Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo.

Pesado na tomada

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        O caminhão extrapesado elétrico E7-80T será a principal atração da XCMG na Fenatran 2024, que será realizada de 4 a 8 de novembro na capital paulista. Com 747 cavalos de potência, torque de 285,7 kgfm e 80 toneladas de capacidade máxima de tração (CMT), o E7-80 é o caminhão elétrico mais potente e de maior capacidade de carga da marca chinesa e será o veículo “verde” mais potente comercializado no Brasil. O pacote de baterias de 400 kWh de capacidade garante autonomia de 150 quilômetros quando o caminhão estiver com implemento totalmente carregado. Porém, se estiver atrelado a equipamento com 49 toneladas de carga, a distância percorrida entre as recargas chega a 250 quilômetros. A recarga pode ser feita em carregadores do tipo 2 e tomadas de corrente contínua (DC). A XCMG terá na Fenatran outros caminhões 100% elétricos, incluindo modelos leves, médios e Veículos Urbanos de Carga (VUC). Desde maio de 2023, a XCMG comercializa caminhões no Brasil, incluindo os cavalos-mecânico E7-49T 6×4 e E7-29R 8×4. No Brasil, a marca tem uma linha de montagem em Pouso Alegre (MG).

De grão em grão

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        A Rodomaior, empresa sul-matogrossense especializada em transporte de produtos agrícolas, adquiriu 12 unidades do caminhão extrapesado Iveco S-Way. Atualmente, a empresa transporta produtos como açúcar, algodão, soja, milho, farelo, fertilizantes, minério de ferro e calcário. Os caminhões serão usados para o escoamento de grãos das fazendas até os portos e locais de distribuição. O S-Way, que estreou no mercado em 2023, tem sido bastante utilizado para os segmentos agropecuário, alimentício e de cargas refrigeradas. “O S-Way é um exemplo do comprometimento da marca com a inovação e a qualidade, que ajudam na conquista de ‘market share’ no competitivo setor de transporte de cargas brasileiro”, comemorou George Carloto, gerente Comercial da Iveco.

Turma ligada

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        A Caio, em parceria com a Eletra, marcou presença no Salão da Mobilidade Elétrica E-Mob, realizado na capital paulista (de 22 a 24 de outubro. O evento reuniu expositores de veículos híbridos e elétricos, fornecedores de serviços e equipamentos, entusiastas do setor e profissionais da imprensa. Com 11,3 metros de comprimento, o E-Bus tem capacidade para até 52 passageiros sentados e uma cadeira de rodas, além de contar com um avançado sistema de eletrificação desenvolvido pela Eletra. “Após um ano de operação dos ônibus elétricos Caio em São Paulo, comprovamos que esses modelos são uma solução viável para expandir a mobilidade sustentável. Os veículos já percorreram mais de 4 milhões de quilômetros, resultando na redução de mais de 7 mil toneladas de CO2 emitidas na atmosfera”, afirmou Eliana Alves, gerente da área de Mobilidade Sustentável do Grupo Caio.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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