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Reconhecida por encarar com competência o uso urbano e rodoviário e as escapadas em estradinhas sem pavimentação, a Honda XRE 190 ganha, em sua linha 2025, farol e lanterna iluminados por leds, suspensão dianteira mais robusta e alguns outros aperfeiçoamentos. Com chegada à rede de concessionárias a partir de outubro, a garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da terceira revisão). O intervalo de manutenção é de 6 mil quilômetros ou seis meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com mil quilômetros ou seis meses.  O preço público sugerido, com base São Paulo (SP), que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 22.060 para a configuração básica e R$ 22.496 para a versão Adventure. As cores disponíveis são vermelho perolizado e azul metálico fosco, e a Adventure vem em cinza perolizado com grafismos exclusivos. Este ano, com os 19.833 emplacamentos de janeiro a agosto, a XRE 190 é a décima quinta moto mais vendida do Brasil.

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            Em mais de oito anos de mercado, a XRE 190 permaneceu praticamente fiel à sua fórmula original, cujo destaque é o motor. Alinhado às exigências do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares – Promot 5 –, o monocilíndrico bicombustível de quatro tempos de 184,4 cm3, OHC de duas válvulas e arrefecido a ar, tem comando único de válvulas no cabeçote (OHC – Overhead Camshaft), que atua em balancins roletados. É dotado do sistema de injeção de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection) FlexOne, que permite o uso tanto de etanol quanto de gasolina em quaisquer proporções. A potência é de 16 cavalos com etanol e 15,9 cavalos com gasolina, a 8 mil rpm. O torque (é de 1,66 kgfm com etanol e 1,65 kgfm com gasolina, a 6 mil rpm. A XRE 190 2025 permanece com o câmbio de 5 velocidades, sem alteração nas relações. O mesmo ocorre como o sistema de transmissão secundária. A embreagem se vale do tradicional sistema multidisco em banho de óleo.

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            O chassi da XRE 190 2025 é do tipo berço semiduplo de aço. Uma novidade do modelo para 2025 é a suspensão dianteira de 33 milímetros, que substitui a anterior de 31 milímetros. A majoração dos tubos internos da suspensão dianteira implica em maior resistência a flexões que podem ocorrer sob uso extremo, especialmente em frenagem. A suspensão traseira não teve mudanças. A balança de suspensão de aço de perfil retangular está vinculada a um conjunto mola-amortecedor que proporciona um curso de 150 milímetros à roda, enquanto na suspensão dianteira o curso é de 180 milímetros. As rodas são raiadas com aros de aço, de 19 polegadas na frente e 17 polegadas atrás, calçadas com pneus Pirelli MT60. O sistema de freios tem disco de 240 milímetros na dianteira com cáliper de pistão duplo com comando hidráulico e ABS.  Na traseira, o disco tem 220 milímetros e cáliper de pistão simples com comando hidráulico. O peso a seco da XRE 190 2025 é de 126 quilos.

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            Algumas mudanças visaram apenas elevar o patamar da XRE 190 em termos estilísticos e de usabilidade O novo modelo aposta em visual imponente, com elementos de design característicos, que reforçam a personalidade da família XRE, a porta de entrada no mundo Adventure da Honda. A XRE apresenta na linha 2025 uma evolução no plano estético, com o tanque metálico revestido por partes plásticas. A nova “cara” da XRE 190 é fruto ainda de um trabalho nas laterais, na rabeta e no banco. O novo assento em dois níveis mais definidos privilegia o conforto, e a nova ponteira de escapamento e as alças laterais se unem na traseira formando uma superfície ideal para se instalar um “top case”. A tomada USB-C permite a recarga de celulares, posicionada nas proximidades do painel de instrumentos, que é em “Blackout” e dotado de indicador de marcha engatada, hodômetro total, parcial A e B e computador de bordo, com indicações de nível do combustível, consumo médio e autonomia restante. O display “Blackout” permite a regulagem da intensidade da iluminação em cinco níveis.

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Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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