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Evolução da espécie

            No IAA Transportation 2024, em Hanover, na Alemanha, a holandesa DAF apresentou os caminhões pesados XG+, XG, XF e XD com motores Paccar aprimorados e outras novidades tecnológicas com foco na redução do consumo de combustível. Os Paccar MX-11 e MX-13 funcionam agora em ciclo Miller, no qual a válvula de admissão fica aberta por mais tempo, reduzindo a compressão da mistura no cilindro, o que é compensado pelo turbocompressor para aumentar a eficiência e economizar combustível. A DAF é a primeira fabricante a introduzir essa arquitetura em motores a diesel com mais de 10,0 litros. Os motores Paccar receberam ainda bombas de refrigeração de acionamento duplo e compressores de ar de dois cilindros, além de um sistema de injeção de combustível de terceira geração. A transmissão é uma ZF Traxon automatizada, de 12 marchas. Outra novidade é que os novos caminhões têm câmeras de vídeo no lugar dos retrovisores externos. As imagens da traseira do veículo são transmitidas em duas telas horizontais, uma de cada lado da cabine. A solução reduz o arrasto aerodinâmico do caminhão. Não se sabe quando as novidades chegarão aos DAF “made in Brazil”, fabricados na cidade paranaense de Ponta Grossa.

Solução caseira

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        A Volvo inicia o uso, em caráter experimental, de caminhões elétricos com zero emissões na logística de seu complexo industrial em Curitiba (PR) para o abastecimento de vários componentes nas linhas de produção. A iniciativa traz uma redução de 738 toneladas de emissões de CO2 por ano, dentro do compromisso da marca com a descarbonização nos transportes e nas suas próprias operações de manufatura. Realizada pelas transportadoras Ritmo Logística e TLog, a operação é executada por dez caminhões FM Electric, em rotas no Paraná e em Santa Catarina até a fábrica da Volvo. Os caminhões FM Electric que abastecem a produção da Volvo rodam até 380 quilômetros por dia, em viagens de ida e volta entre os fornecedores e a fábrica. A recarga das baterias é feita nos intervalos e após a jornada diária. Em 2019, a Volvo foi a primeira entre as fabricantes tradicionais a oferecer caminhões 100% elétricos na Europa. De lá para cá, a oferta se expandiu para outros continentes. Atualmente, há 4.200 caminhões elétricos Volvo em operação em 48 países.

No “delivery” de automóveis

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        Já estão em serviço os 12 novos Volkswagen Delivery 11.180 adquiridos pela BRLogis, transportadora especializada no segmento de guinchos e plataformas de curtas e médias distâncias, atuando em todo o território nacional e em seis países do Mercosul. A empresa conta agora com 37 caminhões, sendo 36 da marca alemã, divididos em modelos Contellation 19.360, 25.360 e Delivery 11.180. Com a nova aquisição, a BRLogis chega a 98% de caminhões Volkswagen em sua frota. O Delivery 11.180, o caminhão médio mais vendido no mercado brasileiro, se destaca por ser o veículo com a maior capacidade de carga do seu segmento, com PBT de 10.800 quilos. O modelo é equipado com motor de 180 cavalos e 61,1 kgfm e conta com ar-condicionado, trio-elétrico, rádio com Bluetooth, banco do motorista com suspensão pneumática e revestimentos em couro sintético de série.

Quando a casa vai

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Maior feira da América Latina dedicada a empresas e apaixonados por campismo e caravanismo, a oitava Expo Motorhome será realizada de 13 a 17 de novembro em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, no Paraná.  Em uma área de 23 mil metros quadrados do Expotrade, os 150 expositores farão demonstrações de motorhomes, trailers, minitrailers, campers, veículos de recreação em geral, barracas e acessórios. O evento terá ainda o primeiro “Fórum de Campismo e Caravanismo do Mercosul”, um espaço para discussão e formulação de políticas públicas, troca de ideias, experiências, produção científica e práticas sobre a atividade do turismo em veículos recreativos. Muitos expositores e visitantes de vários Estados e seis países se deslocarão ao Expo Motorhome em seus próprios veículos, permanecendo acampados em uma área localizada a dois quilômetros do local da feira, que oferece toda a infraestrutura necessária. A expectativa é receber cerca de 800 veículos e mais de 70 barracas. Para comodidade dos campistas, haverá “transfer” durante todo o evento. Informações adicionais estão no site www.expomotorhome.com

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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