O último PGR
O empresário gaúcho Marcelo Hermes, 43 anos, da transportadora M.Hermes, da cidade de Carazinho, foi convidado pela concessionária Casa Scania Brasdiesel para um “almoço de negócios” na sede brasileira da marca sueca, no ABC Paulista. Sem desconfiar, pois havia acabado de adquirir quatro caminhões da marca, o empresário embarcou para São Paulo. Após o almoço, o cliente foi convidado para uma visita à fábrica. Inesperadamente, foi informado que seria o dono do último veículo das Séries P, G e R fabricado no país por Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil e Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America. “Fiquei impressionado com a média de consumo de combustível dos caminhões da Scania e comecei um processo de mudança da frota. De 5%, no início, a média de economia em comparação com a concorrência subiu para os atuais 15%”, revela o empresário. O último caminhão da atual gama P, G e R do mundo foi um R450. A linha saiu de cena no Brasil 10 anos depois de seu lançamento. Desde 1957, a Scania já vendeu cerca de 264 mil caminhões no Brasil. Desse total, 112.372 unidades (volume até novembro de 2018) foram de veículos das Séries P, G e R. A partir de fevereiro, começam a ser entregues os caminhões da Nova Geração Scania, dois anos após a estreia na Europa.
Eletrificação em marcha
Com a entrega da primeira Freightliner eM2 totalmente elétrica, a Daimler Trucks inicia testes diários de operação de e-trucks de serviço pesado e médio nos Estados Unidos. A Daimler Trucks North America (DTNA), subsidiária da Daimler, entregou no final de dezembro a primeira frota de serviços médios Freightliner eM2 ao cliente norte-americano Penske Truck Leasing Corporation, em Los Angeles. A Penske operará o caminhão elétrico no tráfego local de distribuição no Noroeste do Pacífico e na Califórnia. No decorrer de 2019, a Penske receberá no total 20 caminhões Freightliner totalmente elétricos: 10 eM2 de serviço médio e 10 eCascadia para transporte pesado. No total, a frota de inovação da Freightliner incluirá 30 veículos. A produção em série dos modelos Freightliner elétricos está prevista para 2021.
Negócios na Colômbia
A Volvo Bus vendeu 10 ônibus articulados para operar no BRT de Pereira, cidade pertencente ao eixo cafeeiro colombiano, a 360 quilômetros da capital Bogotá. Os ônibus são do modelo B340M, com caixa de câmbio automática, motorização Euro V, freios a disco e também saem de fábrica com uma série de outros atributos, como o Fleet Management, o software de gestão de frota da marca. Os veículos foram adquiridos pela Transportes Del Otún, empresa que venceu a última licitação oferecida pelo município. Com 18 metros de comprimento e capacidade para 160 passageiros, eles rodarão em todas as três rotas do Megabus, o nome do BRT de Pereira. Os ônibus foram produzidos na fábrica da Volvo de Curitiba e encarroçados pela Busscar Colômbia. “É o produto ideal para cidades de médio e de grande portes que precisam de veículos de grande capacidade para atender a demanda crescente de passageiros”, diz André Marques, diretor geral da Volvo Bus Colômbia. Pereira tem uma economia em expansão, com uma população de cerca de 500 mil habitantes na zona urbana e em torno de 1 milhão de habitantes na região metropolitana. Com esse negócio, a Volvo soma cerca de 50 ônibus em Pereira. Recentemente, a marca sueca vendeu 700 ônibus na Colômbia, na que foi considerada a maior negociação da década. Foram 402 biarticulados e 298 articulados para a renovação da frota da capital da Colômbia.
Do Caribe
A Mercedes-Benz do Brasil acaba de fazer sua primeira venda de caminhões para o Haiti. Das 20 unidades comercializadas para o país caribenho, 15 unidades já foram entregues e as cinco restantes deverão ser embarcadas ainda em janeiro. São 10 caminhões Atego 1725 para a Frecher Lokal, responsável pela distribuição de água potável, dois Atego 1418 para a Agrimex, exportadora de frutas, três modelos do Atego 1725, dois Axor 1933 e três Axor 2831 para a Brana, distribuidora de bebidas da Heineken. “Estamos conquistando mais um novo mercado no Caribe, aproveitando oportunidades para expandir as exportações da Mercedes-Benz do Brasil”, comemora Marcio Querichelli, diretor geral do Regional Center Daimler Latina Caminhões e Ônibus. A Mercedes-Benz do Brasil, maior fabricante de veículos comerciais da América Latina, é a maior exportadora de caminhões e ônibus do país. Atualmente, a empresa exporta caminhões e ônibus para cerca de 50 países da América Latina, África, do Oriente Médio, da Ásia e Oceania.