Agência AutoMotrix

Após cinco anos de queda nas vendas, o mercado automotivo brasileiro reagiu de fato em 2018. As vendas cresceram mês a mês e, pela projeção feita pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), serão mais de 14% de aumento no volume anual de emplacamentos. Com isso, o ano fecharia com cerca de 2,5 milhões de automóveis e comerciais leves emplacados. No embalo desse crescimento, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em novembro, refletiu um indisfarçável clima de otimismo, com destaques para os carros elétricos e híbridos e para a proliferação dos utilitários esportivos. Na abertura do Salão, o Rota 2030, o programa de incentivos a montadoras e sucessor do Inovar Auto, foi finalmente sancionado pela Presidência da República.

Pelos principais lançamentos de automóveis que marcaram o ano de 2018, é possível depreender as expectativas e as estratégias de cada fabricante. Essas estreias de modelos e reestilizações permitem entender para que direção apontou o mercado automotivo brasileiro neste ano e até vislumbrar 2019.

 

Principais lançamentos automóveis no Brasil em 2018

Volkswagen Virtus

: Luiza Kreitlon/Agência AutoMotrix

O sedã compacto Virtus foi lançado em janeiro, construído sobre a mesma plataforma do Polo, a modular MQB, e produzido na fábrica Anchieta, na região do ABC Paulista. O Brasil foi o primeiro a comercializar o Virtus, que chegou às concessionárias imediatamente após ser apresentado, em três versões: a 1.6 MSI com câmbio manual de 5 marchas a R$ 59.990, a Comfortline 200 TSI (R$ 73.490) e Highline 200 TSI (R$ 79.990) equipadas com o motor tricilíndrico e transmissão automática de 6 velocidades. O Virtus teve até novembro 37.394 unidades vendidas e uma média de 3.800 mensais.

Fiat Cronos

: Luiza Kreitlon/Agência AutoMotrix

A resposta da Fiat ao Virtus veio em seguida, em fevereiro, com o lançamento do Cronos, produzido na Argentina. O três volumes compacto da marca italiana vem com a versão de entrada 1.3 com câmbio manual de 5 velocidades a R$ 53.990, a Drive 1.3 com o motor Firefly de 109 cavalos e transmissão manual ou automatizada a R$ 55.990, a Drive 1.3 GSR com a evolução do câmbio Dualogic, chamada de GSR, a R$ 60.990, a Precision 1.8 com transmissão manual e motor com 139 cavalos a R$ 62.990 e a topo de linha Precision 1.8 com câmbio automático Aisin de 6 velocidades a R$ 69.990. O Cronos teve até novembro 26.658 unidades vendidas, com média mensal de 2.300.

Chery Tiggo 2

Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix

Primeiro modelo da aliança Caoa Chery, o Tiggo 2 foi lançado no Brasil em março, produzido na fábrica de Jacareí, interior de São Paulo. Considerado como um SUV pela marca chinesa, o Tiggo 2 é equipado com motor 1.5 bicombustível com 115 cavalos e câmbio manual de 5 velocidades, com preços a partir de R$ 59.990. Ainda neste ano, o carro ganhou uma transmissão automática de 4 marchas, já utilizada no Toyota Etios, a R$ 66.990. O Tiggo 2 vendeu até novembro 4.360 unidades no Brasil, com média de 850 por mês.

Toyota Yaris

Divulgação

A Toyota apresentou em junho o Yaris, tanto na versão hatch, que utiliza os motores 1.3 (101 cavalos de potência com etanol) e 1.5 (110 cavalos com o mesmo combustível), quanto na sedã, exclusivamente com o propulsor 1.5. Apenas as configurações de entrada são equipadas com transmissão manual de 6 velocidades. As demais utilizam o câmbio automático de 4 marchas. Todo o “powertrain” do Yaris vem da família Etios. Os preços do novo compacto da Toyota variam de R$ 59.590 e a R$ 79.990. Até novembro, a versão hatch teve 15.774 unidades vendidas (média mensal de 2.500), enquanto a sedã teve 10.548 emplacamentos (média de 2.400).

Ford Mustang

 : Luiza Kreitlon/Agência AutoMotrix

O Ford Mustang começou a ser vendido no Brasil em abril, apenas na versão GT, equipada com motor 5.0 V8 aspirado, chamado pela fabricante de Coyote, com 466 cavalos de potência associado ao câmbio automático de 10 velocidades, com modo de acionamento manual por meio de “paddle shifts” no volante. O “muscle car” vindo dos Estados Unidos tem preço sugerido de R$ 299.900. Neste ano até novembro, o Mustang teve 928 unidades vendidas no país, com média mensal de 30 carros.

Nova Chevrolet Spin

: Luiza Kreitlon/Agência AutoMotrix

Reestilizada em julho, a minivan da Chevrolet ficou com um design bem mais moderno, mas manteve o motor 1.8 Eco 8V de 111 cavalos, associado à transmissão manual ou automática, ambas de 6 velocidades. A topo de linha da Spin é a configuração “aventureira” Active7, para até sete pessoas a bordo e terceira fila de bancos colocada sobre trilho. O modelo que substituiu a um só tempo a Zafira e a Meriva, em 2012, tem as versões LS manual a R$ 63.990, a LT manual a R$ 68.890, a LT automática a R$ 69.990, a LTZ mecânica a R$ 78.490, a LTZ automática a R$ 81.990, a Active automática para cinco pessoas a R$ 79.990 e a topo de linha Active7 automática a R$ 83.490. A Spin vendeu até novembro deste ano 21.997 unidades, com média mensal de 2 mil minivans.

Novo Ford Ka

: Luiza Kreitlon/Agência AutoMotrix

Com um “facelift” no visual – para-choques, faróis e lanternas – o Ford Ka 2019 foi apresentado em julho. A principal mudança no subcompacto estão nas versões equipadas com o novo motor 1.5 de três cilindros, associado ao câmbio automático de 6 velocidades. Complementando as novidades no conjunto mecânico, a Ford passou a disponibilizar uma nova transmissão manual de 5 marchas. Os preços do Ka 2019 são de R$ 45.490 na S 1.0 hatch manual, de R$ 45.990 na SE 1.0 hatch manual, de R$ 49.990 na SE 1.0 sedã manual, de R$ 51.990 na SE 1.5 hatch manual, de R$ 55.490 na SE 1.5 sedã manual, de R$ 56.490 na SE 1.5 hatch automática, de R$ 59.990 na SE 1.5 sedã automática, até chegar às topo de linha Titanium hatch 1.5 automática a R$ 68.990 e Titanium sedã 1.5 automática a R$ 70.990. Até novembro, o Ka teve 94.752 unidades vendidas, com média mensal de 8.800.

Novo Volkswagen Gol

 : Luiza Kreitlon/Agência AutoMotrix

O veterano compacto da Volkswagen, que já foi líder de vendas por 27 anos seguidos, recebeu um “facelift” no final de julho. Por coincidência, ou não, o modelo da fabricante alemã voltou a figurar entre os primeiros lugares dos mais vendidos nos meses finais do ano, após a repaginação. A maior novidade do Gol na linha 2019 é a implantação do motor 1.6 MSI (turbo) de 150 cavalos. O hatch da VW ficou também mais espaçoso, ganhando 10,5 centímetros no entre-eixos. O Gol custa de R$ 34.890 na versão Tredline 1.0 com câmbio manual a R$ 51.990 na 1.6 com transmissão automatizada i-Motion. O carro da VW vendeu até novembro 70.340 unidades, com média mensal de 8.800 exemplares.

Novo Volvo XC60

: Daniel Dias/Agência AutoMotrix

O XC60 2019 chegou às concessionárias em agosto com algumas mudanças em relação ao modelo anterior. As principais são a introdução do controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e da direção com condução semiautônoma como itens de série. Com motor 2.0 turbo de 254 cavalos de potência e câmbio automático de 8 velocidades, a T5 Momentum custa R$ 269.950, a D5 Momentum, R$ 275.950 e a T8 Hybrid, R$ 299.950. Até novembro, a família XC60 teve 2.648 unidades vendidas no país, com média mensal de 340 exemplares.

Citroën Cactus

Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix

Lançado na Europa em 2014, o SUV chegou totalmente remodelado às concessionárias europeias este ano – e é esse design que foi adotado no modelo produzido na fábrica da PSA Peugeot Citroën em Porto Real, no Sul do Estado do Rio de Janeiro. Lançado no Brasil em setembro, em três versões de acabamento – Live, Feel e Shine – e com extensa lista de equipamentos de série, o C4 Cactus tem seis versões e uma ampla faixa de preços, de R$ 68.990 da Live manual aos R$ 98.990 da Shine Pack Turbo THP automática. São duas opções de motor, ambas de 1,6 litro, com 173 cavalos na mais potente, a topo de linha Shine, acoplado a uma caixa de câmbio automática sequencial de 6 marchas. O C4 Cactus, até novembro, vendeu 2.201 unidades. Como foram apenas dois meses cheios de vendas, a média foi de 1.150 unidades.

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