Mercedes-Benz Vito 119 Tourer Luxo 7+1

A terceira geração do furgão médio Vito chegou ao Brasil no final de 2015. O lançamento fez parte da estratégia da Mercedes-Benz para expandir sua participação no mercado de comerciais leves, no qual a marca da estrela de três pontas atuava há tempos apenas com o Sprinter. As medidas compactas do Vito – 5,14 metros de comprimento, 2,25 metros de largura (incluindo retrovisores), 3,20 metros de distância entre-eixos e 1,91 metro de altura – colocaram a Mercedes na briga do segmento das vans menores, que anda um tanto “órfão” no Brasil desde que a Kombi deixou de ser produzida pela Volkswagen. Por ter PBT menor que 3.500 quilos, o Vito se inclui na categoria das vans que podem ser dirigidas por motoristas habilitados na categoria “B”, ao contrário das vans maiores de 3.500 quilos, que exigem categoria “C”. É um segmento que está em expansão, com alguns lançamentos recentes, como o Iveco Daily City.

Mercedes-Benz Vito 119 Tourer Luxo 7+1

A versão topo de linha do Vito é a Tourer 119 Luxo 7+1, para transporte de até sete passageiros, mais o motorista. É movida por um motor de quatro cilindros 2.0 turbo flex de 184 cavalos e torque de 30,6 kgfm acoplado a um câmbio manual de 6 marchas, de série em todas as versões. Os bancos são revestidos em courino e contam com inclinação individual. A van vem de série com ar-condicionado de duas zonas, vidros elétricos, sistema de som com USB e Bluetooth integrado ao volante multifuncional, coluna de direção ajustável, porta corrediça com mola de impulso para facilitar o fechamento, rodas de liga leve de 16 polegadas (ou 17, opcional), controle de estabilidade e assistente de rampa, assentos com encosto reclináveis para passageiros, banco para motorista e acompanhante com regulagem de altura, profundidade e inclinação do encosto. São 690 litros no bagageiro, mesmo com os oito bancos em uso.

O Vito incorpora ainda tecnologias como sistemas de monitoramento de cansaço – Attention Assist –, de assistência de partida em rampa – Hill Start Assist – e de assistência em caso de ventos laterais – Crosswind Assist. Além deles, o Vito traz o controle eletrônico de estabilidade ESP – que inclui ABS, sistema de controle de tração, servofreio de emergência e sistema de distribuição eletrônica da força de frenagem. A direção eletricamente assistida é de série. O Vito vem com luzes de freio adaptativas, que entram em ação e piscam em ritmo acelerado para alertar os veículos de trás. Há airbags frontais, cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça ajustáveis em altura em todos os bancos. Em quatro assentos, é possível prender as cadeiras de criança com fixações Isofix.

Mercedes-Benz Vito 119 Tourer Luxo 7+1

Quem trabalha com transporte executivo pode ver no Vito uma nova opção para o uso comercial, mas famílias numerosas também podem se interessar por esse veículo produzido em Gonzales Catan, na Argentina. A versão Tourer 119 Luxo 7+1 é oferecida apenas nas concessionárias de caminhões da Mercedes-Benz, com preço sugerido de R$ 162 mil.

 

Primeiras impressões

Furgão familiar

Mercedes-Benz Vito 119 Tourer Luxo 7+1

São Bernardo do Campo/SP – As dimensões do Vito são bastante semelhantes às das picapes médias de cabine dupla. Motoristas de carros comuns precisam de pouco tempo ao volante para se acostumar. Achar uma boa posição para dirigir o Vito Tourer 119 Luxo é fácil. Há regulagens de altura do banco e de altura e profundidade da coluna de direção. A visibilidade é favorecida pela ampla área envidraçada. A direção elétrica de série, que varia a assistência de acordo com a velocidade, facilita bastante as manobras de estacionamento. Os seis bancos de passageiros são removíveis, o que permite flexibilidade de utilização – se necessário, é possível aumentar o espaço disponível para transporte de bagagens.

Mercedes-Benz Vito 119 Tourer Luxo 7+1

Em termos de desempenho dinâmico, o motor 2.0 turbo flex dá conta do recado, sem deixar nada a desejar. No trânsito urbano de São Bernardo do Campo, o furgão se mostrou agradável e descomplicado de dirigir. As mais de duas toneladas do veículo parecem absolutamente imperceptíveis. O bom torque de 30,6 kgfm ajuda a acelerar facilmente e pode ser bem rentabilizado com a utilização correta do câmbio de 6 marchas, que tem engates precisos. Dá para circular com desembaraço pela cidade e encarar com conforto as estradas. Para os que buscam ainda mais conforto, faz falta uma versão com transmissão automática, aguardada desde o lançamento, em 2015. Outra coisa que faz falta ao Vito Tourer 119 Luxo é um sensor de estacionamento ou câmera de ré, que não é disponível nem como opcional. Pode ser complicado colocar um utilitário de 5,14 metros em uma vaga comum.

Mercedes-Benz Vito 119 Tourer Luxo 7+1

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