Vento do Oriente
Fundada em 2022, a startup chinesa Windrose quer fabricar seus caminhões elétricos também nos Estados Unidos. E a construção da linha de produção norte-americana da marca, no Estado da Geórgia, deve começar em 2025. A nova unidade industrial produzirá os chassis e outras peças dos caminhões elétricos da marca chinesa. O caminhão pesado elétrico da Windrose, que chega este mês ao mercado chinês, substitui os retrovisores externos por um sistema de câmeras e telas e utiliza pacote de baterias com capacidade de 700 kWh, com autonomia estimada em 670 quilômetros, podendo transportar 49 toneladas. A empresa informa que tem 6.400 pedidos em carteira, com a maioria dos clientes nos Estados Unidos. O montante do investimento na fábrica norte-americana não foi revelado. A Windrose planeja ainda iniciar, em 2025, a construção de uma fábrica de caminhões elétricos na Bélgica, com a projeção de produzir globalmente 10 mil caminhões por ano até 2027.
Evolução na suspensão
Desenvolvida no Centro de Desenvolvimento de Produto do Complexo da Sete Lagoas (MG), uma nova suspensão pneumática da Iveco será disponibilizada tanto para o caminhão pesado S-Way quanto para o chassi de ônibus Bus 17-280. No S-Way, a novidade é o opcional nas versões com trações 4×2 e 6×2, com o objetivo de oferecer mais conforto e segurança ao transporte rodoviário de média a longa distância. A suspensão pneumática é uma demanda dos clientes que transportam cargas mais sensíveis aos impactos durante a operação, como eletrônicos, eletrodomésticos, bebidas e cargas vivas. As câmaras de ar Full Air contam com quatro bolsões pneumáticos por eixo e absorvem melhor as irregularidades da pista. A nova suspensão também colabora com a maior segurança com o sistema EBS (Electronic Braking System) e o pacote ADAS (Advanced Driver Assistance Systems). A capacidade de ajuste da altura para engate e desengate do semirreboque diretamente da cabine proporciona praticidade na operação e redução do desgaste dos pneus. Já no Bus 17-280, a suspensão pneumática apresentada na Lat.Bus 2024 promete entregar mais conforto ao passageiro, melhor dirigibilidade e economia ao operador. Disponível nas configurações urbano e rodoviário, a tecnologia oferece opcionalmente o sistema “kneeling”, que permite o rebaixamento do veículo para proporcionar mais conforto no acesso dos passageiros. “Com a chegada do Bus 17-280 Suspensão Pneumática, os clientes passam a contar com uma opção de alta capacidade operacional e boa relação custo-benefício, preparada para diferentes configurações, seja qual for a demanda”, afirma Danilo Fetzner, vice-presidente da Iveco Bus para América Latina.
Otimismo coletivo
Maior evento latino-americano de transporte coletivo rodoviário, a Lat.Bus 2024 – realizada de 6 a 8 de agosto em São Paulo –, foi um sucesso de público. Cerca de 20 mil pessoas, entre visitantes, convidados, profissionais do setor e empresas participantes, visitaram os estandes no São Paulo Expo. Além dos produtos e serviços mostrados pelas fabricantes de chassis, carrocerias, peças, acessórios e provedores de tecnologia, a Lat.Bus 2024 se destacou pelos encontros temáticos. O “Seminário da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU)” abordou temas como queda no fluxo de passageiros, tarifa social, governança, tecnologia e eletrificação. E o “Fórum do Transporte Sustentável” discutiu os caminhos para a descarbonização e a contribuição do transporte de passageiros na construção de cidades mais limpas, a ESG na mobilidade urbana e a eletromobilidade no transporte de passageiros.
Mobilidade no radar
Durante a Lat.Bus 2024 – realizada de 6 a 8 de agosto em São Paulo –, a Parceria Zebra (Zero Emission Bus Rapid-deployment Accelerator ou acelerador de implantação rápida de ônibus de emissão Zero) lançou uma atualização da plataforma E-Bus Radar. Lançada em 2019, a plataforma, resultado da colaboração entre a C40 Cities (entidade que conecta quase cem das principais cidades do mundo comprometidas em criar um futuro mais sustentável) e o Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT), foi desenvolvida com o objetivo de monitorar as frotas de ônibus elétricos em operação nas cidades latino-americanas. Promove ainda a transparência de dados e quantifica as emissões de CO2 evitadas graças à operação desses veículos. Atualmente, a plataforma já mapeou mais de 5.700 ônibus elétricos em 41 cidades de 12 países da América Latina. “Desde seu lançamento, a plataforma E-Bus Radar tem se estabelecido como referência regional para fornecer dados transparentes e acessíveis que destaquem a liderança das cidades da América Latina na descarbonização das frotas de ônibus, inspirando outras municipalidades a adotarem soluções de transporte mais limpas e eficientes”, avalia Thomas Maltese, gerente-sênior da Parceria Zebra na C40 Cities. Mais informações sobre a Parceria Zebra e a plataforma E-bus Radar estão disponíveis no site www.ebusradar.org.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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