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Vento do Oriente

            Fundada em 2022, a startup chinesa Windrose quer fabricar seus caminhões elétricos também nos Estados Unidos. E a construção da linha de produção norte-americana da marca, no Estado da Geórgia, deve começar em 2025. A nova unidade industrial produzirá os chassis e outras peças dos caminhões elétricos da marca chinesa. O caminhão pesado elétrico da Windrose, que chega este mês ao mercado chinês, substitui os retrovisores externos por um sistema de câmeras e telas e utiliza pacote de baterias com capacidade de 700 kWh, com autonomia estimada em 670 quilômetros, podendo transportar 49 toneladas. A empresa informa que tem 6.400 pedidos em carteira, com a maioria dos clientes nos Estados Unidos. O montante do investimento na fábrica norte-americana não foi revelado. A Windrose planeja ainda iniciar, em 2025, a construção de uma fábrica de caminhões elétricos na Bélgica, com a projeção de produzir globalmente 10 mil caminhões por ano até 2027.

Evolução na suspensão

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        Desenvolvida no Centro de Desenvolvimento de Produto do Complexo da Sete Lagoas (MG), uma nova suspensão pneumática da Iveco será disponibilizada tanto para o caminhão pesado S-Way quanto para o chassi de ônibus Bus 17-280. No S-Way, a novidade é o opcional nas versões com trações 4×2 e 6×2, com o objetivo de oferecer mais conforto e segurança ao transporte rodoviário de média a longa distância. A suspensão pneumática é uma demanda dos clientes que transportam cargas mais sensíveis aos impactos durante a operação, como eletrônicos, eletrodomésticos, bebidas e cargas vivas. As câmaras de ar Full Air contam com quatro bolsões pneumáticos por eixo e absorvem melhor as irregularidades da pista. A nova suspensão também colabora com a maior segurança com o sistema EBS (Electronic Braking System) e o pacote ADAS (Advanced Driver Assistance Systems). A capacidade de ajuste da altura para engate e desengate do semirreboque diretamente da cabine proporciona praticidade na operação e redução do desgaste dos pneus. Já no Bus 17-280, a suspensão pneumática apresentada na Lat.Bus 2024 promete entregar mais conforto ao passageiro, melhor dirigibilidade e economia ao operador. Disponível nas configurações urbano e rodoviário, a tecnologia oferece opcionalmente o sistema “kneeling”, que permite o rebaixamento do veículo para proporcionar mais conforto no acesso dos passageiros. “Com a chegada do Bus 17-280 Suspensão Pneumática, os clientes passam a contar com uma opção de alta capacidade operacional e boa relação custo-benefício, preparada para diferentes configurações, seja qual for a demanda”, afirma Danilo Fetzner, vice-presidente da Iveco Bus para América Latina.

Otimismo coletivo

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        Maior evento latino-americano de transporte coletivo rodoviário, a Lat.Bus 2024 – realizada de 6 a 8 de agosto em São Paulo –, foi um sucesso de público. Cerca de 20 mil pessoas, entre visitantes, convidados, profissionais do setor e empresas participantes, visitaram os estandes no São Paulo Expo. Além dos produtos e serviços mostrados pelas fabricantes de chassis, carrocerias, peças, acessórios e provedores de tecnologia, a Lat.Bus 2024 se destacou pelos encontros temáticos. O “Seminário da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU)” abordou temas como queda no fluxo de passageiros, tarifa social, governança, tecnologia e eletrificação. E o “Fórum do Transporte Sustentável” discutiu os caminhos para a descarbonização e a contribuição do transporte de passageiros na construção de cidades mais limpas, a ESG na mobilidade urbana e a eletromobilidade no transporte de passageiros.

Mobilidade no radar

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        Durante a Lat.Bus 2024 – realizada de 6 a 8 de agosto em São Paulo –, a Parceria Zebra (Zero Emission Bus Rapid-deployment Accelerator ou acelerador de implantação rápida de ônibus de emissão Zero) lançou uma atualização da plataforma E-Bus Radar. Lançada em 2019, a plataforma, resultado da colaboração entre a C40 Cities (entidade que conecta quase cem das principais cidades do mundo comprometidas em criar um futuro mais sustentável) e o Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT), foi desenvolvida com o objetivo de monitorar as frotas de ônibus elétricos em operação nas cidades latino-americanas. Promove ainda a transparência de dados e quantifica as emissões de CO2 evitadas graças à operação desses veículos. Atualmente, a plataforma já mapeou mais de 5.700 ônibus elétricos em 41 cidades de 12 países da América Latina. “Desde seu lançamento, a plataforma E-Bus Radar tem se estabelecido como referência regional para fornecer dados transparentes e acessíveis que destaquem a liderança das cidades da América Latina na descarbonização das frotas de ônibus, inspirando outras municipalidades a adotarem soluções de transporte mais limpas e eficientes”, avalia Thomas Maltese, gerente-sênior da Parceria Zebra na C40 Cities. Mais informações sobre a Parceria Zebra e a plataforma E-bus Radar estão disponíveis no site www.ebusradar.org.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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