A Stellantis apresentou simultaneamente as linhas 2025 dos furgões Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert. Os três modelos compartilham a plataforma EMP2, motores a diesel e carroceria e chegam aos principais mercados sul-americanos com um visual renovado e mais conectados. A proposta dos três Veículos Urbanos Leves (VULs) é oferecer versatilidade para atender aos mais diferentes tipos de negócios e clientes. Para isso, passaram por uma renovação para incorporar mais segurança, tecnologia, eficiência e acessibilidade. Os três modelos agora oferecem serviços conectados de gestão de frotas e recuperação veicular, para ampliar a rentabilidade e a segurança do cliente. Os novos Scudo, Jumpy e Expert podem ser convertidos em veículos de passeio de sete lugares, minibus de dez lugares, ambulância, refrigerado, serviços logísticos, oficina móvel, transporte de pessoas com necessidades especiais e até motorhome. Citroën, Fiat e Peugeot oferecem as linhas 2025 de Jumpy, Scudo e Expert em duas versões: Cargo (R$ 211.990) e Vitré/Multi (R$ 217.990), com garantia de três anos.
Os novos Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert passam a adotar a atual identidade visual de suas respectivas marcas. Os três contam com novos para-choques frontais, faróis reformulados e grade do radiador redesenhada. As robustas rodas de aço estampado de 16 polegadas receberam novas coberturas plásticas, enquanto a traseira adota uma nova logotipia aplicada nas portas duplas. Os novos furgões são equipados com o mesmo motor 1.5 HDi turbodiesel de 120 cavalos e 30,6 kgfm. Com entrega de torque em uma ampla faixa de rotações, o motor é controlado por um câmbio de 6 marchas, com alavanca próxima do motorista. A arquitetura monobloco da plataforma EMP2 inclui suspensão independente nas quatro rodas. Os novos Jumpy, Scudo e Expert podem carregar quase 1,5 tonelada de peso, com um baú de carga de 6,1 metros cúbicos e acesso facilitado por uma porta lateral corrediça e duas traseiras com abertura de 180 graus. O PBT (Peso Bruto Total) de 3.212 quilos, na configuração cargo, permite que qualquer condutor habilitado na categoria B, a mesma de carros de passeio, possa dirigir os novos furgões da Stellantis. E eles não são impactados pelas restrições de circulação de veículos pesados em grandes centros. Esses atributos se somam à carroceria compacta, com 2,01 metros de largura (retrovisores rebatidos) e 1,97 metro de altura, permitindo a entrada em garagens subterrâneas e outros locais inacessíveis para veículos maiores. Trazem ainda uma nova estrutura nas portas, novo trilho da porta lateral e reforços estruturais na carroceria.
Dentro da cabine de cada utilitário, o painel 100% digital foi inteiramente atualizado. O novo volante, com assistência elétrica, foi projetado pensando em conforto ao dirigir e facilidade de resposta. Nele, estão concentrados os comandos do sistema de som e do limitador e do controlador de velocidade. O quadro de instrumentos é digital e customizável, podendo mostrar informações conforme a necessidade do motorista. O console central adota saídas do ar-condicionado reposicionadas para otimizar a refrigeração da cabine para até três pessoas, com um novo compartimento acima do câmbio para o armazenamento de objetos de diferentes medidas. No topo, recebe um rádio com tela sensível ao toque de 5 polegadas, Bluetooth e conector USB para recarga de celular e transferência de dados. A cabine reúne compartimentos que, somados, totalizam mais de 41 litros de volume útil de armazenamento, incluindo um amplo porta-objetos sob o banco dos passageiros. A capacidade de manobra foi aumentada com a adição da direção com assistência elétrica e há sensores de estacionamento traseiros de série. A lista de equipamentos inclui controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa (também em marcha a ré), vidros, travas e retrovisores elétricos, sensor crepuscular e de chuva, luzes de rodagem diurnas (DRL) e faróis de neblina, além de airbags frontais para os três ocupantes.
O sistema de conectividade é uma das novidades dos utilitários, com uma ferramenta exclusiva de gestão e monitoramento de frota. O Connect Fleet (Citroën), o My Peugeot Pro (Peugeot) e o Connect/Me – Gestão de Frotas (Fiat) fazem o controle das frotas ser por um aplicativo em que o cliente pode monitorar (vários parâmetros do veículo à distância, como quilometragem rodada, alertas de localização e partida, rastreamento e velocidade. Com essas informações, o operador pode gerar relatórios, que podem incluir até telemetria (aceleração, frenagem e curvas), com redução do custo de operação. O sistema de rastreamento também permite a criação de cercas eletrônicas, com avisos e alertas automáticos quando o veículo sai do perímetro pré-estabelecido. O sistema oferece ainda a opção de recuperação veicular em caso de furto ou roubo. Promocionalmente, os três aplicativos de gestão de frota são oferecidos gratuitamente por um período de 12 meses.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: