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Com a nova Panigale V4, a Ducati pretende ultrapassar os limites das motos superesportivas de estrada. Nascida da evolução da moto que venceu o Campeonato do Mundo de Superbike por dois anos seguidos, a nova Panigale V4 foi repensada em termos de design, base técnica e ergonomia. Um desenvolvimento que aproveita os benefícios decorrentes da evolução dos pneus, da aerodinâmica e da eletrônica, graças também à experiência da Ducati Corse, a divisão de motovelocidade da marca italiana. A busca incessante por desempenho, típica do mundo das competições, influenciou a evolução do design das motocicletas. Na nova Panigale V4, estilo e tecnologia fundem-se com o objetivo de melhorar o desempenho. “A missão da Ducati é enriquecer a vida das pessoas por meio de motos tecnologicamente sofisticadas e caracterizadas pela beleza sensual. Poucas motos como a nova Panigale V4, a sétima geração das Ducati Superbikes, cumprem essa missão”, explicou Claudio Domenicali, CEO da Ducati, ao apresentar a moto durante a Ducati World Première. Disponível na cor Ducati Red com quadro Urban Grey e aros pretos, a nova Panigale V4, oferecida na configuração monoposto com kit de passageiro disponível como acessório, chegará às concessionárias europeias em setembro. Não há informação sobre a vinda do modelo ao Brasil

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            O motor, o Desmosedici Stradale, se deriva da moto da Ducati utilizada na MotoGP. É um V4 de 90 graus com distribuição desmodrômica, eixo contrarrotativo e sincronização Twin Pulse. No Desmosedici Stradale da nova Panigale V4, o diagrama de distribuição foi revisto, com cames com perfil diferente e maior nível de elevação. O alternador e a bomba de óleo são os mesmos montados na Panigale V4 R, enquanto o tambor da caixa de velocidades é o da Superleggera V4. As buzinas de admissão de comprimento variável apresentam maior excursão, com 25 milímetros na configuração curta e 80 milímetros, na longa. O motor Desmosedici Stradale, homologado Euro5+, entrega 216 cavalos às 13.500 rpm e um torque máximo de 12,3 kgfm à 11.250 rpm. Ao adotar o escapamento de competição Ducati Performance da Akrapovič, a potência máxima sobe para 228 cavalos.

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            A nova Panigale V4 é uma moto que busca permitir a quem a conduz experimentar as sensações de um piloto profissional graças a soluções e tecnologias eletrônicas inéditas, como o motor V4 com distribuição desmodrômica e eixo contrarrotativo ou chassi e eletrônica mais próximos dos GPs oficiais da Desmosedici. A nova Panigale V4 S pesa apenas 187 quilos, menos dois que o modelo anterior, e ganha 0,5 cavalo. A relação peso/potência fica em 1,15 cv/kg. Para desenhar a nova Panigale V4, o Centro Stile Ducati inspirou-se na lendária 916. A nova carenagem reduz a resistência aerodinâmica em 4% e protege mais o piloto em linha reta, mantendo-o em uma espécie de “bolha”. As asas de perfil duplo de alta eficiência estão integradas com as formas da frente, mantendo a contribuição em termos de “downforce” inalterada em comparação ao modelo anterior. Recuar a borda dianteira da carenagem em relação à roda tornou a moto mais ágil nas mudanças de direção em alta velocidade. 

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Na Panigale V4 S, as rodas de liga de alumínio forjado com cinco raios tangenciais, inspiradas nas da Desmosedici GP, pesam apenas 2,95 e 4,15 quilos na dianteira e na traseira, respectivamente. O Quadro Frontal é mais leve (3,47 kg em relação ao 4.2 anterior) e foi remodulado em termos de rigidez em relação ao modelo anterior. A nova Ducati Panigale V4 é a primeira motocicleta do mundo equipada com pinças de freio dianteiro Brembo Hypure. Mais leves (-60 gramas por par) e de maior desempenho, as pinças dispersam de forma mais eficaz o calor gerado pela frenagem, oferecendo um desempenho mais consistente. 

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Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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