Divulgação

Tempestade na lama

A Ford confirmou a chegada da Ranger Storm ao mercado nacional para o próximo ano. Para testar a receptividade do brasileiro, um veículo-conceito foi mostrado no Salão de São Paulo, em novembro. No visual, a Storm se diferencia bastante das configurações “comuns” da picape média e valoriza a faceta “off-road” da Ranger. Por fora, tem pintura em duas cores com grafismos e elementos como alargadores de para-lama, para-choques estilo “lameiro”, rack de teto, snorkel, estribos laterais e capota marítima. A grade do radiador tem o nome Storm em letras gigantescas. A versão é equipada com motor 3.2 a diesel de 200 cavalos de potência associado ao câmbio automático de 6 marchas e destaca ainda a central multimídia Sync, sete airbags, câmera de ré, sensores de estacionamento, piloto automático com limitador de velocidade e controle eletrônico de estabilidade e tração.

Na briga dos sedãs

Divulgação

O novo Caoa Chery Arrizo 5 está sendo oferecido em duas versões, a de entrada RX, com preço de R$ 65.990, e a topo de linha RXT, a R$ 72.990. Para o mercado local, o sedã fabricado na cidade paulista de Jacareí recebeu tecnologia bicombustível. Segundo dados fornecidos pela Caoa Chery, o motor 1.5 turbo desenvolve 150 cavalos de potência abastecido 100% com etanol e 147 cavalos com gasolina e 19,4 kgfm de torque a 5,5 mil rotações em ambos combustíveis. O propulsor trabalha em sintonia com o câmbio automático CVT com 7 marchas simuladas. Traz de série itens como faróis com ajuste elétrico de altura, rodas em liga leve com 16’’, airbags duplo frontal, cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes, controle eletrônico de estabilidade e de tração, freio com ABS e EBD, indicador de pressão e temperatura dos pneus e de portas abertas, revestimento dos bancos em tecido, ar-condicionado eletrônico, câmera traseira para estacionamento, direção elétrica, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, destravamento das portas por sensor de aproximação, acionamento do motor por botão, multimídia de 7 polegadas com espelhamento para Android Auto e Apple Car Play, viva-voz com Bluetooth e entrada USB e computador de bordo com tela de 3,5 polegadas. Na versão RXT, acrescenta moldura cromada nos vidros laterais, rodas de 17″, airbags laterais dianteiros, revestimento dos bancos em couro, banco traseiro com descansa-braço central, porta-copos e teto solar elétrico.

Acesso fácil

Divulgação

As britânicas unidas Jaguar e Land Rover estão desenvolvendo uma tecnologia para permitir a abertura automática das portas de seus veículos na medida em que seu proprietário se aproxima ou faz determinado gesto de comando. O sistema, ainda em fase de testes, foi instalado em um Range Rover Sport e utiliza uma gama completa de sensores de movimento aliado à tecnologia de abertura de portas sem necessidade de chave. Segundo pesquisa, um terço das pessoas com algum tipo de deficiência física relata dificuldades no momento de entrar em seus automóveis, principal meio de transporte utilizado por elas. Já a bordo, esse problema não aparece, pois todos os ocupantes podem fechar as portas do veículo ao simples toque em um botão. Para testar o novo dispositivo, a Jaguar Land Rover está trabalhando com o ex-comandante da Marinha Real Britânica Mark Ormrod. O militar sofreu uma amputação tripla em uma missão ao Afeganistão, que limitou seus movimentos. Atualmente, Ormrod é medalhista de ouro do programa de inclusão Invictus que, por meio do esporte, incentiva oficiais britânicos amputados em guerra a se superarem fisicamente. 

Showroom temático

Divulgação

No badalado bairro de Beverly Hills, em Los Angeles, a concessionária que representa a McLaren Automobiles na Califórnia encomendou a coleção Racing Through the Ages, representando modelos históricos de competição da marca fundada pelo piloto neozelandês Bruce McLaren, em 1966. A coleção tem três motes diferentes: o “Muriwai” celebra as primeiras façanhas de Bruce na Nova Zelândia, o “Papaya Spark” homenageia as vitórias da marca cor de laranja nos anos 60 e 70 e na Fórmula-1 e o “Sarthe Gray” se inspira na vitória em Le Mans de 1995, na única vez em que uma equipe venceu as 24 Horas na corrida de estreia do carro. Cada tema da coleção é representado por um 570S Coupé e Spider, com um total de seis carros.

Operação Valkyrie

Divulgação

Depois de ser exibido no Salão de Genebra do ano passado apenas como conceito e ainda como uma vaga ideia de um dia se tornar realidade, o Aston Martin Valkyrie partirá para a linha de produção em 2019, com uma edição limitada a apenas 175 unidades, todas já vendidas. O hipercarro, concebido pela parceria da marca britânica com a equipe Red Bull da Fórmula-1, será equipado com um motor feito pela Cosworth, marca que ditou o ritmo dos Mundiais dos anos 60 e 70 da principal categoria do automobilismo fornecendo propulsores para as escuderias inglesas, especialmente para a Lotus, a McLaren e a Tyrrell. O motorzão do Valkyrie será um 6.5 V12 aspirado, naturalmente, com incríveis 1.013 cavalos de potência e 75,4 kgfm de torque, podendo chegar a 11.100 rotações por minuto. Toda a estrutura de construção do hiperesportivo será em fibra de carbono, mesmo material utilizado nos carros da Fórmula-1. A atmosfera de competição avança no interior do Valkyrie, com o motorista e o único passageiro sentados como em um Fórmula-1, ou seja, com as pernas dobradas e colocadas acima de suas cinturas. O bólido terá também uma tela no centro do volante e câmeras no lugar dos retrovisores externos.

Mais verde

A Toyota do Brasil anunciou a produção do primeiro veículo híbrido equipado com motor de combustão com tecnologia flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou apenas a eletricidade. O trabalho colocou lado a lado as equipes de engenharia da Toyota Motor Corporation, do Japão, e da Toyota do Brasil, e foi direcionado no sentido de extrair o potencial máximo de cada solução: alta eficiência, baixos níveis de emissões e capacidade de reabsorção dos impactos de gás carbono. A produção do modelo que será equipado com esse motor está prevista para o final de 2019. Desde março deste ano, a Toyota está fazendo vários testes de rodagem com um protótipo híbrido flex no Brasil construído sobre a plataforma de um Prius. A ideia é colocar à prova a durabilidade do carro em diversos tipos de estradas e avaliar o conjunto motor-transmissão quando abastecido com etanol.

Papa-prêmios

Lançado em janeiro deste ano, o Volkswagen Virtus pode não ter sido o campeão de vendas no país, mas é o veículo com a maior quantidade de prêmios, incluindo “Carro do Ano”, da revista “AutoEsporte”; “Melhor Compra” e “Os Eleitos”, da “Quatro Rodas”; “Melhores do Ano”, do “Jornal do Carro” e “Melhor Carro” e “Grande Prêmio Carpress 2018”, do site “Carpress”. O Virtus é um dos primeiros modelos da chamada Nova Volkswagen, que prevê o lançamento de 20 novos produtos no Brasil até 2020. Foi desenvolvido sobre a Estratégia Modular MQB e é oferecido em três versões: MSI, com motor 1.6 MSI e câmbio manual ou automático, Comfortline e Highline, ambas com câmbio automático e o propulsor 200 TSI. O carro de destaca também no quesito segurança, com itens como detector de fadiga, controle eletrônico de estabilidade e frenagem pós-colisão, e recebeu a nota mais alta nos testes de impacto do Latin NCAP (cinco estrelas) tanto pela proteção aos ocupantes adultos quanto às crianças, além de ser certificado com o Advanced Award, por atender aos critérios de proteção a pedestres.

Negócios de ocasião

Com as festas de fim de ano e das férias de verão, um assunto importante entra em pauta: a revisão preventiva do veículo. Para estimular ainda mais seus clientes, a Nissan retoma a campanha “Férias em Dia Nissan”. Até 31 de março, a cada R$ 200 em compras de peças, serviços e acessórios, os clientes ganharão o direito de concorrer a uma Frontier Attack no final da promoção, além de 120 headphones com conexão via Bluetooth, sorteados mensalmente ao longo da campanha. Para participar, é necessário cadastrar a nota fiscal ou recibos das compras no site da promoção (feriasemdianissan.com.br), onde também será possível verificar todas as ofertas disponíveis no período da promoção. Dentre elas, a montadora japonesa ofertará os Kits Instalados dedicados para veículos acima de três anos de uso, acessórios originais e serviços com preços promocionais para toda a linha Nissan.

DEIXE UMA RESPOSTA