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Sinal verde

O sistema de ônibus da capital paulista começa a receber seus primeiros veículos 100% elétricos BYD modelo D9W. Eles fazem parte de um projeto-piloto que envolve abastecimento por energia solar. Com capacidade para transportar 29 pessoas sentadas e 51 em pé, incluindo espaço para cadeirante, os ônibus são movidos a bateria de ferro-lítio, com autonomia de 250 quilômetros. Os três primeiros veículos que comporão o projeto já estão na garagem da Transwolff, empresa que atua na Zona Sul da cidade. O início das operações ainda será definido pela gerenciadora do sistema de ônibus da capital paulista. O chassi BYD D9W é utilizado para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento. Os dois motores BYD-2912TZ-XY-A, de 150 KW, juntos equivalem a 402 cavalos, estão integrados nas rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração. O chassi tem o conceito Low Entry, ou seja, não existe degraus para o embarque e desembarque dos passageiros. A estrutura é constituída por materiais de alta resistência a torção e a flexão. Os freios a disco regenerativos, com sistema ABS nas rodas dianteiras e traseiras, proporcionam maior segurança e autonomia ao veículo. A suspensão pneumática  integral proporciona conforto aos passageiros e ao motorista. O sistema de rebaixamento bilateral (ECAS) permite o “ajoelhamento” da suspensão, aumentando a comodidade e a segurança para embarque e desembarque dos passageiros.

Duas décadas

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A Volkswagen Caminhões e Ônibus está completando 20 anos de presença na Argentina. O mercado argentino se consolidou como o segundo maior em vendas da marca – perde apenas para o do Brasil. A companhia já vendeu mais de 36 mil veículos na Argentina, entre caminhões e ônibus, desde que iniciou suas atividades, em 1998, com apenas seis modelos no portfólio. Inicialmente, a VW só oferecia caminhões para o mercado argentino. Os chassis de ônibus só começaram a ser vendidos em 1999.  Neste ano, o mercado argentino começou a receber a nova geração Delivery e os novos Constellation 15.190 e 17.230 Robust, além do Constellation 25.360 6×2. Atualmente, a Volkswagen Caminhões e Ônibus tem 12 concessionárias em território argentino e um portfólio com 23 modelos, entre caminhões e ônibus.

Chilenos largam na frente

No dia 13 de dezembro, o governo chileno fez a cerimônia de entrega dos cem ônibus elétricos BYD K9FE em Santiago. Trata-se da maior frota de ônibus 100% elétricos na América Latina, impulsionando a revolução da eletrificação do transporte público no país. A parceira local da BYD, a Enel, entregou a frota para a operadora de ônibus Metbus. Os cem ônibus K9FE atenderão às áreas mais importantes de Santiago. Esses ônibus são equipados com a mais recente tecnologia de baterias da BYD, com uma única carga cobrindo mais de 250 quilômetros.

Elétricos de carga

Até 2020, a Volvo prepara o lançamento do VNR, caminhão exclusivo para os mercados da América do Norte, em versão totalmente elétrica. O testes em operações reais começam no ano que vem na Califórnia. As unidades de demonstrações do Volvo VNR Electric são baseadas na tecnologia de propulsão e armazenamento de energia já utilizada atualmente pelo médio FE Electric na Europa. A Volvo tem experiência acumulada no campo da eletromobilidade, especialmente em ônibus, negócio do grupo que já entregou ao mercado mais de 4 mil unidades elétricas desde 2010. “O Volvo VNR Electric aproveita a versatilidade da nova série do modelo com um trem de força totalmente elétrico, o que também representa um passo estratégico em direção a um ecossistema de transporte eletrificado”, afirma Petar Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks América do Norte.

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