Ezequiel Herraiz/Mega Autos/Argentina

Como parte do plano de aumentar em 40% suas vendas de veículos comerciais leves em escala mundial até 2022, a Nissan anunciou no final de julho o início de produção da Frontier na fábrica de Santa Isabel, localizada em Córdoba, na Argentina. Na unidade industrial que pertence à aliança Renault-Nissan, 50% da produção da picape argentina será destinada ao Brasil. Antes, a picape vinha importada da fábrica de Morelos, no México, mas, a partir da nova origem industrial, a Nissan pretende ampliar as vendas no Brasil e entrar no “top ten” do ranking nacional de picapes.

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Equipada com motor 2.3 biturbo a diesel com 190 cavalos de potência, a “nova” Frontier argentina ganhou uma transmissão automática de 7 velocidades. Para garantir a robustez, a Frontier tem como base um novo chassi, segundo a fabricante, mais leve e com alta resistência. A picape média é dotada com sistema multilink de molas helicoidais que trabalha em sintonia com o eixo rígido, em uma composição de equilíbrio para tornar o veículo confortável no dia a dia e forte nos terrenos difíceis ou de piso genuinamente off-road.

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Para evoluir no quesito entretenimento, a Frontier argentina oferece o sistema Nissan Multi-App com tela de 6,2 polegadas, conceito inspirado nos tablets. O dispositivo não depende do espelhamento de um smartphone para levar os recursos do aparelho para o veículo e é capaz de baixar um grande número de aplicativos, transferir arquivos digitais de música e fotografia, acessar a internet por meio da contratação do serviço à parte ou usando o celular como roteador, conectando o smartphone para atender a ligações por viva-voz (via Bluetooth). O motorista e os passageiros podem ainda ouvir música por uma conexão com iPod, streaming, rádio ou arquivos digitais de MP3, tocar CDs e DVDs e visualizar fotos e vídeos.

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A Frontier produzida na Argentina está sendo oferecida no Brasil nas versões Attack (R$ 153.590), XE (R$ 172.880) e LE (R$ 193.290), todas com o motor 2.3 turbodiesel de 190 cavalos e 45,8 kgfm de torque associado ao câmbio automático de 7 marchas e tração 4×4. Outras versões, como a de entrada S com motor de 160 cavalos e câmbio manual, e a Attack com tração 4×2, só chegarão em 2019.

 

Primeiras impressões

 

Montanha acima

 

por Ezequiel Herraiz/Mega Autos/Argentina especial para a Agência AutoMotrix

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Bariloche/Argentina – Para apresentar a versão local da Frontier, a Nissan da Argentina providenciou um test-drive por paisagens pitorescas de Bariloche. Chama a atenção a nítida evolução na construção, em termos mecânicos e de equipamentos para conforto e segurança, que agora incluem airbags laterais e de cortina (seis no total). A picape tem uma estética semelhante à mexicana, tanto por dentro quanto por fora. A versão LE 4×4 automática testada tinha luzes diurnas em leds, maçanetas e espelhos cromadas e vistosas rodas de liga leve de 18 polegadas.

Por dentro, o pinel da picape continua a ostentar quatro instrumentos com ponteiros, além do revestimentos com plásticos duros de qualidade correta e algumas inserções metalizadas. A principal novidade do interior está a cargo do novo sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8″, que substitui a tela de 5″ convencional. Inclui navegador, Bluetooth, reconhecimento de voz e conectividade via Wi-Fi e Android Auto e Apple Car Play, agora com Waze. O teto solar elétrico é exclusivo para a versão avaliada.

Ezequiel Herraiz/Mega Autos/Argentina

A Frontier ganha pontos com as novas configurações elétricas do banco do motorista. O sistema proporciona uma manobrabilidade melhorada graças às alterações feitas nas barras estabilizadoras (dianteira e traseira). Além disso, é notável a melhoria do isolamento acústico. Nos caminhos turísticos de Bariloche, incluindo asfalto, cascalho, terra e lama com traços marcados produzidos pela água da montanha em queda, também foi possível de se avaliar as mudanças nas suspensões, que têm cursos mais extensos, e a nova calibração para compressão e expansão dos amortecedores. Nas diferentes situações vivenciadas, o desempenho se mostrou consistente e ao mesmo tempo confortável, sem golpes repentinos ou ruído estrutural. O motor diesel 2.3 biturbo com 190 cavalos e 45,8 kgfm proporciona baixo ruído, pouca vibração e força além do suficiente. A transmissão automática de 7 marchas tem operação suave e rápida

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