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Troca de energia 

Os modelos Neue Klasse, da BMW, que estão previstos para serem lançados comercialmente no próximo ano, poderão armazenar eletricidade e funcionar como uma tomada elétrica. Eles serão equipados com tecnologia para carregamento bidirecional, com capacidade de acumular e fornecer eletricidade. Com os mais recentes estudos de design, o sedã Vision Neue Klasse e o SUV Vision Neue Klasse X mostram como será a próxima geração de veículos da marca bávara. No estágio inicial da tecnologia, o carregamento bidirecional permitirá que os clientes usem a bateria de alta tensão dos Neue Klasse como um dispositivo estacionário de armazenamento de energia. A eletricidade neutra em carbono gerada pelo sistema fotovoltaico do dono do carro é armazenada na bateria do veículo com a ajuda do BMW DC Wallbox Professional. Depois, ela é realimentada para fornecer energia para residências e outros carros – além deles próprios, naturalmente! 

 “Veoitão” moderno

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O novo Cayenne GTS já pode ser encomendado pelos brasileiros nos Porsche Centers, em duas versões: Cayenne GTS, com preço de R$ 930 mil, e Cayenne GTS Coupé, a R$ 960 mil. As entregas das primeiras unidades estão previstas para o segundo semestre deste ano. As duas variantes são equipadas com o motor 4.0 V8 biturbo, desenvolvido pela Porsche e fabricado em Zuffenhausen, com 500 cavalos de potência e 66,3 kgfm de torque, acoplado à transmissão Tiptronic S de 8 marchas, revisada para melhorar o desempenho de condução pelo tempo de resposta e mudanças mais curtas nos modos “Sport” e “Sport Plus” – como se esse tipo de carro precisasse disso! Os “bólidos” aceleram de zero a 100 km/h em 4,4 segundos, podendo atingir 275 km/h. Uma inovação técnica adicional é a caixa de transferência para o sistema de tração nas quatro rodas Porsche Traction Management com um circuito de resfriamento de água independente, ajudando na manutenção da temperatura ideal de operação do sistema e garantindo mais robustez ao conjunto.

Produzido no biton

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O Nissan Kicks tem novidades para a versão intermediária Advance, que passa a contar com a carroceria “2-Tone”, até então disponível somente para a topo de linha Exclusive. Produzida em Resende, no sul do Estado do Rio de Janeiro – assim como toda a família Kicks brasileira –, a renovada Advance tem preços a partir de R$ 135.990. O cliente pode escolher entre as cores Cinza Grafite e Branco Diamond, ambas com teto em Preto Premium, para o acabamento com pacote Pack Plus, opção com todos os itens da Advance “comum” mais bancos com material sintético e espelho interno eletrocrômico. O Kicks, que ocupa a décima primeira posição entre os carros de passeio no Brasil, com 17.596 unidades vendidas no primeiro quadrimestre deste ano, é equipado desde seu lançamento, em 2016, com motor 1.6 aspirado de quatro cilindros bicombustível com até 113 cavalos de potência (com etanol) e 15,3 kgfm de torque, associado sempre à transmissão do tipo CVT. 

O sonho do carro próprio

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Desde a introdução do mercado automotivo no país, os brasileiros têm desenvolvido uma relação estreita com seus veículos, muitas vezes, elevando-os a um patamar de patrimônio, qualificação que não existe nos países do chamado “Primeiro Mundo”. Para quem ainda não realizou o sonho de ter seu próprio carro e está em busca de orientação, Luca Cafici, CEO da InstaCarro – plataforma de venda de veículos seminovos e usados –, destaca sete dicas importantes para o momento da compra:
1- Definir necessidades – Avaliar as necessidades de transporte diário, quantidade de passageiros, espaço de carga e terreno onde o veículo será mais utilizado.
2- Estabelecer orçamento – Determinar o quanto está disposto a gastar, incluindo custos adicionais como seguro, manutenção e impostos.
3- Pesquisar modelos – Fazer uma pesquisa detalhada sobre os carros disponíveis no mercado, levando em consideração o consumo de combustível, a manutenção e os preço de revenda.
4- Procedência – Sempre que possível, verificar o histórico de manutenção, os registros de acidentes e a documentação do veículo pretendido.
5- Test-drive – Antes de fechar negócio, fazer um test-drive para avaliar o desempenho, conforto e dirigibilidade do carro pretendido.
6- Negociação – Estar preparado para pechinchar. Pesquisar valores de mercado e fazer contrapropostas.
7- Financiamento – Se necessário, avaliar as opções de financiamento disponíveis e escolher a melhor para se ajustar às próprias condições financeiras.

Carregador a bordo

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A partir desta semana, a GWM oferece a linha Haval H6 com um Wallbox de 7 kW de potência, além do carregador portátil de série, que pode ser ligado em tomadas de 110 ou 220 volts. O Wallbox tem três anos de garantia e permite a recarga dos dois modelos plug-in de 20 a 80% em quase 30 minutos. A novidade é possível graças à parceria com a GreenV, uma das maiores empresas de tecnologia de eletromobilidade do Brasil. O cliente ainda tem direito à compra financiada com taxa zero no plano de 36 meses, com 50% de entrada e mais um bônus de até R$ 20 mil se incluir o carro usado na compra do H6 zero-quilômetro. Agora com nome de H6 HEV2, a versão de entrada do híbrido tem preço de R$ 214 mil. A plug-in (recarregável também na tomada) passou a se chamar de H6 PHEV34 e tem preço de R$ 279 mil. Já a esportiva GT, igualmente plug-in, manteve a nomenclatura e sai por R$ 319 mil. Equipada com a tecnologia e-Traction, a H6 HEV2 conta com um motor a combustão 1.5 turbo e um elétrico. Juntos, produzem 243 cavalos de potência e 54 kgfm de torque. A PHEV34 e a GT usam o mesmo motor 1.5 turbo combinado a dois elétricos (um ligado a cada eixo), com 393 cavalos e 77,7 kgfm combinados. 

Qualquer caminho

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Com certificação do Inmetro, a XBRI Pneus atua no mercado brasileiro e sul-americano desde 1988. Agora, a empresa apresenta o Forza AT II, com classificação All Terrain e projetado especialmente para atender às condições específicas das estradas brasileiras, incluindo o off-road. “Este novo modelo tem um perfil mais alto e uma resistência maior a impactos, proporcionando mais conforto e segurança, especialmente nas aventuras fora-de-estrada, mas podendo ser utilizado no asfalto normalmente”, explica Samer Nasser, diretor de Marketing da XBRI Pneus. Desenvolvido pelos engenheiros da marca brasileira, o Forza AT II foi projetado tanto para os chamados “carros populares” quanto para os mais indicados para as aventuras de off-road de fins de semana e em zonas rurais. Disponível para aros de 13 a 18 polegadas, o novo pneu está no mercado com preço médio de R$ 500 a unidade.

Será que volta?

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O novo Suzuki Swift começou a ser vendido na Europa. O modelo, que deixou de ser comercializado no mercado brasileiro em 2017, é o automóvel mais emplacado da marca japonesa globalmente, com mais de nove milhões de unidades. Na Europa, o novo Swift tem seis versões, com preços de 19.608 euros (quase R$ 110 mil) a 23.780 euro (R$ 133 mil). Com 3,86 metros de comprimento, 1,73 metro de largura, 1,49 metro de altura e 2,45 metros de entre-eixos, o Swift tem a classificação de subcompacto. Na nova geração, o modelo estreia o motor 1.2 de três cilindros com 82 cavalos de potência e 11,3 kgfm de torque acoplado ao câmbio manual de 5 marchas ou à transmissão tipo CVT e à tração integral, em conjunto com tecnologia híbrida leve de 12 volts. Entre os equipamentos de série, destacam-se o volante multifuncional, o botão de partida, a câmera traseira e o sistema multimídia de 9 polegadas com sistema de navegação e espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Não há informação sobre o retorno do Swift às concessionárias brasileiras.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação – Fotos: Divulgação

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