O Chevrolet Trailblazer – utilitário esportivo derivado da picape S10 – chega à linha 2025 renovado e com avanços para o uso no off-road. A primeira aparição pública do utilitário esportivo de grande porte para até sete pessoas renovado ocorreu na Agrishow, feira agropecuária realizada na primeira semana de maio na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A renovação do Trailblazer levou para o SUV todas as atualizações que a General Motors incorporou à picape média, incluindo a nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel e o conceito de cockpit virtual, composto pelo painel digital e a nova central multimídia Chevrolet MyLink. Produzido em São José dos Campos, no ABC Paulista – mesma fábrica que faz a S10 –, o Trailblazer 2025 é o terceiro lançamento da Chevrolet previsto para este ano, de um total de seis. O modelo chega às concessionárias em meados deste mês, com a versão High Country substituindo a Premier. O preço foi mantido nos mesmos R$ 368.550 de sua variante antecessora, com garantia de cinco anos. E o Trailblazer precisa mesmo começar a mostrar serviço no mercado brasileiro. No acumulado dos quatro primeiros meses deste ano, o SUV vendeu apenas 428 unidades, ocupando a quadragésima e última posição entre todos os utilitários esportivos comercializados no país, incluindo os nacionais e os estrangeiros.
Enquanto a S10 é equipada com feixe de molas na suspensão traseira – próprio para cargas –, o Trailblazer utiliza sistema suspensivo atrás do tipo multilink, para transportar pessoas com mais comodidade. Para isso, a equipe de engenharia da General Motors fez uma recalibração nos amortecedores hidráulicos do carro e revisou toda a geometria do conjunto. Conforme a marca norte-americana, as bitolas foram alargadas, com o SUV passando a contar com pneus de alto desempenho para melhorar o consumo, a estabilidade e a capacidade de frenagem. A direção elétrica progressiva – programada para ser mais suave nas manobras e mais dura enquanto a velocidades cresce – também passou por atualizações, com novos pontos de fixação para reduzir as vibrações e deixar as respostas mais diretas.
O Trailblazer 2025 é equipado com o revigorado motor 2.8 Duramax turbodiesel, que entrega agora 207 cavalos de potência e 52 kgfm de torque, passando a força a estar disponível em uma faixa mais ampla, de 1.600 a 2.400 rotações por minuto. O propulsor trabalha em conjunto com a nova transmissão automática de 8 marchas, a mesma da picape norte-americana Colorado, porém, com calibração específica para o mercado brasileiro. Segundo a Chevrolet, isso se traduz na prática em acelerações lineares, fortes retomadas e trocas de marcha mais suaves. “Tão relevante quanto a potência e o torque extra é o uso de Inteligência Artificial na gestão eletrônica do motor e o ‘machine learning’ no desenvolvimento de sua calibração, permitindo assim atingir um alto padrão de equilíbrio entre desempenho, economia de combustível e menores níveis de emissão”, garante Fabio Daumichen, engenheiro-chefe do Produto. O grande utilitário esportivo é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 9,5 segundos. Pelo Inmetro, o carro tem um consumo de 9,2 km/l na cidade e de 11,2 km/l na estrada.
A nova versão High Country é caracterizada por elementos cromados na grade frontal, nos para-choques, frisos e retrovisores, ao estilo utilizado em picapes e SUVs nos Estados Unidos. Capô, para-lamas, rodas, emblemas e acabamento das lanternas e portas também foram atualizados. O ganho no conforto interno do Trailblazer 2025 se completa com mais aplicação de materiais tipo “soft touch” e os novos bancos dianteiros, com espumas de múltiplas densidades. Quem viaja nos bancos traseiros dispõe de um sistema de ar-condicionado com controle de intensidade e difusores no teto, como nos aviões comerciais. Conforme a Chevrolet, a parte central dos assentos e o encosto são mais macios, enquanto os apoios laterais adotam compostos mais firmes. Essa combinação garante melhor acomodação tanto em viagens rodoviárias quanto para as famílias em aventuras por trilhas mais radicais. O nível de ruído na cabine foi melhorado com placas acústicas adicionais nas portas, nas colunas, no teto e na parede corta-fogo.
Para a Chevrolet, apesar de ser um modelo off-road premium, o Trailblazer 2025 alia robustez e baixo custo de manutenção sem abrir mão de tecnologia. A nova configuração High Country passa a contar com painel digital configurável de 8 polegadas e a última geração do Chevrolet MyLink com tela de 11 polegadas, com carregador de smartphones por indução, tomada de 12V e portas USB dos tipos A e C. Já o Wi-Fi nativo proporciona sinal até 12 vezes mais estável em comparação com smartphones e se conecta com o aplicativo myChevrolet para comandar funções do carro à distância e viabilizar atualizações remotas de sistemas eletrônicos do veículo pela internet. O serviço do OnStar conta com 13 meses de gratuidade do plano Protect & Connect, com 20 Gb de franquia mensal.
Nos quesitos segurança e auxílio à condução, o Trailblazer 2025 conta com faróis de leds, alertas de ponto cego, de tráfego cruzado traseiro, de colisão frontal, de saída de faixa e de pressão dos pneus, partida por botão e chave inteligente, assistente de frenagem, acendimento e ajustes automáticos dos faróis e da luz alta, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e de chuva com ajuste automático dos limpadores de para-brisa, câmera de ré de alta resolução, banco do motorista com regulagem elétrica e controles de tração, de estabilidade e de oscilação de reboque.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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