Divulgação

O Corolla Cross surgiu no Brasil em 2020, com a boa ideia de carregar o nome do Corolla sedã, o carro mais vendido do planeta na história da indústria automotiva, para o novo utilitário esportivo médio da Toyota. Irmão gêmeo do Frontlander – ofertado exclusivamente no mercado chinês –, o SUV produzido na cidade paulista de Sorocaba surge na linha 2025 com detalhes de design perceptíveis – especialmente na grade frontal – e com mais tecnologia e sofisticação, tanto nas versões a combustão quanto nas híbridas. No Brasil, em um bom exemplo no qual a criatura supera o criador, o Corolla Cross está à frente do sedã em vendas, nos dois tipos de tecnologia de motorização. Enquanto o SUV teve 9.287 unidades emplacadas no primeiro trimestre deste ano, ocupando a décima sétima colocação entre os carros de passeio, o sedã contabilizou 7.809, ficando em vigésimo lugar.

Divulgação

Nas concessionárias desde o final de abril, o Corolla Cross linha 2025 tem cinco versões somente a combustão interna – a XR, com preço de R$ 164.990, a XRE, a R$ 178.590, a XRX, a R$ 191.790, a GR-Sport com uma só cor de carroceria, a R$ 199.690, e a GR-Sport dualtone, a R$ 197.790 – e duas híbridas não recarregáveis em tomadas – a XRV, com preço de 202.690, e a XRX, a R$ 210.990. Em todas as variantes, com exceção às duas GR-Sport, a pintura metálica acrescenta R$ 2.020 à fatura, enquanto a perolizada, R$ 2.330. Como todos os produtos da Toyota no Brasil, o Corolla Cross 2025 tem garantia de cinco anos, adicionando três anos para o sistema híbrido, sem limite de quilometragem no uso particular e de 200 mil quilômetros para utilização comercial.

Divulgação

O Corolla Cross 2025 traz a dianteira totalmente renovada, com destaque para a nova grade em estilo colmeia. O conjunto óptico ganhou novo design nas configurações XRX Hybrid, GR-Sport e XRX, integrando faróis alto e baixo em lente única, com assinatura em leds e indicadores de direção sequencial tridimensional. As novas rodas de liga leve de 18 polegadas, desde a XRE, chegam também com novo design tridimensional para as variantes XRX e XRX Hybrid, com as lanternas também redesenhadas. Internamente, um dos principais destaques é o novo painel digital de 12,3 polegadas, presente em todas as versões a partir da XRE, com três menus configuráveis para acesso intuitivo às informações essenciais de condução. Todas as variantes mantém o sistema de infoentretenimento Toyota Audio Multimedia de 8 polegadas com espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto sem fio, com navegação pela nuvem da internet, assistente inteligente, atualizações remotas e streaming integrado de Amazon Music e Apple Music. E as versões XRE, XRX, GR-SPORT e XRX Hybrid ganharam carregamento de smartphone por indução, de série.

Divulgação

Toda a linha 2025 do SUV recebeu itens de conveniência como freio de estacionamento eletrônico e carregador de celular por indução nas XRE, XRX, GR-Sport e XRX Hybrid, além do sistema elétrico de abertura e fechamento do porta-malas para as XRX, GR-Sport e XRX Hybrid. Esse mecanismo pode ser acionado ainda com os pés por meio de sensores (“kick sensor”). Os acabamentos internos incluem novo forro de teto em tecido, novas capas dos assentos e detalhes de combinação de cores e texturas de bancos, portas, console e painel. A iluminação ambiente agora está disponível desde a versão XRE. O Corolla Cross oferece direção eletro-assistida progressiva, ar-condicionado digital automático com saída traseira – com sistema dual zone para as XRX, GR-Sport e XRX Hybrid –, banco do motorista com seis regulagens para altura, distância e inclinação – com ajustes para inclinação do encosto e do assento nas mesmas versões –, e banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para distância e inclinação.

Divulgação

As opções híbridas flex XRX e XRV continuam equipadas com o motor 1.8 VVT-i 16V de ciclo Atkinson, com 101 cavalos quando abastecido com etanol e 98 cavalos com gasolina e 14,5 kgfm de torque (com os dois tipos de combustível). O motor funciona em conjunto com dois elétricos (MG1 e MG2) de 72 cavalos e 16,6 kgfm de torque. Os híbridos do Corolla Cross têm a transmissão Hybrid Transaxle, que opera por meio de engrenagem planetária para eliminar perdas e atritos. Conforme a Toyota, esse tipo de transmissão entrega aceleração linear, simulando marchas de acordo com a demanda do motor sem desperdiçar energia e contribuindo para a eficiência de combustível. Os híbridos têm um consumo 30% menor em comparação com as configurações não eletrificadas e emitem até 70% menos de CO₂ quando abastecidos com etanol. E as versões somente a combustão também preservam o motor 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC bicombustível, com até 175 cavalos e 20,8 kgfm, tendo a implementação do sistema ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery). De acordo com a marca japonesa, a transmissão Direct Shift dessas variantes simula 10 marchas, combinando a suavidade de um CVT convencional com sensação de aceleração direta, graças a uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo, melhorando a aceleração em primeira marcha.

Divulgação

Na linha 2025, o Corolla Cross traz controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) para todas as versões, adicionando o suporte à frenagem de estacionamento nas configurações XRX Hybrid, GR-Sport e XRX. O com freio de estacionamento por botão com função Auto Hold é a uma importante inovação do modelo, que até então, tinha um anacrônico mecanismo por pedal. Foram incorporados para toda a família dois novos sensores dianteiros de estacionamento. O SUV é equipado de série com o sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS). O pacote contempla recursos como  sistema de pré-colisão frontal com detecção de pedestres e ciclistas – utiliza câmera e o radar de ondas milimétricas para monitorar a aproximação de veículos –, sistema de assistência de permanência de faixa com função de alerta de mudança de faixa e faróis altos automáticos, sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros usuários da via, trabalhando com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam pela frente ou por trás, alternando automaticamente entre as luzes alta e baixa. 

Divulgação

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA