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Híbrido premium nacional

O BMW Group anuncia a eletrificação da fábrica de Araquari (SC), a expansão das atividades de engenharia no local e o início da produção do X5 híbrido plug-in no Brasil, o primeiro premium do segmento a ser feito na América do Sul. A marca bávara promete que o X5 eletrificado será o carro mais sofisticado, tecnológico e potente já fabricado no continente, juntando-se aos modelos X1, X3, X4 e Série 3 com produção na unidade catarinense. A versão do X5 híbrido plug-in a ser feito em Araquari será a xDrive50e, com quase 500 cavalos de potência (mais precisamente, 498 cavalos), com preço atualmente de R$ 731.950. O X5 xDrive PHEV une um motor 3.0 biturbo de seis cilindros em linha a um elétrico, com torque acumulado de 71,4 kgfm, associado ao câmbio automático de 8 marchas e sistema de pré-embreagem para maximizar o torque em baixas rotações. De acordo com a BMW, o SUV híbrido acelera de zero a 100 km/h em 4,8 segundos. Pelo Inmetro, o carro tem uma autonomia no modo 100% elétrico de 90 quilômetros. 

A hora H está chegando

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A Hyundai apresentou suas principais soluções voltadas ao hidrogênio renovável durante o “Seminário Internacional de Hidrogênio Renovável e Baixo Carbono”, realizado em Piracicaba (SP). Esse movimento reforça o compromisso global da marca em impulsionar a transição para uma economia de energia limpa e sustentável. Um dos principais destaques no evento foi o Nexo, veículo movido a hidrogênio, em exposição pela primeira vez no Brasil. SUV de porte médio, o Nexo tem potência combinada de 183 cavalos entre a propulsão de célula de combustível e o motor elétrico, com uma autonomia de 666 quilômetros pelo ciclo WLTP. O veículo incorpora tecnologias inovadoras como a purificação de ar durante a rodagem. A Hyundai também está expandindo suas soluções em hidrogênio para caminhões, ônibus, bondes, equipamentos especiais, embarcações, geradores de energia e mobilidade aérea avançada. Essa abordagem integrada visa acelerar a transição energética e estabelecer uma sociedade baseada no hidrogênio. 

Relâmpago italiano

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A Maserati acaba de apresentar ao mundo o lampejante GranCabrio Folgore, com trem de força 100% elétrico desenvolvido com tecnologia derivada da Fórmula-E, como os inversores de carboneto de silício, para melhor fluxo de energia e maior eficiência. A bateria de última geração de 800 volts alimenta três potentes motores de ímã permanente de 300 kW – um na frente e dois na parte traseira – para fornecer até 560 kW (761 cavalos) e um torque alucinante de 135,5 kgfm às quatro rodas, com uma autonomia de 450 quilômetros. O carro oferece a possibilidade de reabastecimento de até cem quilômetros em apenas cinco minutos. De volta à estrada, o “bólido” elétrico, com nome de Folgore – palavra italiana que significa “raio” ou “relâmpago” -, está pronto para continuar “azulando” o asfalto. O GranTurismo Folgore acelera de zero a 100 km/h em apenas 2,7 segundos e pode atingir 325 km/h, números de competição. O engenhoso layout “T-bone” posiciona a massa da bateria mais próxima dos eixos de rotação para uma melhor distribuição de peso e um centro de gravidade mais baixo. 

Joia sobre rodas

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A Automobili Lamborghini apresenta o Huracán STJ, uma edição limitada e derradeira do superesportivo equipado com o motor V10, um ícone da engenharia da fabricante de Sant’Agata Bolognese, na Itália. O V10, naturalmente aspirado, contribuiu para o sucesso da família Huracán, apresentado pela primeira vez em 2014. No Huracán STJ, o propulsor oferece uma potência de 640 cavalos a 8 mil rotações por minuto e torque de 56,5 kgfm, também em 8 mil giros, acoplado a uma transmissão automática de dupla embreagem de 7 marchas e à tração traseira. O Huracán STJ tem destaque ainda no seu pacote aerodinâmico, desenvolvido pelos técnicos da Lamborghini Squadra Corse, aproveitando o know-how adquirido ao longo de dez anos nas competições de Gran Turismo. A sofisticada aerodinâmica do STJ foi posteriormente melhorada com a incorporação do “cofango”, dois apêndices (“flicks”) em fibra de carbono totalmente novos, enquanto o ângulo do aerofólio traseiro foi deslocado em três graus para garantir um aumento de 10% na carga aerodinâmica. 

Argolas mais esportivas

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Com uma série de recursos, o novo Audi S3 estará disponível na Europa como Sportback e sedã no segundo trimestre deste ano, com preço a partir de 55.600 euros (cerca de R$ 305 mil). Com 245 kW (333 cavalos) de potência e 42,4 kgfm de torque, disponível em uma ampla faixa de rotações, de 2.100 a 5.500 rpm, o S3 parte da atualização do motor 2.0 TFSI (turbo), que recebeu um aumento na potência de 23 cavalos e aproximadamente dois quilos no torque. Segundo a marca das quatro argolas, o novo S3 – versão familiar do A3 equipada com o sistema de tração “Quattro” – acelera de zero a 100 km/h em 4,7 segundos e pode atingir 250 km/h. O motor e a transmissão receberam um ajuste mais esportivo. Quando em velocidade constante e aceleração baixa, o turbocompressor pré-carregado mantém uma rotação linear. Em combinação com a válvula borboleta, que é aberta durante o modo de ultrapassagem, melhora o desempenho do carro. 

Área de escape

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Apesar do flagrante aumento de vendas dos carros 100% elétricos, o Brasil ainda conviverá por muito tempo com os veículos a combustão interna. E mais: graças a isso, o Brasil deve se consolidar como um importante polo exportador para mercados que ainda usarão esse tipo de veículo, como vizinhos da América Latina e países do Oriente Médio e da África. Essa chance se tornou ainda mais viável com a recente regulamentação do Mover, programa de incentivos do Governo Federal para o setor automotivo. O Mover permite a importação de linhas de montagem com impostos reduzidos. Para Claudio Sahad, presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes (Sindipeças), o benefício abre a oportunidade de o Brasil trazer da Europa e dos Estados Unidos linhas que começam a ser desativadas para dar lugar aos carros elétricos. “São ações paralelas, que podem ajudar a incrementar as exportações do Brasil. O mundo produz 80 milhões de veículos por ano. Desse total, cerca de 30 milhões são de modelos a combustão ainda fabricados nos Estados Unidos e na Europa. Se o Brasil pegar 10% disso, estará muito bem”, destacou Sahad.

Usados valorizados

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O ticket médio de vendas dos carros usados atingiu R$ 81.596 em março deste ano no Brasil, o maior desde junho de 2023. Em relação ao mês anterior, o valor médio cresceu 3,3%, comprovando o bom momento vivido pelo mercado. No período, a margem bruta se manteve acima dos 11% e o giro do estoque caiu para 38 dias, depois de dois meses em alta. Os dados são do Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados de Auto Avaliar. “Desde dezembro de 2023, está havendo um aquecimento forte do mercado de usados. No primeiro trimestre de 2024, houve um crescimento das vendas de 5,2% ante o mesmo período do ano passado, de acordo com a Fenabrave”, explicou Fábio Braga, diretor da MegaDealer no Brasil. Pelo segundo mês seguido, o Fiat Argo foi o carro mais rentável, com preço médio de R$ 65 mil, pouco acima de fevereiro. A margem do modelo ficou em 12,3% e o giro médio de estoque em 33 dias. O Honda HR-V subiu do terceiro para o segundo lugar, com um valor médio de R$ 130 mil, acima dos R$ 128 mil em fevereiro.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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