Peugeot Boxer
Peugeot Boxer

As novas gerações dos furgões Peugeot Boxer e Citroën Jumper chegaram às concessionárias brasileiras, com preço promocional de lançamento de R$ 117.171 – após 31 de dezembro, o valor de ambos sobe para R$ 139.490. Os modelos partilham a plataforma e são iguais em tamanho, capacidade e aparência – as diferenças se restringem às grades frontais e aos logos de cada marca nas portas traseiras e no miolo do volante. Jumper e Boxer são furgões grandes da categoria de 3.500 quilos de peso bruto total (PBT), entregam capacidade para até 1.667 quilos de carga útil e são voltados para atender aos segmentos da distribuição de carga urbana ou aplicações rodoviárias de curtas distâncias. Em gerações anteriores, a dupla de comerciais leves foi produzida no Brasil, na fábrica da Iveco na cidade mineira de Sete Lagoas, entre 2000 e 2016, mas agora volta ao mercado brasileiro importada da Itália, onde são feitos pela FCA na mesma linha que produz Fiat Ducato e Iveco Daily. Os modelos complementam a linha de utilitários da PSA Peugeot Citroën ao se juntarem a furgões menores que também compartilham as respectivas plataformas – os médios Peugeot Expert e Citroën Jumpy e os pequenos Peugeot Partner e Citroën Berlingo.

Citroën Jumper
Citroën Jumper

O lançamento do Jumper e do Boxer é mais um passo da PSA Peugeot Citroën em sua estratégia de crescimento no mercado de veículos comerciais leves na América Latina. Para reforçar essa iniciativa, os programas Compromisso Citroën Pro e Peugeot Total Care Pro foram desenvolvidos especialmente para atender aos clientes de veículos comerciais. Ambos os programas se baseiam na transparência no preço, revisões agendadas com entrega do veículo no mesmo dia, veículo reserva caso o reparo leve mais de quatro dias, facilidade de pagamento de serviços e oito anos de assistência 24 horas, entre outros.

Peugeot Boxer
Peugeot Boxer

A nova geração de furgões que chega ao Brasil está em linha com a oferta da Europa, mercado onde as marcas da PSA disputam a liderança no segmento de comerciais leves. Os novos furgões trazem porta lateral deslizante de 1,56 metros que permite carregamento por meio de empilhadeiras. Nas portas traseiras, o ângulo de abertura é de 270 graus, o que também favorece às movimentações ao redor do veículo. No compartimento de carga, as medidas internas são diferenciais do segmento de furgões grandes, com distâncias entre as caixas de rodas de 1,42 metro e largura de 1,87 metro. O espaço total é de 13 metros cúbicos.

Peugeot Boxer
Peugeot Boxer

Como era de se esperar, Jumper e Boxer compartilham também o motor 2.0 Turbo Diesel BlueHDi, que desenvolve 130 cavalos a 3.500 rpm e torque máximo de 34,7 kgfm a 1.750 rpm. A redução de emissões utiliza um catalisador SCR (Redução Catalítica Seletiva), com adição de AdBlue (equivalente ao Arla 32). O câmbio é manual de 6 marchas. Segundo a Peugeot e a Citroën, o conjunto entrega o menor consumo de combustível da categoria, ao fazer 9,5 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada. Os modelos obtiveram classificação B no programa Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, do Inmetro.

Citroën Jumper
Citroën Jumper

Por dentro, os furgões privilegiam praticidade. A cabine conta com mais de 10 porta-objetos, entre eles um nicho de 22 litros na parte superior e dois porta-luvas, sendo um deles com chave. O ar-condicionado é de série. O banco do motorista tem descanso de braço. Controle elétrico dos retrovisores externos, dispositivo no console que se transforma em uma mesinha e duas tomadas, uma delas USB, são outros confortos oferecidos aos motoristas. Como itens de segurança, os novos Jumper e Boxer saem de fábrica com ESP, que atua sobre a estabilidade do veículo e que inclui as funções de controle adaptativo de carga, o ASR (antipatinagem) e o assistente de partida em rampa. Para enfrentar as maltratadas vias latino-americanas, os modelos ganharam reforços na suspensão e 1 centímetro a mais de distância em relação ao solo em comparação aos modelos europeus.

Interiores do Peugeot Boxer e do Citroën Jumper
Interiores do Peugeot Boxer e do Citroën Jumper

DEIXE UMA RESPOSTA