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A Porsche está ampliando sua gama de trens de força para o sedã esportivo Panamera. Como parte da estratégia E-Performance, o Panamera 4 E-Hybrid e o Panamera 4S E-Hybrid Executive foram adicionados ao portfólio de produção em série. O novo Panamera estará disponível em um total de quatro opções de desempenho da tecnologia que une um motor a combustão interna a um – ou mais – elétrico. Os novos Panamera E-Hybrid serão oferecidos no Brasil, com preços, especificações e data de abertura das pré-vendas divulgados por ocasião do desembarque dos carros no país. Para gerar uma aceleração poderosa, a Porsche combinou um novo sistema e-hybrid com um motor a gasolina 2.9 V6 biturbo de 224 kW (304 cavalos). A potência conjunta do sistema de 346 kW (470 cavalos) e o torque máximo de 65,5 kgfm permitem ao Panamera 4 E-Hybrid uma aceleração de zero a 100 km/h em 4,1 segundos e uma velocidade final de 280 km/h. O Panamera 4S E-Hybrid Executive concentra-se mais na dinâmica de condução, assim como na entrega sustentada de potência na faixa superior de rotação. A potência total do sistema é de 400 kW (544 cavalos) com um torque de 75,5 kgfm, levando o sedã esportivo do zero aos 100 km/h em 3,7 segundos, com máxima de 290 km/h.

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Comparadas à geração anterior, todas as versões do Panamera E-Hybrid oferecem uma maior autonomia elétrica (de até 96 quilômetros), velocidade de carregamento mais rápida, melhor resposta do acelerador e melhor desempenho de condução em todas as circunstâncias. Com 25,9 kWh (bruto), a nova bateria de alta voltagem fornece cerca de 45% a mais de capacidade em um espaço físico semelhante. Ao mesmo tempo, o novo On-Board-AC de 11 kW reduz o tempo de carregamento para duas horas e 40 minutos. Com 140 kW (190 cavalos) e 45,5 kgfm de torque, o motor elétrico completamente novo oferece mais potência que seu antecessor. Ele também está integrado ao alojamento de forma eficiente e otimizado em termos de peso e ao circuito de refrigeração de óleo da transmissão PDK. O design interno do rotor reduz a inércia em massa em 50%, melhorando a resposta do acelerador. Com uma recuperação de até 88 kW, o motor elétrico contribui ainda para a autonomia elétrica ser aumentada.

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Os modos de condução E-Hybrid e as opções “Sport” e “Sport Plus” aumentam a eficiência dos novos Panamera híbridos. Os veículos iniciam sempre no modo puramente elétrico “E-Power”. Uma vez que a bateria atinge um mínimo de carga, o sistema muda automaticamente para o modo “Hybrid Auto”, adaptando a estratégia operacional à situação de condução. Já no “E-Hold”, o estado de carga da bateria é preservado. No “E-Charge”, o motor a combustão carrega a bateria até 80% quando está acima de 55 km/h, levando os benefícios de eficiência do sistema híbrido ao tráfego urbano. Os “Sport” e “Sport Plus” reduzem o estado da bateria para 20% e 30%, aumentando a eficiência sem sacrificar o desempenho.

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A Porsche equipa todas as variantes do novo Panamera com uma suspensão a ar adaptativa de dois compartimentos, incluindo o Porsche Active Suspension Management (PASM) com amortecedores de duas válvulas como padrão. A inovadora suspensão ativa Porsche Active Ride também está disponível para os modelos E-Hybrid, combinando a capacidade de oferecer tração e desempenho em curvas com um alto grau de conforto. Cada amortecedor individual – com tecnologia de duas válvulas – tem uma bomba hidráulica operada eletricamente, alimentada pelo sistema de 400 volts, que pode ser usada para criar forças ativamente nas direções de compressão e distensão. Assim, a suspensão absorve quase completamente os movimentos da carroceria causados pelas imperfeições da estrada e mantém o veículo nivelado o tempo todo durante as manobras de condução esportiva.

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Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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