Divulgação

Dois lados da mesma moeda

A Hyundai reivindica o posto de carro mais vendido em 2023 no Brasil para o Creta. E, em parte, a marca sul-coreana tem razão. O SUV compacto foi o mais emplacado no varejo no mercado brasileiro. Com isso, a Fenabrave divulgou um esclarecimento: “Todo emplacamento de veículo origina emissão de uma nota fiscal de venda. O que diferencia uma venda direta de uma a varejo é a identificação do emissor da nota. Se o CNPJ do emissor for de uma fabricante de veículos, será uma venda direta. Já as demais serão consideradas vendas a varejo. As diretas podem ser originadas a partir de vendas corporativas, nas quais a montadora negocia diretamente com grandes clientes, como frotistas e locadoras ou em operações feitas nas concessionárias, como as para taxistas, produtores rurais e PcDs. Assim, o aumento percentual das vendas diretas pode ocorrer, como atualmente, por uma queda mais significativa nas vendas a varejo, que estão mais suscetíveis às oscilações do mercado”. Sendo assim, o Creta foi o primeiro colocado no acumulado de 2023 no varejo (vendas em concessionárias), com 59.080 unidades emplacadas, enquanto a Fiat Strada liderou nas vendas diretas mais as feitas no varejo, ou seja, no geral, com 120.600 unidades (87.966 diretas mais 32.634 no varejo).

Sinal verde pela frente 

Divulgação

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou o fechamento consolidado da indústria automotiva no ano passado no Brasil. A produção de carros de passeio e comerciais leves foi de 2,20 milhões de unidades, crescendo 1,3% em relação a 2022, e só não foi maior por conta do encolhimento de 16% das exportações e do aumento de 29% das importações. Com o fechamento dos números de 2023, naturalmente, as variações percentuais de 2024 foram reajustadas, para 6,1% de crescimento nos emplacamentos (expectativa de 2,45 milhões de unidades), para 6,2% na produção (2,47 milhões) e para 0,7% nas exportações (407 mil). “Temos motivos para acreditar em um ano positivo para o setor automotivo brasileiro. Além da expectativa de crescimento do mercado interno e da produção, devemos celebrar a publicação da MP 1.205 que instituiu o Programa Mover, com uma política industrial moderna e inteligente, que garante previsibilidade a toda a cadeia automotiva presente no país e a novas empresas que chegarem”, afirmou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

Todo-terreno metropolitano

Divulgação

Chega este mês ao Brasil o Land Rover Discovery 2024 na versão Metropolitan, com motor a diesel D300 de 300 cavalos de potência, tecnologia MHEV (híbrida leve), câmbio automático de 8 marchas e configuração para até sete pessoas. O modelo já está disponível para encomendas, com preço de R$ 759.300. A tecnologia MHEV combina um propulsor a combustão interna a um alternador que também funciona como motor elétrico. O alternador trabalha como um gerador de corrente elétrica, recuperando energia durante a desaceleração do veículo e carregando uma bateria de lítio de 48 volts. Ao operar como motor elétrico, utiliza essa energia da bateria para dar partida no motor pelo start/stop e fornece a assistência de torque necessária para reduzir o consumo de combustível e a emissão de CO2. Para os clientes que desejarem blindagem de fábrica, a JLR (Jaguar Land Rover) oferece o serviço em parceria com sete empresas certificadas, mantendo intacta a garantia do veículo. No interior, o novo Discovery destaca teto solar panorâmico, sistema de infoentretenimento Pivi Pro e som Meridian de última geração de série. 

Inteligência artificial humanizada 

Divulgação

A Mercedes-Benz apresentou uma série de inovações na maior feira global de tecnologia, a CES 2024, realizada em Las Vegas de 9 a 12 de janeiro. No centro dessas inovações está o Assistente Virtual MBUX, que utiliza Inteligência Artificial generativa e gráficos 3D avançados. O Assistente Virtual MBUX é a interface mais semelhante a um humano já apresentada pela Mercedes-Benz. Com base no MB.OS, tem quatro “traços de personalidade”: “Natural”, “Preditivo”, “Empático” e “Pessoal”. O primeiro é o princípio básico, oferecendo uma interação que aproveita o melhor das interfaces de voz e gráficas. Com o “Preditivo”, o assistente dá sugestões e rotinas proativas com base no contexto situacional, comportamento aprendido e uso de IA generativa. Ao mesmo tempo, uma voz neural mais emocional pode expressar diferentes estilos de fala no traço “Empatia”. E para garantir que seja sempre um assistente pessoal, o usuário pode personalizá-lo de acordo com suas preferências. O primeiro Mercedes-Benz a apresentar o MB.OS é o Concept CLA Class – que celebrou sua estreia na CES. Projetado na nova Arquitetura Modular da Mercedes-Benz (MMA), o carro redefine toda uma classe com sua inovadora propulsão elétrica e sustentabilidade visionária.

Férias sobre rodas 

Divulgação
Copyright Maison Vignaux @ Continental Productions

A Citroën apresentou o conceito Holidays em uma das maiores feiras de lazer e viagens da Europa, a CMT, realizada em Stuttgart de 13 a 21 de janeiro. Derivado do recém-renovado SpaceTourer, o Holidays permite que seus ocupantes durmam, façam as refeições e compartilhem momentos de convívio em meio a paisagens escolhidas por eles mesmos. Equipado com tecnologias de assistência à condução de última geração, o Citroën Holidays é um furgão com design robusto. Tem opção de dois motores a diesel: o BlueHDi 145 com câmbio manual de 6 marchas e o BlueHDi 180 com transmissão automática de 8 velocidades. A casa ambulante tem teto retrátil na cor da carroceria do carro e oferece espaço para os ocupantes ficarem em pé quando estacionada. O banco da segunda fileira é deslizante e conversível para criar um espaço para camas de 1,15 metro de largura e 1,90 metro de comprimento. Sua “cozinha” tem pia, dois fogões a gás, geladeira de 16 litros e uma mesa retrátil, com espaço para até quatro pessoas, graças aos assentos dianteiros que giram em direção à área de estar. Com as duas portas laterais deslizantes abertas, as pessoas podem fazer as refeições ao ar livre. 

Evoluções na segurança 

Divulgação

A partir de 1º de janeiro deste ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) exige que os novos carros produzidos no Brasil tenham itens obrigatórios para serem vendidos. A medida teria entrado em vigor em 2021, mas foi prorrogada devido à pandemia da Covid-19. Os novos itens obrigatórios são:

– Luzes de circulação diurna (DRL).
– Controle de estabilidade.
– Alerta no painel de cinto de segurança afivelado.
– Teste de impacto lateral.
– Indicação de frenagem brusca.
– Repetidores de seta nos retrovisores ou nos para-lamas.

As luzes de circulação diurna não precisam ser necessariamente em leds, podendo ser halógenas (incandescentes). Quanto ao teste de impacto lateral, o mais conhecido para carros vendidos na América Latina e no Caribe é feito pelo Latin NCAP. A obrigatoriedade do controle de estabilidade para caminhões, ônibus e vans foi postergada para o primeiro dia do próximo ano. 

Os donos do pedaço 

Divulgação

Para a maior parte das famílias, as férias de verão são acompanhadas de um componente importante: o animal de estimação. Portanto, além da preparação pessoal e do carro para a saída nesse período do ano, o bem estar do pet dentro do veículo requer cuidados especiais. O InstaCarro – site especializado em compra e venda de veículos usados – ajuda a fazer um “check list” para a segurança no transporte de um legítimo representante de toda a família:

1 – Planejamento antecipado – Verificar se o destino é adequado também para o pet, com acomodações, restaurantes e atrações que aceitem animais de estimação.

2 – Identificação – Colocar uma plaquinha de identificação no pet, contendo informações de contato atualizadas.

3 – Kit de viagem – Montar um kit com os itens essenciais, com comida, água, brinquedos, cobertor, medicamentos e utensílios de higiene.

4 – Segurança no carro – A utilização de cintos de segurança ou caixas de transporte específicas para pets é imprescindível. Em caso de uma freada forte, o animal pode se tornar um míssil se estiver solto.

5 – Paradas frequentes – Planejar paradas regulares para que o pet possa fazer exercícios, beber água e usar o “banheiro”. Lembrar de nunca deixar o animal sozinho no carro, principalmente em dias quentes.

6 – Treinamento prévio – Se o pet não está acostumado a viagens de carro, fazer pequenos trajetos antes para acostumá-lo.

7 – Cuidados com a alimentação – Não dar comida ao pet antes da viagem para evitar enjoos.

8 – Respeitar limites de temperatura – Evitar viajar em horários de muito calor.

9 – Documentação – Levar os documentos do pet, incluindo carteira de vacinação e atestado de saúde emitido pelo veterinário.

10 – Atenção à ansiedade – Se o animal é propenso ao estresse, é bom levar brinquedos interativos e manter um ambiente tranquilo durante a viagem.

 

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA