Umas das épocas mais esperadas pelas famílias brasileiras é a de pegar estrada para as férias de verão. No entanto, é fundamental lembrar da importância de estar com a manutenção do carro em dia, seja feita em mecânicas de confiança ou nos grandes centros automotivos, presentes em todas as capitais e cidades nacionais. Um dos itens primordiais na segurança veicular é o pneu e tudo o que o cerca, como o sistema de freio, o balanceamento e a geometria. É altamente recomendada a inspeção cuidadosa dos pneus com frequência, identificando a situação de desgaste – os famosos “carecas” – e a substituição por um novo, para garantir um rodar seguro, confortável e econômico. “Pneus ‘carecas’ são aqueles que perderam os sulcos circunferenciais e radiais, o desenho da banda de rodagem. O pneu ‘careca’ não funciona como deveria na chuva, pois a água é drenada justamente pelos sulcos. O carro passa a navegar sobre um colchão de água, principalmente em alta velocidade, provocando a aquaplanagem”, alerta Hugo Terazaki, gerente de Engenharia da Sumitomo Rubber do Brasil, que produz os pneus da marca Dunlop.
Todo motorista deve ficar atento ao TWI (Tread Wear Indicator), indicador de desgaste da banda de rodagem, pois quando o pneu chega no limite do índice, é hora de fazer a troca. De acordo com a lei, o mínimo que um pneu pode ter antes de ser considerado “careca” é 1,6 milímetro de profundidade na banda de rodagem. Por esse motivo, as fabricantes deixam esse indicador em destaque nos próprios pneus.
Uma revisão minuciosa pode identificar e corrigir problemas mecânicos antes que eles se transformem em questões mais sérias durante a viagem. Isso inclui a verificação de fluidos, sistema de freios, pneus e outros componentes cruciais. Um veículo com a manutenção em dia é mais eficiente em termos de combustível e desempenho do motor. A revisão de segurança oferecida pela DPaschoal identifica potenciais problemas mecânicos, no sistema elétrico ou de desgaste em determinadas peças do veículo, verificando itens como freios, pneus, suspensão, óleo do motor, fluidos, correias e filtros, cobrando dos clientes apenas pelos itens que necessitarem de troca. Também é importante avaliar as condições dos amortecedores, com a recomendação de que a revisão seja feita a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. “Viajar de carro é uma experiência incrível, ainda mais em família. Mas é fundamental garantir que o veículo esteja em perfeitas condições para evitar contratempos e riscos de acidentes. Muitos motoristas subestimam a importância de uma simples revisão, porém, é surpreendente como pequenos ajustes podem fazer uma grande diferença. Pneus calibrados corretamente, inclusive o estepe, freios em bom estado e fluidos adequados são elementos essenciais para garantir não apenas a segurança como também o desempenho ideal do veículo”, recomenda Danilo Ribeiro, coordenador de Treinamento da empresa de serviços automotivos DPaschoal.
“Check list” para encarar a estrada
1 – Verificação geral do motor.
2 – Rodízio, alinhamento e balanceamento de pneus.
3 – Alinhamento de direção.
4 – Correias do motor.
5 – Radiador.
6 – Nível de óleo do motor.
7 – Palhetas dos limpadores de para-brisa.
8 – Estado geral das lâmpadas externas e internas.
9 – Velas de ignição.
10 – Sistema de freios.
11 – Sistema do ar-condicionado.
12 – Filtros de combustível.
13 – Transmissão.
14 – Verificar se não há ferrugem no escapamento.
15 – Cintos de segurança.
16 – Sistema elétrico.
17 – Injeção eletrônica.
18 – Limite de quilometragem da correia dentada.
19 – Verificação de todos os líquidos e fluidos do veículo.
20 – Itens obrigatórios (triângulo, chave de roda e documentos do motorista e do veículo).
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: