Tempo de eletrificar
Apresentados no Brasil em novembro de 2022 na última Fenatran, maior salão do transporte rodoviário da América do Sul, os caminhões elétricos da Volvo começam agora a ser negociados no país. A Reiter Log, operadora logística com sede em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, utilizará cinco Volvo FM Electric para transportar cargas industrializadas. Os veículos serão alugados à Reiter Log por meio da Locadora Volvo. Os caminhões elétricos pesados Volvo têm potência de 490 kW (668 cavalos), com opções de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 44 toneladas. Podem ser equipados com três motores elétricos e até seis baterias (540 kWh), com autonomia de até 300 quilômetros. O carregamento pode ser feito de uma hora e meia até oito horas, dependendo da potência de bateria e tipo de carregador.
Nas tomadas paulistanas
O ônibus elétrico Attivi Integral, com chassi e carroceria próprios da Marcopolo, foi aprovado pela São Paulo Transporte S/A (SPTrans) – responsável pela gestão do sistema de transporte público por ônibus na cidade paulista – para ser utilizado pelas operadoras da cidade. Com a aprovação do veículo, a encarroçadora gaúcha, que anunciou recentemente um investimento de R$ 50 milhões para a fabricação do ônibus elétricos em São Mateus, no Espírito Santo, tem como meta comercializar 400 unidades do Attivi Integral para a cidade de São Paulo no próximo ano. Após a aprovação do veículo, a Marcopolo inicia a fase de demonstrações do modelo para as operadoras de ônibus da capital paulista. A produção dos veículos se iniciará a partir das demandas das empresas que atuam na cidade. Com comprimento de até 13 metros e 2,55 metros de largura, o Attivi Integral tem chassi integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil quilos, podendo transportar até 80 passageiros, com autonomia de até 250 quilômetros e tempo de carga total de até quatro horas.
Nos pontos de Rondônia
A JTP Transporte, empresa de transporte coletivo de Rondônia, agrega em sua frota o modelo de ônibus urbano de motor dianteiro Caio Apache Vip. Foram adquiridas pela empresa 47 unidades que entrarão em operação na cidade de Porto Velho, capital do Estado. Os chassis Mercedes-Benz sobre os quais os Apache Vip estão sendo encarroçados atendem ao padrão de redução de emissão de gases Proconve P8/ Euro 6. Os Apache Vip adquiridos têm embarque dianteiro. Foram adquiridos 43 chassis de 17 toneladas, com 12,73 metros e lotação para 84 pessoas, e quatro chassis de 15 toneladas, com 11,35 metros e capacidade para 71 pessoas em média. Iluminação em leds, sistema de ar-condicionado e janelas com vidros total colados na cor fumê, proporcionam maior conforto térmico ao salão interno.
Renovação nos rodoviários
A Volvo está entregando um lote de 152 ônibus rodoviários Euro 6 para a Viação Catedral, operadora de transporte de passageiros de Brasília (DF), com atuação em 14 Estados e presente no Sudeste, Centro-Oeste e, principalmente, Nordeste. São 88 unidades do modelo B460R 6×2 e 64 do B510R 8×2. Os veículos são Double Deck e serão utilizados em rotas de longa distância, ligando o centro do Brasil a outras regiões. “Esta é a maior venda de chassis rodoviários feito pela Volvo nos últimos anos”, comemora Paulo Arabian, diretor Comercial de ônibus da Volvo no Brasil. Os veículos são da nova plataforma Euro 6 da Volvo, com um novo motor que associa mais potência a menos consumo de combustível. Dos 152 veículos adquiridos pela Catedral, 150 chassis foram encarroçados pela Marcopolo, com o modelo DD1800 G8, a mais recente geração da fabricante, com várias configurações internas para poltronas leito-cama, leito e semileito. Duas unidades receberam carrocerias da Comil, do modelo Invictus DD.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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