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Para o público PcD

A Fiat anuncia uma redução no preço do Fastback Turbo 200, válida a partir de janeiro, partindo de R$ 117.990, com desconto de R$ 4 mil. Para pessoas com deficiência (PcD), o valor do SUV-cupê baixa para R$ 101.620, incluindo isenções e descontos. A T200 automática é a versão de entrada do Fastback, equipada com motor de 130 cavalos de potência com etanol (125 cavalos com gasolina) e torque de 20,4 kgfm, aliado ao câmbio automático de 7 marchas, conjunto que leva o SUV-cupê de zero a 100 km/h em 9,4 segundos. A configuração do modelo lançado em agosto de 2022 tem na lista de itens de série central multimídia de 8,4 polegadas com espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto wireless, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado digital automático, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, faróis e lanternas em leds, roda de liga leve de 17 polegadas, quatro airbags e controle de estabilidade e tração. O Fastback conta ainda com um dos maiores porta-malas entre todas as categorias de automóveis do Brasil, com 600 litros. 

O elétrico vem na frente

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A mais recente fabricante mundial, a Omoda-Jaecoo, confirmou o lançamento do Omoda 5 no mercado brasileiro no próximo ano, marcando a estreia da empresa no país, com versão topo de linha 100% elétrica e duas híbridas-leve. As primeiras unidades importadas fazem parte do plano da Omoda-Jaecoo que prevê testes e avaliações com consumidores, com acabamentos e materiais podendo ser modificados depois desse período. Após o processo, serão trazidas as unidades para homologação, no início de 2024. Embora ainda não tenha divulgado os números de potência e de desempenho das configurações, a marca chinesa promete a chegada primeiro da variante 100% elétrica, com as duas híbridas-leve em um segundo momento. Esteticamente, o Omoda 5 será igual tanto no elétrico quanto nas híbridas, com rodas de liga leve de 18 polegadas, traseira estilo fastback, luzes de circulação diurna em forma de “T”, faróis e telas de 10,25 polegadas, cada, para o painel de instrumentos e a central multimídia. O carro tem 4,40 metros de comprimento, 1,83 metro de largura, 1,59 metro de altura e 2,67 metros de entre-eixos.

Reforço sob o capô

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Composto por itens mecânicos e aerodinâmicos para realçar o desempenho do Porsche 911 GT3, o Kit de Performance Manthey passou por uma prova real no Autódromo Velocittá, em Mogi Guaçu (SP). O kit para o 911 GT3 pode ser encomendado pelo preço de R$ 375.676 (mais R$ 1,76 milhão do carro). Já o pacote para o 718 Cayman GT4 RS custa R$ 353.945 (o modelo sai por R$ 1,15 milhão). Desenvolvido a partir da parceria dos engenheiros da Porsche e da Manthey, o kit redimensiona algumas especificações do veículo, com alterações nos componentes aerodinâmicos e de chassi, no sistema de freio e adoção de um conjunto de rodas Manthey de liga mais leve. O Kit de Performance é resultado de décadas de experiência no esporte GT, simulações aerodinâmicas e muita quilometragem no mítico circuito de Nürburgring Nordschleife, o “Inferno Verde”, na Alemanha. 

Na briga dos “verdes

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Após o lançamento do Seres 3, a fabricante chinesa está trazendo para o Brasil oSeres 5, um SUV médio elétrico com 585 cavalos de potência com preço de R$ 419.900. As primeiras unidades do Seres 5 já desembarcaram pelo Porto de Vitória (ES). Para ter um modelo da marca chinesa, o cliente tem de acionar o site da Seres (www.driveseres.com.br) pois ela ainda não tem concessionárias no Brasil. Segundo a fabricante, o Seres 5 acelera de zero a 100 km/h em 3,7 segundos e chega à máxima de 200 km/h. A bateria de lítio de 90 kW pode ser reabastecida em estações rápidas em 36 minutos de 20% a 90% da capacidade. A autonomia de 530 quilômetros anunciada pela Seres deve baixar porque a aferição do Inmetro é mais rigorosa. O Seres 5 tem 4,71 metros de comprimento, 1,93 metro de largura, 1,62 metro de altura e 2,87 metros de entre-eixos. Ou seja, é um SUV com estilo cupê de médio para grande porte. O Seres 5 tem tela de 12,3 polegadas no painel de instrumentos e de 15,6 polegadas na central multimídia, com espelhamento para Apple CarPlay sem fio e para Android Auto com fio. 

Leve e ligeiro

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A McLaren acaba de revelar o novo GTS, que substitui o GT. Com apenas 1.520 quilos, o novo superesportivo é o carro mais leve de seu segmento. A potência do motor 4.0 V8 biturbo foi elevada para 635 cavalos a 7.500 rotações por minuto, com adicionais 15 cavalos vindos do torque do virabrequim com fase de combustão mais agressiva e tempo de ignição revisado. A função controle de partida é de série e, quando acionada, o GTS faz de zero a 100 km/h em 3,2 segundos e até 200 km/h em 8,9 segundos, com velocidade máxima de 326 km/h. “O novo GTS oferece uma incomparável mescla da performance e dinâmica de condução com requinte e praticidade. É um carro com as conhecidas características de competição da McLaren, mas com várias outras aplicações”, destaca Michael Leiters, CEO da McLaren Automotive. O preço do novo GTS não foi divulgado. Seu antecessor estava sendo vendido no Brasil por R$ 3,2 milhões. 

Recuperação de Norte a Sul

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O Ministério dos Transportes recuperou, pavimentou e duplicou cerca de 4,6 mil quilômetros de rodovias federais em 2023. Isso equivale percorrer em linha reta a distância de Monte Camburaí (RR) a Chuí (RS), os dois pontos extremos de norte a sul do Brasil, com investimentos anunciados de R$ 14,5 bilhões. Com o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), mais de 1,1 mil contratos em rodovias foram retomados este ano. Do total dos quilômetros recuperados, pavimentados e duplicados em 2023, metade foi levada adiante com investimento público. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), só o volume feito com verba pública é maior do que o entregue em todo o exercício da gestão anterior. “Conversamos com todos os setores, tivemos mais de 50 reuniões bilaterais desde o início do ano com investidores, operadores de infraestrutura e representantes do mercado. Conseguimos corrigir distorções de concessões e avançaremos nos leilões previstos para os dois próximos anos”, explicou George Santoro, secretário-executivo do Ministério dos Transportes. 

Pode ser até um carro

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A Citroën apresentou na Europa o novo veículo multitarefa SpaceTourer, disponível em dois comprimentos para acomodar até nove pessoas. Na Europa, o veículo estará disponível apenas como ë-SpaceTourer, com uma gama de trens de força elétricos desenvolvida para oferecer até 350 quilômetros de autonomia pelo ciclo WLTP. O motor de 100 kW (136 cavalos) tem dois tipos de bateria de íons de lítio, permitindo que os clientes escolham a mais adequada para sua atividade, dependendo de seu uso e preferências. A bateria de 50 kWh oferece uma autonomia de 224 quilômetros, enquanto a de 75 kWh é que chega aos 350 quilômetros. O ë-SpaceTourer é equipado com um carregador de bordo de 7,4 kW e pode ter um trifásico opcional de 11 kW. Fora da Europa, o novo SpaceTourer terá ainda versões com o motor turbodiesel BlueHDi de 180 cavalos, combinado com um câmbio automático de 8 marchas. O SpaceTourer conta com o novo sistema de infoentretenimento My Citroën Play com uma tela “touchscreen” de 10 polegadas, com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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