Divulgação

A Aston Martin acaba de apresentar o novo DB12 Volante. Juntando-se ao recentemente lançado DB12 cupê (o primeiro da próxima geração de carros esportivos da marca), o DB12 conversível combina performance e dirigibilidade de um superturismo com a emoção de um carro com o teto aberto. O novo DB12 Volante é equipado com o motor 4.0 V8 biturbo com 680 cavalos de potência a 6 mil rotações por minuto e 80,4 kgfm de torque de 2.750 a 6 mil giros. Montado artesanalmente, o propulsor tem taxas de compressão aumentadas, turbos maiores e refrigeração ampliada para garantir um aumento de potência de 34% em comparação à do DB11. O motor trabalha com a transmissão automática ZF de 8 marchas. O conjunto garante uma aceleração de zero a 100 km/h em apenas 3,7 segundos e uma velocidade máxima de 325 km/h. Por motivos óbvios, essa velocidade não pode ser alcançada com a capota removida.

Divulgação

De acordo com os engenheiros da Aston Martin, a transmissão ZF – a mesma utilizada no DB12 cupê – oferece uma gama de mudanças complementando cada um dos modos de pilotagem dinâmica. O Volante também usa a mesma relação final reduzida para reforçar as retomadas e o diferencial eletrônico traseiro (E-Diff) para garantir estabilidade e agilidade. Com controle eletrônico de estabilidade de quatro estágios e cinco modos dinâmicos pré-definidos, o DB12 Volante permite ao motorista ajustar o comportamento do carro a sua maneira. “Para muitos de nossos clientes, dirigir com o teto rebaixado é um grande prazer. Os conversíveis da Aston Martin capturam essa emoção e a expressam em um estilo único há mais de seis décadas. Com o novo DB12 Volante, mudamos as regras, criando um carro que intensifica aquelas sensações ao preservar toda a pureza e capacidade esportiva do DB12 cupê”, comemora Amedeo Felisa, diretor-executivo da Aston Martin.

Divulgação

O DB12 Volante é o primeiro carro a receber a próxima geração do sistema de infoentretenimento da Aston Martin. De acordo com a marca britânica, o sistema foi desenvolvido sob encomenda para empresas especializadas em hardware. Ele é complementado pelo novo app de conectividade do cliente da Aston Martin. Desenvolvido para iOS e Android, permite interação, controle e “feedback” de e para os clientes DB12 via seus dispositivos pessoais. O novo mapeamento em 3D fornece instruções mais intuitivas e claras com orientação de pistas e tráfego em tempo real, acrescentando uma por satélite para quem gosta de detalhes, baixados dinamicamente para visualizar as áreas próximas enquanto o carro está em deslocamento.

Divulgação

O teto chamado de “K-fold” é operado eletricamente. Para a Aston Martin, combina soluções inovadoras de escamoteamento da capota com o máximo de capacidade de bagagem, funcionalidade e estética. Com oito camadas de isolamento, a cobertura do teto é acusticamente produzida para melhorar o conforto no interior da cabine. Quando baixado, o mecanismo K-fold fica sob a cobertura da parte de trás. A operação do teto leva 14 segundos para se abrir e 16 segundos para se fechar e pode ser acionada a até 50 km/h e com ventos frontais com a mesma velocidade. O mecanismo do teto pode ser operado ainda remotamente pela chave, a uma distância não superior a dois metros do carro. Quatro cores estão disponíveis para o exterior do DB12 Volante. O preto é a cor padrão, com opções de vermelho, azul e preto e prata.

Divulgação

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA