Divulgação

Quando o zero é positivo

            Estima-se que um terço dos acidentes nas rodovias federais no Brasil tem o envolvimento de caminhões e ônibus. Para tentar reduzir o problema, a Volvo fez a diplomação da turma de piloto do Desafio Zero Acidentes. Promovido pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito, a iniciativa é dirigida a gestores de segurança viária do transporte de cargas. O Desafio Zero Acidentes é uma consultoria detalhada em gestão de segurança viária, seguindo os conceitos da ISO 39.001, tida como o principal direcionamento para gestão de segurança viária para empresas transportadoras ou que têm operações de transporte estruturadas, independentemente do ramo de negócios. A primeira turma reuniu dez transportadoras e operadores logísticos, selecionados conforme o tipo de frota e a natureza do transporte. Participaram as empresas IC Transportes, Rodeiro, ALP, Raça, LAR Coperativa Agroindustrial, Expresso Figueiredo, Grupo Petrópolis, Lenarge, Transben e Transmasut. Juntas, elas têm mais de 5 mil veículos e contam com 6.275 motoristas. Os resultados alcançados pelas participantes foram considerados muito bons. O número de acidentes graves foi reduzido em 67%, os picos de velocidade dos veículos caíram 52%, enquanto os cuidados com manutenção preventiva aumentaram 54%. Já o grau de maturidade dos sistemas de gestão viária deu um salto em 118%. Para aplicar o Desafio Zero Acidentes, a Volvo criou uma plataforma de aprendizagem. O treinamento gratuito contou com 16 módulos com aulas online, perfazendo um total de 128 horas de curso. O programa disponibilizou ainda dez horas de mentoria personalizada a cada empresa participante, para sua adequação às normas ISO 39.001. Cinco das empresas participantes já conquistaram a certificação e outras estão em processo de auditoria. Uma segunda turma do Desafio Zero Acidentes Programa está sendo planejada para 2024.

Para entrega imediata

Divulgação

       Quem deseja adquirir um caminhão leve Hyundai HR 4WD com pronta-entrega já pode procurar uma das concessionárias da Caoa Hyundai. A marca entende a necessidade de facilitar e agilizar a entrega do veículo justamente nesse período em que as compras no varejo, tanto física quanto online e entregas, crescem gradativamente em função das promoções de novembro e dezembro. Liberado para trafegar em grandes centros em qualquer horário, o HR 4WD conta ainda com a maior capacidade de carga do segmento, com 1.789 quilos. Com preço inicial de R$ 172.990, o Hyundai HR 4WD foi o primeiro modelo Hyundai a ser produzido pela Caoa Montadora, em 2007. Ele obteve a liderança de vendas do segmento durante 14 anos seguidos e está prestes a alcançar a marca de 100 mil unidades produzidas no Brasil. O HR 4WD passou a contar com tração 4×4 no primeiro semestre deste ano, em suas duas versões, com e sem ar-condicionado. Está equipado com motor 2.5 turbodiesel, com 130 cavalos de potência e torque de 26 kgfm, combinado ao câmbio manual de 6 marchas. O HR 4WD dispensa a necessidade de o motorista ter habilitação especifica para caminhões, podendo ser utilizada apenas a CNH na categoria B.

Estilosa e versátil

Divulgação

Visual moderno e capacidade de atender às necessidades de todos os clientes profissionais. Esses são os destaques da quarta geração do furgão Renault Master, que acaba de ser apresentada na Europa, com comercialização a partir do segundo trimestre de 2024. O estilo “Aerovan” tem aerodinâmica trabalhada nos mínimos detalhes, para oferecer a melhor eficiência da categoria, seja qual for a fonte de energia utilizada. A nova plataforma multi-energia permite atender a todas as necessidades. Quanto às motorizações, o Master tem a Diesel Blue dCi de 105 a 170 cavalos com redução em emissões de CO2 e consumo, os elétricos de 96 ou 105 kW e bateria de 40 ou 87 kWh, que oferece mais de 410 quilômetros de autonomia no ciclo WLTP e uma versão a hidrogênio. O novo câmbio automático de 9 velocidades oferece mais conforto. O furgão conta com 20 dispositivos avançados de assistência ao motorista (ADAS) e sistema de frenagem dinâmica. São mais de 40 configurações disponíveis de carroceria. A carga útil do furgão foi melhorada, para até quatro toneladas, com tração dianteira. Não há previsão sobre a chegada da quarta geração do Master ao Brasil, onde a terceira geração do modelo é produzida na fábrica de São José dos Pinhais (PR).

Um novo tempo

Divulgação

       O Volvo FH Electric foi escolhido o “Caminhão Internacional de 2024”. A Volvo Trucks conquistou novamente a mais prestigiada premiação global do setor de caminhões, desta vez com um modelo elétrico. É a primeira vez que um caminhão elétrico recebe o prêmio, concedido pela International Truck of the Year, que reúne um grupo de jornalistas da Europa. Ao explicar sua decisão, o júri elogiou o desempenho do veículo, a aceleração contínua, a operação silenciosa e a ausência de vibrações. O FH Electric é um veículo para 44 toneladas. Sua produção se iniciou em 2022, na fábrica de Gotemburgo, na Suécia. Em 2023, passou a ser produzido também em Ghent, na Bélgica. Atualmente, a marca oferece uma ampla linha elétrica, com seis modelos projetados para lidar com uma ampla variedade de tarefas de transporte. A Volvo Trucks é líder de mercado em caminhões elétricos pesados na Europa, com uma participação de 49%. “Nosso modelo representa uma nova era no transporte rodoviário. Ganhar este prêmio demonstra claramente que a mudança para o transporte com emissões zero já está acontecendo”, comemora Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA