Compacto esticado
A Citroën lança oficialmente no Brasil o C3 Aircross esta semana. O modelo é produzido no Polo Automotivo de Porto Real (RJ) e reúne itens como o motor Turbo 200 de até 130 cavalos de potência – que já equipa outros modelos da Fiat e da Citroën –, câmbio automático tipo CVT de 7 marchas simuladas, painel digital customizável de 7 polegadas e o Citroën Connect Touchscreen de 10 polegadas, com integração com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O único SUV compacto de até sete lugares oferece um porta-malas de 493 litros – na configuração para cinco pessoas, ficando em torno de 300 litros com o assento de trás – e sistema de ventilação suplementar para a segunda e a terceira fileiras de bancos. O C3 Aircross tem 4,32 metros de comprimento, 1,80 metro de altura e distância de entre-eixos de 2,67 metros (13 centímetros a mais em comparação ao hatch), permitindo ter a terceira fileira.
Possibilidades para o Brasil
A GWM apresentou no Salão Internacional de Automóveis de Guangzhou, na China, – de 17 a 26 de novembro – suas novas tecnologias e dois lançamentos, o Tank 700 Hi4-T Limited Launch Edition (cotado para vir para o Brasil) e o Poer Shanhai Performance Edition. Os modelos apresentados exemplificam o avanço da marca na nova era de tecnologia eletrificada. O Tank 700 Hi4-T estreou com uma primeira edição limitada de 70 unidades, com um estilo robusto bem dominante e um grande painel de instrumentos. O SUV será equipado com motor 3.0 a gasolina e um sistema híbrido plug-in sob a plataforma Hi4 T. Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, com participação de mercado de 50% no segmento na China. A empresa tem atuação em mais de 60 países, com 70 mil empregados e oito centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados pelo mundo. A GWM investirá mais de R$ 10 bilhões nos próximos dez anos na sua operação no Brasil, incluindo produção local na fábrica que pertencia à Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP). Atualmente, oferece ao mercado brasileiro a linha do utilitário esportivo híbrido Haval H6.
Esportivo eletrificado
A terceira geração do sedã de luxo Panamera – apresentado em 2009 – vem com um design renovado, mais recursos digitais, maior equilíbrio entre desempenho dinâmico e conforto de dirigir, motores E-Hybrid mais potentes e um novo sistema de suspensão de alta eficiência. A Porsche oferece um total de quatro “powertrains” E-Hybrid no novo Panamera. O “top” de linha, o Panamera Turbo E-Hybrid, vem equipado com um motor 4.0 V8 associado a um elétrico recém-desenvolvido de 140 kW (190 cavalos). Juntos, têm potência de 500 kW (680 cavalos), com impressionantes 93,4 kgfm de torque. A Porsche integra o motor elétrico à transmissão PDK de embreagem dupla com 8 marchas. Ao dispensar o alojamento separado dessa unidade elétrica, a engenharia da marca alemã economizou cerca de cinco quilos. Com isso, o Panamera Turbo E-Hybrid acelera de zero a 100 km/h em 3,2 segundos e pode chegar à máxima de 315 km/h. Produzido na cidade alemã de Leipzig, o novo Panamera virá para o Brasil no próximo ano, com data ainda não definida pela marca, porém, as pré-vendas se iniciarão antes da chegada do carro ao país.
Novas chinesas no Brasil
A Omoda e a Jaecco, duas novas marcas automotivas chinesas, farão uma operação conjunta no Brasil em 2024, formando a empresa Omoda-Jaecoo. A nova marca lançará inicialmente três modelos, equipados com tecnologias híbrida leve, híbrida plug-in e 100% elétrica, os Omoda C5 e E5 e o Jaecco J7. “E este é apenas o começo. O Brasil é um parceiro estratégico para a nossa operação global, e sabemos do seu potencial”, comemorou Shawn XU, CEO da Omoda-Jaecoo. Com um plano robusto de expansão global, as marcas já estabeleceram bases de Engenharia em mercados como China, Europa e Estados Unidos. Até o final de 2024, a Omoda estará em mais de 30 países, enquanto a Jaecoo estreará em mais de dez. Com a aceleração da globalização das marcas e a confirmação de veículos para o mercado brasileiro em 2024, a Omoda-Jaecoo já está investindo no país e formando sua equipe local. De acordo com a nova fabricante, o recente anúncio do governo brasileiro sobre a volta do imposto de importação para veículos eletrificados – a partir de janeiro de 2024 – não impactará na chegada da Omoda-Jaecoo ao país.
Para a pista original de fábrica
Em parceria com a Spinelli Racing, a Mitsubishi Motors apresenta o Eclipse Cross R. Disponível para venda a qualquer cliente que tenha o sonho de se tornar um piloto de rali – com ou sem experiência na modalidade –, o Eclipse Cross R traz toda a experiência e o conhecimento da Mitsubishi na produção de carros de competição homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O “bólido”, com configuração de fábrica quase inalterado, tem tração integral e característica do Lancer Evolution, com algumas adaptações para a competição. O motor é o mesmo 1.5 turbo a gasolina da versão de rua do Eclipse Cross, com 172 cavalos de potência a 5.700 rotações, acoplado ao câmbio sequencial de 6 marchas desenvolvido pela argentina GRAF Gearboxes. O modelo já está disponível para venda a clientes de todo o Brasil, embora a Mitsubishi não tenha divulgado o preço. O “top” da linha, o Eclipse Cross GLS, custa R$ 195.990. “O Eclipse R tem uma dirigibilidade fantástica, realçado pelo sistema de tração integral. É um carro de competição usando praticamente todas as peças do Eclipse Cross de rua”, atesta Guiga Spinelli, multicampeão de rali.
Rumo à automatização
A direção automatizada de Nível 3, que permite ao motorista tirar as mãos do volante e desviar temporariamente a atenção da estrada, estará disponível em breve no novo Série 7. BMW Personal Pilot L3 é o nome da nova função que dispensa a pessoa ao volante da tarefa de dirigir em determinadas situações, controlando a velocidade do carro, a distância do veículo à frente e o posicionamento da faixa. A nova opção pode ser encomendada para o novo Série 7 (excluindo o i7 eDrive50 e o i7 M70 xDrive) para ser instalada em veículos a partir de março do próximo ano. A tecnologia permite aos condutores redirecionar o seu foco para outras atividades quando viajam a velocidades de até 60 km/h em auto-estradas com faixas de rodagem estruturalmente bem definidas. Graças aos seus sensores sofisticados, o sistema pode ser utilizado também à noite. A introdução da funcionalidade fará do BMW Group a primeira fabricante de automóveis a oferecer uma função de condução avançada de Nível 2 no seu portfólio de produtos e um sistema de Nível 3.
Parada mais eficiente
No Next Generation Mobility Day, em Xangai, na China, a ZF apresentou pela primeira vez um novo sistema de freios puramente elétrico. A força de frenagem é gerada em cada roda por um motor elétrico, sem sistema hidráulico e fluido para freio. O sistema foi desenvolvido para o mercado global nos centros tecnológicos da ZF na China, nos Estados Unidos e na Alemanha. No Brasil, a ZF tem fábrica e centro de pesquisa na cidade paulista de Limeira. O novo sistema Brake-by-Wire (sem uso de cabos) tem o controle de freio integrado (IBC), que permite distâncias de frenagens mais curtas, melhor recuperação da energia e menores custos de manutenção. Durante o teste de frenagem automática de emergência – com uma velocidade de 100 km/h – o Brake-by-Wire parou o veículo nove metros antes que nos sistemas convencionais. Além disso, os carros elétricos podem atingir até 17% mais de autonomia por meio da recuperação de frenagem do sistema da ZF.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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