No plano de acelerar a apresentação de novos modelos e versões para tentar atender às novas demandas, a Volkswagen se foca agora em oferecer veículos com transmissão automática. Após mostrar recentemente o Golf e a Variant dotados exclusivamente com esse tipo de câmbio, a marca alemã coloca no mercado brasileiro as versões MSI do Gol (R$ 54.580) e do Voyage (R$ 59.990), com a configuração sem o pedal da esquerda pela primeira vez na história do hatch e de seu derivado sedã. As versões automáticas dos compactos chegam neste mês às concessionárias, como parte da lista de 20 lançamentos prometidos pela VW até 2020 e dentro do investimento de R$ 7 bilhões feito no país. Outra novidade no Gol e no Voyage é a adoção do motor 1.6I da família EA211 de 120 cavalos – o mesmo do Polo MSI e do Virtus MSI –, sempre associado à transmissão automática de 6 velocidades com conversor de torque. Além do novo “powertrain”, a linha 2019 dos dois modelos conta com o 1.0 de 84 cavalos (R$ 44.990 do Gol e R$ 52.640 do Voyage) e o 1.6 de 104 cavalos (R$ 51.040 do Gol e R$ 56.820 do Voyage), esses com apenas o câmbio manual de 5 marchas.
Segundo a engenharia da VW, a nova transmissão – denominada AQ160-6F – do Gol e do Voyage tem como principais características a robustez, a agilidade na troca de marchas, o conforto para o motorista e a eficiência energética. No novo câmbio, as trocas seqüenciais podem feitas na alavanca ou nas aletas localizadas atrás do volante. O sistema tem ainda o modo de acionamento esportivo (posição “S” na base da alavanca), que altera o momento de entradas das marchas para rotações mais altas, conferindo acelerações mais vigorosas. No “powertrain” composto pelo motor 1.6 MSI e a transmissão automática de 6 marchas, a potência máxima é de 120 cavalos com etanol e de 110 cavalos com gasolina e o torque é de 16,8 kgfm e 15,8 kgfm, respectivamente com os combustíveis renovável e fóssil. De acordo com números divulgados pela fabricante alemã, os dois carros aceleram de zero a 100 km/h em pouco mais de 10 segundos e podem chegar a 190 km/h abastecidos com etanol.
As novas versões MSI do hatch e do sedã têm também novidades visuais. Na frente, o capô e a grade do radiador são mais elevados do que nas outras configurações, com dois frisos ligando os faróis, que são maiores e mais retangulares. O para-choque dianteiro conta com entradas de ar na parte de baixo e design mais esportivo. Os faróis de neblina ganharam formas trapezoidais e molduras pretas. Com aplicação da tecnologia In Mold Decoration (IMD), os detalhes do painel com linhas mais horizontalizadas têm destaque nas cores e no grafismo aplicados. O volante multifuncional é oferecido como opcional nos dois modelos. O instrumento combinado tem iluminação de leds harmonizando com a do console central e a do sistema de infoentretenimento.
Produzidos na unidade de Taubaté (SP), o Gol e o Voyage 2019 trazem como equipamentos de série ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, suporte para celular integrado ao painel com entrada USB, travamento elétrico das portas e vidros dianteiros com acionamento elétrico. Na lista de itens de conforto e conveniência, entram o encosto do banco traseiro rebatível, o desembaçador traseiro, o alerta sonoro de faróis acesos, a tomada de 12V no console central e no para-sol, com espelho para o motorista e o passageiro da frente. O hatch e o sedã compactos têm para-choques pintados na cor da carroceria, rodas de 15 polegadas com pneus 195/55 R15, antena de teto e faróis com máscara negra.
O pacote opcional “Urban Completo” acrescenta itens estéticos e funcionais como rodas de liga leve de 15”, alarme keyless, chave tipo canivete com controle remoto, retrovisores e maçanetas pintados na cor do veículo, grade do radiador em preto ninja, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, função “tilt down” e luzes indicadoras de direção integradas. Presente também no Golf e no Jetta, a função “tilt down” regula automaticamente o retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha a ré é engatada, e permite que o motorista faça o ajuste da altura de seu espelho na manobra de estacionamento. A linha 2019 do Gol e do Voyage conta ainda com o opcional “Interatividade Composition Touch”, com sistema de infoentretenimento, quatro alto-falantes, dois tweeters e I-System com Eco-Comfort – computador de bordo, volante multifuncional com comando de sistema de som e de informática, entradas USB e para SD-card, conexão Bluetooth e conectividade com Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink.