Veteranos na serra gaúcha
O trigésimo Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos será realizado nos dias 17, 18 e 19 de novembro nos pavilhões da Fundaparque, em Bento Gonçalves, na serra gaúcha. A organização é do Veteran Car Club dos Vinhedos, afiliado à Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA). A expectativa é reunir, em uma área total de 30 mil metros quadrados, 800 carros, motos, bicicletas, ônibus e caminhões, todos fabricados há mais de 30 anos. Cerca de 15 mil visitantes são esperados durante os três dias de programação. Os ingressos custam R$ 15 por pessoa. Já o estacionamento sai por R$ 25 para carro, R$ 10 para moto e R$ 50 para ônibus. Logo na entrada, ficará exposto o carro destaque do evento, o Ford Modelo 18 Cabriolet de 1936. “O público pode esperar várias atrações. Muitos carros inéditos em mostras virão de outros Estados, enquanto outros são daqui da serra, garimpados junto às garagens dos seus donos”, observa Andrés Raimundo Federico Pesserl, presidente da FBVA. Dia 17, às 18h30min, haverá um coquetel para os colecionadores e convidados na sede do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves. No seguinte, às 10h, ocorrerá reunião da FBVA e, às 17h, haverá entrega os troféus aos proprietários dos carros que se destacarem na mostra.
Para famílias ricas e numerosas
A BMW acaba de trazer mais um modelo para integrar seu portfólio de veículos de luxo no Brasil. Trata-se do novo X7, SUV superpremium que chega ao país com novo visual, espaço para até sete pessoas e potência de sobra. Mas tanta exclusividade e luxo cobra seu preço: o novo X7 desembarca no mercado brasileiro custando R$ 1.154.950. O modelo completa a família no Brasil, integrada ainda pelo i7, sedã 100% elétrico, lançado recentemente. Vendido exclusivamente na versão M60i e produzido em Spartanburg, nos Estados Unidos, o novo X7 é equipado com um V8 TwinPower Turbo, que gera 530 cavalos de potência de 5.500 e 6 mil rotações por minuto e 75,3 kgfm de torque de 1.800 e 4.600 rpm, associado ao câmbio automático de 8 marchas e à tração integral. Com esse conjunto, o SUV grande acelera de zero a 100 km/h em apenas 4,7 segundos, com velocidade máxima limitada a 250 km/h. Por dentro, o destaque é o BMW Live Cockpit Professional, uma incrível tela curvada, composta por duas, com 12,3 polegadas (painel de instrumentos) e 14,9 polegadas (multimídia).
Poderosa perua
A perua com jeito de superesportivo mais rápida do mundo está sendo apresentada ao Brasil com ajustes visuais e mecânicos. A nova RS 6 Avant Performance chegará ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2024 por R$ 1.193.990 (venda direta). Entre as opções de cores da carroceria, há as tonalidades Cinza Nardo (sólida), Azul Ascari, Branco Geleira, Prata Florete, Vermelho Granadina e Preto Mito (metálicas), Cinza Daytona (perolizada) e Preto Sebring (efeito cristal). O cliente pode escolher ainda cores das linhas Audi Exclusive e Audi Exclusive Fosco, pelos valores adicionais de R$ 57 mil e R$ 85 mil, respectivamente. O motor 4.0 V8 TFSI biturbo teve sua potência aumentada de 600 para 630 cavalos de 6 mil a 6.250 rpm e o torque de 80,5 para 85,5 kgfm de 2.050 a 4.500 rpm. Associado à transmissão tiptronic de 8 marchas, o propulsor pode levar o carro de zero a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e chegar à velocidade de 280 km/h. A nova RS 6 Avant Performance tem ainda a ajuda do sistema MHEV (híbrido leve), composto por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts, tração integral permanente “Quattro” e quatro modos de condução – “Efficiency”, “Comfort”, “Auto”, “Dynamic” – e mais dois customizáveis – “RS1” e “RS2”.
Novidades na linha
A Mitsubishi atualiza as versões do Pajero Sport, com a linha 2024 passando a contar com as variantes HPE, com preço de R$ 339.990, HPE-S, a R$ 369.990, e a “top” Legend, a R$ 409.990. Todas são equipadas com o motor 2.4 MIVEC turbodiesel, em alumínio, com 190 cavalos de potência e 43,9 kgfm de torque, acoplado à transmissão automática de 8 marchas com opção de trocas em “paddles shifters” localizados atrás do volante ao comando do motorista. A linha Pajero Sport está preparada para enfrentar qualquer tipo de terreno. Para isso, o sistema Super Select 4WD-II (SS4-II) oferece ao motorista quatro modos de condução, incluindo a reduzida: “2H” – para estradas e vias públicas, privilegiando a economia de combustível com desempenho suave –, “4H” – para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e chuva, com o sistema distribuindo automaticamente a tração entre os dois eixos –, “4HLc” – para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência – e “4LLc” – para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.
Para completar a gama
O ZR-V foi lançado recentemente em escala mundial e, agora, chega ao Brasil. Produzido no México, o modelo desembarcou nas concessionárias nacionais no último dia de outubro para completar a família de SUVs da Honda no país, posicionando-se entre o HR-V e o CR-V. O novo utilitário esportivo é oferecido em sete opções de cores, três inéditas no portfólio da Honda, o Azul Aurora e o Cinza Titanium perolizados e o Vermelho Adrenalina. As demais são o Branco Topázio e o Preto Cristal perolizados e o Prata Platinum e o Cinza Barium metálicos. O preço público sugerido é de R$ 214.500, com garantia de três anos, sem limite de quilometragem. O ZR-V é equipado com o novo motor 2.0 16V DOHC i-VTEC a gasolina, de 161 cavalos de potência a 6.500 rpm e 19,1 kgfm de torque a 4.200 rpm, associado a um câmbio tipo CVT. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o consumo do novo modelo da Honda é de 10,2 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada.
Quarto de século comemorado
A comemoração pelo um quarto de século da Fiat Strada é importante por duas razões principais: primeiro, não é fácil um modelo permanecer por 25 anos no mercado sempre como o mais vendido em sua categoria. Segundo, a picape compacta da marca italiana – originada do Palio – é líder de vendas nos dois maiores segmentos de automóveis no Brasil, de carros de passeio e de comerciais leves, há quase três anos, seguidos. No total, são mais de 2 milhões de unidades produzidas, para o mercado brasileiro e para a Argentina, o Uruguai e Paraguai. “A Strada conquistou o coração dos brasileiros e se tornou um símbolo de força, durabilidade e versatilidade. Afinal, estar há 25 anos no mercado é para poucos. A Strada é um verdadeiro ‘case’ de sucesso tanto na indústria automotiva nacional quanto para a Fiat”, destaca Herlander Zola, vice-presidente Sênior da Fiat na América do Sul. Desenvolvida e fabricada no Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG), a Strada terá uma série limitada a 1.025 unidades chamada de Edizione 25. Com uma plaqueta numerada no painel – de 1 a 1.025 –, a edição tem como base a versão Ultra, com motor 1.0 T200 e câmbio CVT, com preço R$ 3 mil a mais, totalizando R$ 135.990.
Promessa de poder
A Stellantis promete que o novo Citroën C3 Aircross, para até sete pessoas, terá o motor mais potente da categoria. Para isso, o carro será equipado com o T200 turbo de até 130 cavalos e 20,5 kgfm de torque, em conjunto com um câmbio tipo CVT de 7 marchas simuladas, fabricados em Betim (MG). O carro será produzido no Polo Industrial de Porto Real (RJ). De acordo com a Stellantis, o trem de força tem o sistema de controle de válvulas Multiair III, que oferece um amplo mapa de variação da abertura e tempo das válvulas, incluindo o modo Multilift – permite o duplo acionamento das válvulas de admissão em um mesmo ciclo. Já a turbina de baixa inércia com “wastegate” elétrica garante o desempenho em uma grande faixa de rotação. O C3 Aircross será lançado no Brasil e em outros mercados da América do Sul até o final deste ano.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: