A 76ª edição do Salão de Motos de Milão (Eicma 2018), que aconteceu de 8 a 11 de novembro na capital econômica da Itália, reuniu exatas 1278 marcas de 44 diferentes países e milhares de visitantes. A maior feira do segmento no mundo foi invadida, literalmente, por fanáticos pelas duas rodas. O seis megapavilhões ficaram lotados e neles era possível ver – e subir – em diversos novos modelos, de marcas, estilos, potências e capacidades cúbicas distintas. Das potentes superesportivas até os dóceis scooters, passando pelas aventureiras trails e as tradicionais clássicas, havia espaço ainda para equipamentos de segurança, inovações tecnológicas e veículos elétricos.

 

Destaques do Salão de Milão 2018 (Eicma)

 

Italianas

 

Aprilia

La Casa de Noale” apresentou dois novos produtos voltados para os amantes da motovelocidade. A primeira foi a versão 2019 da Aprilia RSV4, que traz motor de 1.100 cc mais potente e design ainda mais radical. A outra é a Concept RS 660, uma moto-conceito que em breve deverá ganhar a linha de produção.

 

Ducati

Ducati Panigale V4R

A “Ferrari das motos” trouxe várias novidades ao Eicma, com uma estreia mundial e atualização de vários modelos. O destaque foi a Ducati Panigale V4R, considerada uma moto de rua com DNA de pista. Modelo mais potente da Casa de Borgo Panigale, a superesportiva está equipada com motor de quatro cilindros em “V”, a 90 graus, que gera 221 cavalos de potência máxima – e pode chegar a 234 cavalos com a instalação de um escapamento esportivo da eslovena Akrapovič. A carenagem do novo modelo foi projetada e desenvolvida pela Ducati Corse – divisão de competição da marca – em parceria com o Ducati Style Center. Tudo pensado para melhorar a eficiência aerodinâmica em alta velocidade. A moto ganhou ainda peças em fibra de carbono, suspensões ajustáveis e muita eletrônica embarcada. Com a Panigale V4R, a Ducati competirá no Campeonato Mundial de Superbike em 2019. A nova Hypermotard 950 apresenta uma renovação substancial em comparação com os modelos anteriores 821 e 939, com o retorno do escape duplo sob o assento também duplo. Já a Multistrada 950 conta com uma nova versão 950S, que agora ganhou suspensão eletrônica. A Diavel 1260 traz uma bela atualização estética e a tradicional linha Monster ganha mais um modelo: a 821 Stealth.

 

MV Agusta

MV Agusta Brutale 1000 Series Oro

A MV Agusta mexe com o imaginário do motociclista por meio de seus modelos radicais exclusivos. Este ano não foi diferente. Destaque para a Brutale 1000 Series Oro. O modelo está equipado com motor de quatro cilindros em linha que gera 208 cavalos de potência máxima e pode chegar a 212 cavalos com a instalação de um escapamento esportivo. Serão fabricadas apenas 300 unidades. A marca italiana informa que esta “macchina” atinge 300 km/h.

 

 

Outras marcas europeias

 

BMW

BMW S 1000 RR

A estrela do estande da marca alemã era a superesportiva S 1000 RR, que foi 100% remodelada. Nova do farol à rabeta, passando pelas suspensões, pacote eletrônico e motor, que agora entrega 207 cavalos. O novo propulsor da superesportiva alemã – um quatro cilindros em linha – é quatro quilos mais leve se comparado à versão anterior. A redução de peso se deve em parte à adoção de válvulas de titânio. Apesar de uma complexa evolução – motor e ciclística – o modelo 2019 perdeu um pouco de sua agressividade no design. Está parecida com as concorrentes japonesas. A marca alemã também apresentou a R 1250 GS Adventure e a F 850 GS Adventure, além dos modelos R 1250 R e R 1250 RS com nova motorização de 1250 cc e o scooter C 400 GT, voltado para o turismo.

 

Husqvarna

Husqvarna Svartpilent 701

A marca sueca finalmente apresentou a Svartpilent 701. O modelo traz o melhor do estilo “dirt track”, como guidão mais alto e motor de um cilindro e 75 cavalos de potência máxima. Segundo Maurício Fernandes, responsável pela operação da marca no Brasil, a moto chega no primeiro semestre de 2019. O preço deve ser de R$ 69 mil.

 

KTM

KTM 790 Adventure

O estande laranja da austríaca KTM no Eicma 2018 exibia, finalmente, a 790 Adventure, trail disponível em duas versões (básica e R). O que chama a atenção mesmo é o visual radical, além do “parrudo” motor LC8c, de 95 cavalos de potência. Outras atrações fiaram por conta da motard 690 SMC R e da 690 Enduro R. Além da linha Duke de baixa capacidade cúbica: 125, 200 e 390 cc.

 

Triumph

Triumph Scrambler 1200

A marca britânica apresentou duas edições especiais da Bonneville T120: a 120 Diamond e a 120 Ace, duas edições especiais de 800 e 1.300 unidades, respectivamente, para comemorar o aniversário de 60 anos da primeira Bonneville, que rodava pelas cercanias do Ace Café, em Londres. Para os brasileiros, a notícia vinda da Itália é que as novas Scrambler 1200 – com 90 cavalos de potência máxima – chegarão em meados de 2019, segundo Waldyr Ferreira, gerente geral da Triumph Brasil. Para comemorar a participação no Mundial de Motovelocidade como fornecedora exclusiva de motores para a categoria Moto2, a Triumph exibiu a máquina que será utilizada na competição em 2019. A superesportiva usará propulsor de três cilindros e 765 cc.

 

Japonesas

 

Honda

Honda CBR650F

Entre novos modelos e atualizações, a Honda trouxe a CBR650F com um desenho mais radical, melhor ergonomia, luzes de leds e com painel de LCD, que incorporou indicador de marcha engatada. O modelo ganhou ainda novas rodas. Além disso, quadro e suspensão foram revisados, e a sport touring japonesa está seis quilos mais leve. O motor DOHC de 16 válvulas e 649 cm³ foi otimizado e agora oferecer mais 5% de potência acima das 10 mil rpm. O pico de potência fica na casa dos 95 cavalos, disponível a 12 mil giros. Com uma nova configuração, o motor oferece   mais potência e torque em baixos e médios regimes de rotação. Outra novidade é a adoção do controle de tração.

Toda a família 500 da Honda teve melhorias para 2019. A CBR500R assumiu um estilo mais radical. Ganhou iluminação de leds, novo painel de instrumentos LCD que conta agora com indicador de marchas – excelente função para iniciantes – e atualização na suspensão dianteira. O seu motor de dois cilindros ganhou 4% de potência e está mais esperto em baixas rotações. O pico de potência é de quase 48 cavalos a 8.500 rpm, com torque máximo de 4,38 kgfm a 7 mil rpm. Já a versão X, por exemplo, ganhou roda maior na dianteira, de 19 polegadas. A atualização dará um ganho para enfrentar obstáculos com mais facilidade e mudanças de direção com mais precisão.

 

Kawasaki

Kawasaki Z400

No Eicma, a Kawasaki não poupou esforços para trazer o que há de mais moderno em sua linha. A lista começa pela nova Ninja ZX-6R, com motor de 636 cc, que não tinha alteração desde 2013, além da atualizada Versys 1000 SE – ganhou um completo pacote eletrônico, Porém, para os brasileiros, a expectativa é grande para a chegada da Z400, modelo naked derivado da Ninja 400. E para os iniciantes, novos modelos de entrada: Ninja 125 e Z125.

 

Suzuki

Suzuki Katana

A Suzuki aproveitou o Salão de Motos de Milão para que o público tivesse oportunidade para ver em primeira mão a nova Katana, releitura de clássico da década de 1980. Já a linha GSX-R1000 2019 recebeu novos visual e freios e na parte eletrônica. A moto ganhou a assistência eletrônica do quickshifter para passar as marchas sem o auxílio da embreagem.

 

Yamaha

Yamaha XTZ 700 Ténéré

Finalmente a Yamaha apresentou em Milão a versão definitiva de sua trail, a XTZ 700 Ténéré. Depois de dois anos de muitas especulações, o novo modelo chega com motor de dois cilindros com 72 cavalos de potência máxima, sete quilos de torque, suspensão invertida e painel 100% digital. Tem tudo para ser uma aventureira nata, principalmente para os pilotos mais radicais, que não abrem mão de uma boa prova de enduro ou muitos quilômetros de terra. Outro destaque fica para a XSR 700 XTribute,uma clássica inspirada na primeira XT500. O motor é o mesmo que equipa a família MT-07.

 

Norte-americanas

 

Harley-Davidson

Harley-Davidson LiveWire

A empresa norte-americana apresentou em Milão a versão oficial da LiveWire, a primeira moto elétrica da marca. No lançamento global, alguns detalhes técnicos não foram declarados. Com design arrojado, a LiveWire oferece aceleração instantânea, baixo centro de gravidade e ultrapassa os 150 km/h, segundo disseram os executivos da marca na Itália. Mas fica evidente que a HD vai muito além dos motores de dois cilindros em “V”. Destaques para a FXDR 114, a nova “muscle bike” da HD e para a final mundial do concurso de customização “Battle of The Kings”, que reuniu quase 300 participantes de todo o mundo, inclusive do Brasil. A grande final aconteceu durante o Eicma. A equipe campeã foi a da Tailândia.

 

Indian

Indian FTR 1200

Mais naked que custom, a FTR 1200 da Indian – marca norte-americana que deixou o Brasil recentemente – foi apresentada oficialmente no Eicma. O lançamento foi inspirado nos modelos que participam das flat-track (corridas em circuitos ovais de terra). Conta com base mecânica da Scout, mas com mais cavalaria e força. A FRT 1200 está equipada com o tradicional motor V2 de 1.203 cm3, que gera 120 cavalos de potência máxima e quase 12 kgfm de torque.

 

Indiana

Royal Enfield

Royal Enfield KX

Da prancheta à realidade em apenas seis meses. A moto conceitual Royal Enfield KX exposta em Milão foi inspirada na KX de 1938. O protótipo está equipado com motor de dois cilindros e 838 cm3 de capacidade. Parece pronto para ir para as lojas.

*O jornalista Aldo Tizzani, do MinutoMotor, viajou à convite do ITA (Italian Trade Agency) e também do ICE (Agência para a internacionalização das empresas italianas)

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