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O chassi de ônibus B320R é um modelo global da Volvo e já era produzido na fábrica do Paraná para abastecer mercados de exportação como Chile e Colômbia. Neste ano, com a entrada em vigor no Brasil da norma de emissões Euro 6, a marca sueca viu uma oportunidade de introduzi-lo também no mercado nacional. Com versões para aplicação urbana, rodoviária e fretamento, o B320R traz como principal novidade o motor D8K Euro 6, mais potente e econômico do que o da geração anterior. É o mesmo motor que passou a equipar recentemente os caminhões semipesados da linha VM. Nas opções para uso rodoviário e fretamento, o modelo traz ainda transmissão I-Shift de sétima geração. A chegada do B320R reforça o portfólio de ônibus de motor traseiro da Volvo. Disponível na configuração de eixos 4×2, o modelo pode receber carrocerias de até 13,2 metros de comprimento e 3,65 metros de altura. “Além da tradicional versão urbana, esse veículo tem opções para outras aplicações, como fretamento e rodoviária de curta distância. É um chassi altamente versátil. A introdução do B320R ampliará nossa oferta nos segmentos urbano e rodoviário de entrada”, assegura Paulo Arabian, diretor Comercial de Ônibus da Volvo. 

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            O B320R é equipado com o motor D8K Euro 6 e traz evoluções expressivas em relação aos seus antecessores – o B250R (que só tinha versão urbana) e o B320R (para uso rodoviário e fretamento), que eram Euro 5. O alto torque surge já em baixa rotação, o que torna o veículo mais silencioso e suave para os passageiros e para o motorista. As emissões foram reduzidas, mas a potência de 320 cavalos e o torque de 122,3 kgfm estão maiores. O propulsor Euro 6 de 8,0 litros mais econômico do que a versão anterior. O período de troca de óleo pode chegar a 100 mil quilômetros, dependendo da aplicação. Nas configurações de fretamento e rodoviária, a caixa de câmbio é a I-Shift de sétima geração, que equipa todos os veículos rodoviários da marca. De acordo com a Volvo, tem engates suaves e rápidos, quase imperceptíveis. Para aplicação urbana, o transportador pode escolher entre duas opções de transmissão automática, das marcas ZF ou Voith.

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            Em linha com a visão “Zero Acidentes”, que expressa o ideal de futuro da Volvo com seus veículos, o novo chassi incorpora freios eletrônicos EBS de quinta geração, freios a disco em todas as rodas. Na opção rodoviária, o ESP, controle eletrônico de estabilidade, é de série. Outro destaque da rodoviária é o freio-motor VEB300 com 300 cavalos de potência, já presente nos caminhões semipesados da marca. Com o freio auxiliar retarder (item opcional), a potência de frenagem pode alcançar 900 cavalos. De acordo com a Volvo, embora tenha motor e transmissão novos, a manutenção do chassi B320R é bastante funcional. “Vários dos outros componentes integram nossos chassis há muitos anos. Isso garante disponibilidade de peças e ampla experiência em serviços nas concessionárias. Como os demais chassis da marca, o B320R é muito robusto, e eventuais manutenções podem ser feitas com rapidez, garantindo um retorno imediato à operação. É um ônibus de alta produtividade e rentabilidade para o operador”, explica Arabian.

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            A Fenabrave refez no início de outubro as projeções de venda de ônibus no Brasil para 2023, com um desempenho bem superior à percepção que tinha no começo do ano. A projeção inicial de aumento de 5% em relação a 2022 foi elevada para 18%. Influenciaram na mudança a boa recuperação do setor rodoviário e de fretamento e a eficiência na implantação das metas anuais do “Programa Caminho da Escola”, pelo Governo Federal. “Um ambiente econômico melhor, com elevação no nível de crédito, sinalização de queda da taxa de juros e redução do desemprego favorece a demanda no deslocamento de pessoas por ônibus. A Volvo está ainda em um momento muito positivo de vendas no país. No acumulado do ano, nossas entregas cresceram 68,5%”, comemora Arabian.

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Chassi Volvo B8R. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Volvo

Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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