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X duplicado

A segunda geração do BMW X2 chegou com dimensões maiores e uma silhueta assumidamente cupê. O caráter progressista do novo modelo também é evidente na versão totalmente elétrica iX2, assim como em uma ampla gama de sistemas que permitem condução e estacionamento automatizados e nos serviços digitais disponibilizados pelo novo BMW iDrive. O X2 cresceu 19,4 centímetros em relação ao seu antecessor, totalizando 4,55 metros. Visualmente idênticos, os dois novos carros seguem a mesma receita de duplicidade do X1 com o iX1. Com design e equipamentos similares, o que muda no X2 e no iX2 é apenas o trem de força. Enquanto o primeiro tem duas opções de motorização, uma com um 1.5 turbo a gasolina com auxílio de um sistema híbrido leve – com dados de potência e torque não revelados – e outra com um 2.0 turbo a gasolina de 317 cavalos e torque de 40,8 kgfm. Já o totalmente elétrico iX2 conta com dois motores, um em cada eixo, com 313 cavalos e 49,4 kgfm de torque combinados, para uma autonomia de até 449 quilômetros de acordo com o ciclo WLTP.

Sedã eletrificado

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O Honda Accord Advanced Hybrid chega ao mercado brasileiro com a tecnologia e:HEV, que combina dois motores elétricos – um para tração e outro para geração de energia – e um propulsor a combustão. Segundo a marca japonesa, o segredo da e:HEV está na forma como os motores interagem, proporcionando um desempenho com alta performance e economia de combustível. O Accord Hybrid chega em três opções de cores, Prata Esterlina metálica e Preto Cristal e Branco Topázio perolizados. O revestimento do interior é em cinza claro com a cor externa Branco Topázio e em preto com as outras duas tonalidades. O modelo tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem. O conjunto elétrico (baterias e motores) tem garantia de oito anos ou 160 mil quilômetros. O preço é de R$ 324.900. O modelo tem um motor 2.0 com 145 cavalos de potência a 6 mil rpm e 19,2 kgfm de torque, acoplado ao elétrico de tração com 184 cavalos e 34,1 kgfm.

Com a expertise da Fórmula-1

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Primeiro supercarro de produção em série com motor central da Aston Martin, o Valhalla foi desenvolvido a partir do melhor laboratório do mundo, a Fórmula-1. Posicionado abaixo do Valkyrie, o Valhalla entrará em linha de produção no próximo ano e terá exatamente 999 unidades, com preço estimado em U$ 800 mil (pouco acima de R$ 4 milhões). O supercarro, que tem pretensão de enfrentar os “bólidos” de rua da Ferrari, da McLaren e da Lamborghini, terá motorização híbrida, formada pelo propulsor principal 4.0 V8 biturbo associado a três elétricos, com potência total de 1.012 cavalos. Quando todos os motores estão em ação, o carro tem tração integral. O primeiro protótipo de teste ficará pronto no final deste ano, e já estão confirmadas unidades encomendadas pelo Brasil. O projeto do Valhalla está colhendo informações vindas do carro da equipe Aston Martin da Fórmula-1, comandada pelo bicampeão Fernando Alonso. “A visão da Aston Martin é construir uma variedade de carros com padrão acima de qualquer coisa já produzida em série. O Valhalla é a primeira integração conjunta de desenvolvimento entre nossos engenheiros de veículos de rua e as capacidades de engenharia da equipe de Fórmula-1 por meio da Aston Martin Performance Technologies”, explica Marco Mattiacci, chefe global da marca e diretor Comercial da Aston Martin. 

Conexão (quase) total

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A Chevrolet elevou para 90% a quantidade de veículos equipados de série com o sistema OnStar, que oferece serviços por assinatura com foco em conectividade avançada, segurança, emergência, concierge e proteção patrimonial. Até o final deste ano, a marca norte-americana projeta chegar a 500 mil automóveis conectados ativos no Brasil com o sistema. A primeira geração do OnStar foi lançada nacionalmente em 2015. Desde então, novos recursos foram sendo incorporados e aprimorados. Todo importante lançamento da Chevrolet vem sempre acompanhado de alguma novidade referente à conectividade. Foi assim com a nova Silverado, apresentada ao mercado brasileiro em agosto, trazendo uma central multimídia já compatível com o sistema Google Built-In, que dispensa o uso de um smartphone para acessar aplicativos, assistentes virtuais e serviços de streaming. Conhecido também como Over-The-Air (OTA), a funcionalidade do OnStar está presente em todos os modelos da Chevrolet com conexão via internet, ofertadas desde versões de entrada do Onix até o elétrico Bolt EUV. O próximo a adotar a tecnologia será o novo Spin, crossover de até sete lugares que está em fase final de desenvolvimento. 

Por dentro do novo SUV

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No processo de apresentar o Kardian aos poucos – o lançamento mundial ocorrerá no próximo dia 25, no Rio de Janeiro –, a Renault mostrou desta vez um pouco do interior do SUV compacto que será produzido também no Brasil, em São José dos Pinhais, cidade da região metropolitana de Curitiba (PR). Nas imagens divulgadas pela montadora francesa, dá para ver que o carro terá um console mais alto, com o novo logo “Nouvel’R” e uma faixa luminosa instalada sobre um dos painéis das portas dianteiras. Por meio do sistema Multisense, o motorista poderá escolher um dos diferentes ambientes luminosos internos e estilos de condução. Outro diferencial tecnológico do Kardian é a alavanca de câmbio do tipo “e-shifter”, que permite trocar as marchas por um simples toque na manopla de comando. O novo SUV da Renault ficará posicionado abaixo do Duster e será equipado com um motor 1.0 turbo de 130 cavalos com câmbio automático. 

Quase lá

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A Seres Brasil fará a inauguração de sua sede e matriz no país em Barueri (SP), além do primeiro showroom da marca na Avenida Europa, na capital São Paulo. A importadora de veículos elétricos definiu a comercialização por meio de um formato híbrido, no qual a plataforma de vendas online terá o suporte dos espaços físicos (concessionária mais showroom). “Mais de 80% das pessoas se informam sobre o carro pela internet, mas uma venda de veículo premium passa por um contato mais próximo entre o cliente e o vendedor. Além disso, nossos parceiros terão um envolvimento mais completo”, revela José Augusto Brandimarti, chefe de Operações da Seres Brasil. A matriz, com concessionária completa, showroom e assistência técnica, está em fase final de obras, na Avenida Tucunaré, 790, no bairro de Alphaville, em Barueri. O local terá a linha de SUVs elétricos – Seres 3, Seres 5 e Seres 7 – e a da DFSK, fabricante dos comerciais urbanos elétricos EC31 e EC35.

Para economizar combustível 

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Segundo o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), o número de automóveis em circulação pelo Brasil em 2022 era de 60.459.290. E quase a totalidade da frota é de carros a combustão interna. Portanto, a preocupação com o consumo de combustível ainda é prioritária no país. Muitos motoristas procuram orientações práticas que possam aumentar o intervalo entre os reabastecimentos. Para evitar o consumo acima da média, é crucial adotar hábitos de condução conscientes. Pneus adequadamente calibrados e um motor em bom estado são fundamentais para reduzir o consumo de combustível, além disso, deve-se evitar acelerações bruscas e frenagens repentinas. “Dirigir de forma suave e constante não apenas aumenta a segurança como também ajuda a economizar combustível. O motorista deve evitar velocidades muito altas na estrada, pois isso aumenta a resistência do ar, levando a um consumo maior. Se o condutor estiver esperando uma pessoa no carro, deve desligar o motor em vez de deixá-lo em marcha lenta (ponto morto)”, aconselha Antônio José Costa, assessor de assuntos econômicos do Sindicato do Comércio de Derivados de Petróleo do Ceará. O motorista deve ainda fazer um planejamento da viagem com antecedência – para evitar congestionamentos e encolher o percurso – e utilizar o ar-condicionado de forma moderada.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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