Divulgação

A Land Rover traz este mês para o Brasil o Discovery 2024. O modelo chega em duas versões, ambas com motor a diesel D300 com tecnologia MHEV (híbrida leve) e câmbio automático de 8 marchas: a R-Dynamic HSE, com preço de R$ 749.425, e a R-Dynamic HSE Metropolitan, a R$ 759.300. O diferencial entre as duas variantes está na possibilidade de a mais cara ter a terceira fileira de bancos para mais duas pessoas, totalizando sete lugares. No exterior do veículo, a atenção aos detalhes se destaca por novas pinças de freio na cor preta, teto panorâmico frontal com abertura e traseiro fixo, faróis de neblina e novas rodas especiais diamantadas de 22 polegadas na cor Gloss Dark Grey. O porta-malas é elétrico com abertura por gesto e um rack em preto dá o tom de esportividade ao veículo.

Divulgação

O modelo oferece uma série de itens de conforto no interior, com vários acabamentos em couro, volante aquecido, sistema de pré-condicionamento do ar da cabine e base integrada atrás dos bancos dianteiros no estilo “Click and Go”, para a instalação de acessórios para a terceira fileira. “O novo Discovery é o veículo ideal para aqueles que buscam viver aventuras ao lado da família. Ele combina o melhor de dois mundos, com versatilidade para desbravar terrenos difíceis com luxo e conectividade a bordo para todos os ocupantes, incluindo os dois últimos assentos da versão com sete lugares, e muito conforto para viagens e expedições mais longas”, explica Gustavo Coura, responsável de Produto Discovery.

Divulgação

O Discovery 2024 chega ao Brasil com o sistema MHEV, combinando o propulsor a diesel de 300 cavalos de potência com um alternador que também funciona como um motor elétrico. O alternador trabalha como um gerador de corrente elétrica, recuperando energia durante a desaceleração do veículo e carregando uma bateria de lítio de 48 volts. Ao operar como um motor elétrico, utiliza essa energia para dar partida no propulsor pelo start/stop e fornece a assistência de torque necessária para reduzir o consumo de combustível e a emissão de CO2. Por se tratar de um modelo que combina capacidade a diesel com sistema elétrico, o Discovery 2024 tem isenção do rodízio da cidade de São Paulo e reduções no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), dependendo do Estado.

Divulgação

As duas variantes trazem de série o sistema de tração integral e a tecnologia Terrain Response 2, tornando o veículo capaz de enfrentar os mais variados tipos de terreno, adaptando-se aos inconvenientes das ruas – especialmente em se pensando das condições das vias urbanas do Brasil – e nos caminhos mais complicados do off-road. O Terrain Response 2 engloba os modos de atuação de acordo com o tipo de superfície e acrescenta o modo automático, que ajusta a tração de acordo com a situação sem a necessidade de o motorista escolher o tipo de condução.

Divulgação

Para garantir uma vida a bordo prazerosa e com luxo, o novo Discovery conta com teto solar panorâmico, sistema de infoentretenimento Pivi Pro e som Meridian de última geração de série. Para proporcionar uma direção mais fácil, ágil e segura, o SUV tem câmeras de 360 graus e função capô transparente (ClearSight Ground View), sistema de câmeras inteligentes que permitem ao motorista visualizar o terreno abaixo do capô. Entre as funcionalidades de assistência ao condutor disponíveis, o Discovery 2024 tem monitor de colisão traseira, capaz de detectar um veículo se aproximando e identificar se ele não está reduzindo a velocidade ou não, para alertar sobre uma potencial colisão. Em seguida, o sistema avisa o motorista sobre o freio, acionando automaticamente o pisca-alerta. O modelo traz a possibilidade de contar com sete lugares na versão Metropolitan, com a terceira fileira de bancos elétrica e igualmente climatizada. Dessa forma, toda a família pode desfrutar com conforto de pequenos ou longos trajetos, usufruindo de todos os bancos ou do espaço que se abre quando eles são rebatidos. Com as duas fileiras de trás retraídas, o Discovery tem o espaço de carga aumentado de 280 litros para 1.794 litros.

Divulgação

Produzido no Reino Unido, o Discovery é vendido em 121 países. O modelo se posiciona na linha da Land Rover como intermediário, incorporando o conforto, a robustez e a plataforma do topo de linha Defender. O Discovery foi revelado no Salão do Automóvel de Frankfurt de 1989, marcando uma ruptura com os veículos anteriores da marca britânica, aproximando a família do cliente do mundo do 4×4. Embora esse mercado praticamente não existisse quando o Discovery foi concebido, o carro caiu rapidamente no gosto popular na Europa, sendo considerado um ideal pelas famílias britânicas.

Divulgação

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA