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Caminhão da década

            Para festejar os dez anos de operação no Brasil, a DAF Caminhões lança uma série exclusiva caminhões XF alusiva ao aniversário da marca. Apenas 120 unidades compõem a edição comemorativa, limitada e numerada com design único, detalhes customizados e kit personalizado da DAF Collection. Em duas cores, Ocean Blue e Storm Grey, as unidades da série dispõem de novo pacote de acabamento Comfort + Xtra com bancos em couro exclusivo preto personalizado com o logo “DAF”, cinto em vermelho, painel em argenta, volante revestido em couro preto, cortina de divisão de ambiente e placa numerada. A linha DAF com o pacote Xtra oferece ainda cortina “nightlock”, colchão extra comfort com molas ensacadas, refrigerador, faróis e lanternas em leds, acessórios da Paccar Parts, como saia lateral, spoiler dianteiro, moldura de caixa de roda, kit multimídia, defletor de ar da cabine e roda em alumínio com pneus Michelin. Os clientes que adquirirem o caminhão da série receberão um kit exclusivo da DAF Collection, com bolsa de viagem em couro, garrafa térmica, kit refeição, copo, toalha, kit higiene e boné.

Impacto coletivo

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       Na Busworld Europe, a mais importante feira do setor europeu do transporte coletivo de passageiros, realizada em Bruxelas, na Bélgica, de 7 a 12 de outubro, a Iveco Bus apresentou as suas mais recentes inovações em mobilidade livre de emissões. A marca italiana expos sua gama de veículos totalmente elétricos, desde ônibus urbanos e interurbanos (E-Way, Streetway Elec e Crosswat LE Elec) até minibus (eDaily). O portfólio sem carbono será ampliado com o novo ônibus urbano movido a hidrogênio E-Way H2, equipado com um sistema de célula de combustível da HTWO, a marca comercial de hidrogênio com base em sistema de célula de combustível do Hyundai Motor Group. O ônibus E-Way H2 está fazendo sua estreia mundial na Busworld. Todos os veículos Iveco Bus em exposição têm os novos sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) integrados, colocando-os em conformidade com o Regulamento Europeu de Segurança, que entrará em vigor em julho de 2024. 

Presença brasileira

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       O Mercedes-Benz eO500U, primeiro chassi de ônibus elétrico a baterias desenvolvido e produzido pela Mercedes-Benz do Brasil, faz sua estreia na Europa. O modelo, que marca a entrada da empresa na era da eletromobilidade em veículos comerciais no Brasil, é destaque no estande da Daimler Buses na Busworld Europa 2023. Trata-se do maior evento do setor no mundo, realizado de 7 a 12 de outubro, em Bruxelas, capital da Bélgica. Veículos elétricos são sinônimos de transporte sustentável e já fazem parte do portfólio mundial multissoluções da marca. “Agora, nosso eO500U também está neste portfólio. Seus benefícios para a sociedade são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menos custos durante todo o ciclo de vida do veículo. Com esse produto, a operação brasileira segue alinhada à estratégia global da Daimler Truck de práticas de ESG. É o primeiro passo da Mercedes-Benz do Brasil. Nossas atenções e estratégias olham para o presente e o futuro. Por isso, estamos cientes dos desafios que temos pela frente”, comemora Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. 

Hidrogênio na rota dos pesados

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       A principal atração da GWM no evento Veículo Elétrico Latino-Americano, realizado de 5 a 7 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), foi o seu sistema de célula a combustível de hidrogênio (H2) para abastecer veículos pesados com motores elétricos. A marca chinesa é uma das mais adiantadas no desenvolvimento da tecnologia no mundo. “Os veículos elétricos a célula de hidrogênio são uma solução promissora para descarbonizar a frota de caminhões pesados em substituição ao diesel”, destacou Oswaldo Ramos, CCO (Chief Commercial Officer) da GWM do Brasil. A nova tecnologia já foi inclusive testada na China e nos países em que a FTXT tem centros de desenvolvimento: Japão, Alemanha e Canadá. A FTXT é uma subsidiária da GWM especializada no ecossistema de hidrogênio, comprometida em promover o desenvolvimento sustentável com redução das emissões de carbono. Entre as principais vantagens do sistema estão zero emissão de gases de efeito estufa e de emissão de poluentes e particulados, além de oferecer aos seus veículos uma autonomia de 500 quilômetros com um abastecimento rápido.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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