Inspiradas na Motocompo, uma scooter dobrável do início dos anos 80 que tinha um motor de dois tempos de 49 cc com 2,5 cavalos, a Honda acaba de apresentar na Califórnia, nos Estados Unidos, a scooter elétrica Motocompacto. A proposta do modelo é redefinir o transporte pessoal totalmente elétrico acessível, com um estilo elegante e simples e um design dobrável ultracompacto e inovador. As vendas começarão nas concessionárias norte-americanas de automóveis Honda e Acura em novembro, com um preço sugerido de apenas US$ 995 – o equivalente a R$ 4.850. Não há previsão sobre a comercialização do veículo no mercado brasileiro.
A Motocompacto foi projetada e desenvolvida por engenheiros da Honda em Ohio e na Califórnia como uma abordagem inovadora ao transporte elétrico pessoal que conquistou 32 patentes. Foi concebida para as realidades modernas da mobilidade urbana, proporcionando aos condutores um transporte alternativo fácil em trajetos curtos, com grande comodidade e zero emissões. A e-scooter tem 74 centímetros de comprimento, 53,5 centímetros de largura e apenas 9,4 centímetros de largura, quando dobrada. Pesa somente 18,7 quilos. Com velocidade máxima de 24 km/h e alcance de emissão zero de até 19 quilômetros, a Motocompacto pode ser totalmente carregada em apenas três horas e meia, tanto dobrada quanto na posição pronta para uso, em uma tomada comum de 110 V. “A Motocompacto é uma faceta divertida, inovadora e inesperada de nossa estratégia de eletrificação mais ampla. Ela apoia nosso objetivo de neutralidade de carbono, ajudando os clientes com transporte de ponta a ponta com emissões zero”, explica Jane Nakagawa, vice-presidente da Unidade de Negócios de P&D da American Honda Motor Co.
Dobrável, a Motocompacto transforma-se rapidamente em seu próprio estojo de transporte compacto, leve e empilhável, fácil de transportar no porta-malas do carro ou mesmo no transporte público. A Motocompacto é apontada pela Honda como o veículo perfeito para passear por paisagens urbanas e campi universitários. Ela foi projetada pensando no conforto e na conveniência do piloto, com um assento confortável, apoios para os pés com aderência segura, armazenamento a bordo, um velocímetro digital, um medidor de carga e uma alça de transporte. Um aplicativo de telefone inteligente permite que os pilotos ajustem suas configurações pessoais, incluindo iluminação e modos de condução, via Bluetooth. A scooter usa uma estrutura e rodas robustas de alumínio com tratamento térmico, farol e lanterna de leds brilhantes, refletores laterais e uma alça de trava de aço soldado no suporte compatível com a maioria das travas de bicicleta.
O carregamento é rápido e conveniente com um carregador compacto padrão que pode ser guardado a bordo da scooter. A Motocompacto foi projetada para ser personalizada com um estilo elegante e simples, adequado para decalques, adesivos, capas e muito mais. Uma linha funcional de acessórios da nova e-scooter estará disponível, incluindo capacete, mochila e roupas.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: