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A Ford confirmou a Ranger Raptor como um dos dez lançamentos programados pela marca este ano no Brasil. A versão off-road da picape média chega inspirada nos veículos de corrida no deserto e com tecnologias radicais em motorização e equipamentos todo-terreno, completa a oferta de modelos da nova geração da Ranger, que já conta com as configurações XL, XLS, XLT e Limited, importadas da Argentina. A linha Raptor é conhecida mundialmente como a grife de veículos esportivos da Ford desenvolvidos especialmente para o off-road, com características só encontradas em modelos de competição. “A Ranger Raptor é feita para quem quer o que há de mais avançado em performance todo-terreno. É um verdadeiro monstro das trilhas. Não há nenhuma picape da categoria que chegue perto dos atributos de desempenho que ela oferece para enfrentar os terrenos mais radicais do planeta. Assim como as demais versões da nova Ranger, ela chega para redefinir o padrão na categoria”, comemora Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.

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            Desenvolvida pela Ford Performance, divisão de esportivos de alto desempenho da marca, a Ranger Raptor é inspirada nos veículos de corrida no deserto. De acordo com a fabricante, é uma picape de características únicas, trazendo o que há de mais avançado na motorização, potência, equipamentos e vocação off-road, incluindo amortecedores Fox – a versão Raptor é 15 centímetros mais alta que a Limited – e outros recursos inéditos no segmento. A Ford não confirmou quando será a data do lançamento e quais as especificações técnicas do modelo que chegará ao Brasil. Na Argentina, onde a Ranger Raptor já é comercializada, o motor a gasolina 3.0 V6 EcoBoost biturbo foi ajustado pela Ford Performance para produzir 397 cavalos de potência e 59,4 kgfm de torque – nas versões XLS, XLT e Limited da Ranger, o 3.0 V6 turbodiesel entrega 250 cavalos e 61,2 kgfm. O sistema antilag, disponível no modo “Baja”, mantém os turbocompressores girando por até três segundos após o motorista soltar o acelerador, permitindo uma retomada mais rápida da aceleração nas curvas ou nas marchas quando o condutor volta a acionar o pedal da direita. 

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            Um sistema de escape ativo controlado eletronicamente amplifica o som do motor em quatro modos selecionáveis. No “Silencioso”, prioriza o conforto sonoro sobre o desempenho. No “Normal”, destinado ao uso diário, esse perfil tem uma “nota” de escapamento marcante sem ser muito barulhento. No “Sport”, tem um som mais alto e dinâmico, enquanto o “Baja” despeja toda a sua “fúria”. Além dos modos de som do motor, a Ranger Raptor tem os de condução, com cada um deles ajustando uma série de elementos, desde motor e transmissão até sensibilidade e calibração do freio ABS, da direção e do acelerador. Os medidores, as informações do veículo e os temas de cores no painel de instrumentos e na tela sensível ao toque central mudam com o modo de direção selecionado. Para a estrada, a picape tem o modo “Normal”, o “Sport”, mais responsivo para uma condução em rodovias, e o “Escorregadio”, para superfícies molhadas ou irregulares. Para o fora-de-estrada, tem o “Rock Crawl”, para aumentar o controle nos terrenos rochosos e irregulares extremos, o “Areia”, para superar areia e neve profundas, o “Lama/Sulcos”, para máxima aderência durante a partida, e o “Baja”, define todos os sistemas para ataque máximo em off-road severo e de alta velocidade. A Ranger Raptor tem ainda o Trail Control, uma espécie de controle de cruzeiro para off-road. 

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            O conjunto óptico principal e as luzes de circulação diurnas de leds ampliam o desempenho de iluminação da Ranger Raptor, com luzes de curva preditivas, farol alto sem ofuscamento para os outros veículos e nivelamento dinâmico automático para oferecer melhor visibilidade. Os para-lamas alargados cobrem rodas de liga leve de 17 polegadas envoltas em pneus de desempenho para todo-o-terreno exclusivos da Raptor. Na traseira, as lanternas de leds casam com o estilo frontal, e o para-choque tem um degrau integrado e uma barra de reboque dobrada para cima para evitar comprometer o ângulo de saída.

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            O interior da Ranger Raptor enfatiza o estilo off-road, com assentos esportivos inspirados em caças a jato na frente e atrás para aumentar o conforto e oferecer mais suporte durante as curvas de alta velocidade. O painel de instrumentos tem detalhes em Code Orange, enquanto os acabamentos e os bancos são espelhados pela iluminação ambiente, com um brilho âmbar. Um volante esportivo em couro premium com saliências para o polegar, marcação no centro e patilhas de câmbio em magnésio fundido completam a sensação esportiva. Outros destaques internos são o cluster totalmente digital de 12,4 polegadas e uma central multimídia “touchscreen” de 12 polegadas com conectividade para Apple CarPlay e Android Auto. O preço de lançamento da nova picape não foi anunciado. Na Argentina, a Ranger Raptor tem preço 50% maior que a Limited. Caso a proporção seja mantida, o preço no Brasil deve superar os R$ 450 mil.

Por  Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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